
Marcel Pistre (1917-1979) - Sem título, 1966
«Vazio é o discurso do filósofo se não contribui para curar a doença da alma.»


Óleo sobre tela, National Gallery of Art, Washington, EUA

1045
x


Paul Gauguin - A visão depois do sermão, 1888
«A que mãos teria ido parar A visão depois do sermão? No leilão do Hotel Drouot no domingo 22 de Fevereiro de 1891 para reunir fundos que te permitissem a primeira vinda a Taiti, A visão depois do sermão foi o quadro pelo qual se pagou cerca de 900 francos. Em que sala de jantar burguesa parisiense languesceria agora?» (p. 197)

Paul Gauguin - O feiticeiro de Hiva Oa, 1901
«Se o que Tioka dizia era exacto, O feiticeiro de Hiva Oa tinha saído mais ou menos como o conceberas, apesar de o teres pintado quase todo o tempo às cegas, com pequenos intervalos em que a luminosidade do dia, o teu voluntarioso esforço ou o deus menor compadecido te aclaravam a visão e, por uns minutos, podias corrigir pormenores, acentuar ou debilitar as cores. Às vezes, o tremor da tua mão era tão forte que tinhas que deitar-te um bocado na cama, até que o teu corpo serenasse e aqueles incontroláveis movimentos dos teus músculos cessavam. Só tinhas pintado as obras-primas nesse estado de incandescência, Kobe. Seria O feiticeiro de Hiva Oa uma obra-prima? Se os teus olhos pudessem ver a tela como devia ser, mesmo que fosse por uns segundos, sabê-lo-ias. Mas ficarias sempre com a dúvida, Kobe.» (p. 293)



e a perspectiva que faltava: a astrológica. Acho que só faltava mesmo esta, depois da avalanche editorial dos últimos meses- romances, ensaios, memórias, álbuns de fotos e de postais, catálogos de exposições, revistas facsimiladas e dvd's.
Agostinho José da Mota (ou Motta) (1821-1878), Natureza-morta com ovos, pão, queijo e vinho, 1858, óleo sobre tela, 100x74cm, Museu Imperial de Petropólis, Brasil.
da autoria do deputado socialista Ricardo Gonçalves:( no Correio da Manhã )
Têm sido tantas e tão boas as declarações deste senhor deputado nos últimos tempos, que quase começo a dar razão a Maria José Nogueira Pinto que lhe chamou um dia na Assembleia "palhaço permanente".
Max Beckmann, Auto-retrato com Smoking, 1927, óleo sobre tela, Museu Busch-Reisinger, Universidade de Harvard, EUA.
OS CÃES DO MAR


- O Infante D.Manuel, futuro D. Manuel II. (Adenda- Solucionado o desafio infra, aqui fica a informação em falta: o retrato é da autoria de Amadeo de Souza-Cardoso, o maior, e o mais monárquico, pintor português das primeiras décadas do séc.XX, e está exposto no Museu Amadeo Souza-Cardoso em Amarante. )
Gari Melchers (1860-1932), Mother and child, 1904, óleo sobre tela, Museum of Fine Arts, Boston.


Brassaï (1899-1984), Anais Nin, 1923.
- Rotonda.
- Villa Cornaro.