Prosimetron

Prosimetron

sábado, 4 de abril de 2020

Boa noite!


Leituras na quarentena - 17


Penso que já escrevi sobre este historiador nestas páginas, é realmente um dos vivos que mais gosto de ler. Este é o mais recente dele, e cruza as suas viagens e impressões com a história desses mesmos países e regiões, da Cornualha ao Azerbaijão, de Singapura ao Texas.
Estou a gostar bastante, e não duvido que também este vai ser traduzido para a língua de Camões.

Biografias e afins



Se para o biografado de ontem, Genevoix, havia falta , não é o caso do de hoje. Esta é a mais recente, por um romancista e editor que enquadra o grande pintor na Paris do seu tempo, efervescente como ele .

Humor pela manhã



Se o estado em que vivemos não é fácil para casais em boa harmonia, para alguns outros é o ponto de ruptura ... Vamos ter mais natalidade, mas também mais divórcios e separações ...

Bom dia !





Autor de meia dúzia de canções eternas, depois interpretadas por várias gerações. Deixou-nos ontem, aos 81 anos, vítima de complicações cardiovasculares.

Pacotes de açúcar - 212

Verso e reverso (ou vice-versa) de um pacote de açúcar suíço.

Auto-retrato(s) - 283

Alfredo Roque Gameiro - Autorretrato

Leituras na quarentena - 16


Acho que li bem, mas há neste excerto (p. 8) algo de estranho.

sexta-feira, 3 de abril de 2020

Boa noite!


Biografias e afins


Por estranho que pareça, a primeira biografia deste escritor francês, um dos mais populares da geração de 14-18.  a que não deve ser alheia a " panteonização " decidida por Macron e marcada para Novembro deste ano.
Sobrevivente da Grande Guerra, e traumatizado por ela, foi também um pintor brilhante e um grande viajante. Uma vida longa e bastante preenchida.

Quem avisa ...



Quem me conhece melhor sabe que não sou alarmista nem muito crédulo, mas depois de 4 estudos publicados e de ouvir ontem o insuspeito Prof.Vaz Carneiro, torna-se evidente que uma insuficiência de vitamina D agrava o risco de uma má experiência com a Covid-19 . Por isso :

1 - Exposição solar, é o melhor, pelo menos 15 minutos por dia, seja na rua para quem pode, na varanda, no terraço, no pátio. E nas horas mais fortes, sem perigo com este sol de Abril.

2 - Alimentos ricos dela , os que estão na foto : peixes gordos ( salmão, sardinha, por exemplo ), gemas de ovos, queijo, cogumelos.

3 - Suplementos, com atenção à dosagem recomendada, até para não sobrecarregar os rins e ser pior a emenda que o soneto ...

Humor pela manhã


Em Olhão.

Bom dia !





Tenho hesitado em continuar com esta triste selecção, mas aqui vai mais uma : R.I.P. Elis Marsalis, que a Covid-19 não poupou.

Marcadores de livros - 1590

O mês de abril do bloco de marcadores com calendário e pinturas de Dalí. Abril é dedicado ao Retrato de Picasso (1947) e que se encontra em Figueres, Teatro-Museu Dalí.
Picasso morreu em 8 de abril de 1973.


Para Luisa.

Parabéns, Luisa!

 
E o meu presente virtual qual é? Luisa, tinha pensado em reservar uma mesa de seis lugares para jantar no Tavares Rico. Como a época não está para viagens e o restaurante está fechado, ficamos à espera de melhores dias.

O restaurante mais antigo de Lisboa foi fundado em 1784 e fica na Rua da Misericórdia.  

Um dia feliz!

«Na manhã seguinte, Artur correu ao café Tavares, na rua de S. Roque, para ler no Século a notícia do jantar. Havia apenas uma curta local.» (Eça de Queirós, in A Capital)

Eça e os Vencidos da Vida reuniam muitas vezes um «grupo jantante» no Café Tavares

quinta-feira, 2 de abril de 2020

Boa noite!


O bem português


Não é só gostar dos italianos: eu seria incapaz de gostar de alguém que não tivesse uma grande ternura pelos italianos. 
É um alívio que o coronavírus esteja a abrandar na Itália. Comoveu-me o cuidado que os italianos tiveram — até os mais aflitos — de avisar os outros países, instigando-os a proteger-se mais cedo do que eles puderam. É por isso que me envergonha que os italianos tenham pedido ajuda e que não a tivéssemos dado quando mais precisavam. 
Tudo isto da solidariedade e da entreajuda é mais antiga do que a conversa dos coronabonds. Não é só a União Europeia que está em causa: é a Europa. Nem é só simpatia e admiração. Aprendemos muito com os italianos, tanto no pretérito como no presente do verbo. 
Foi a Itália que assustou Portugal. Os nossos médicos identificam-se com os italianos. Há até um certo complexo de inferioridade na questão — mas quem não é inferior aos italianos? E haverá maiores peritos em complexo de inferioridade do que nós portugueses? 
Pensámos: «Se é este inferno em Itália, imagine-se o que vai ser em Portugal. Sendo eles mais ricos, populosos e experientes do que nós, a nossa única maneira inteligente de reagir é fazer como eles fazem, com a vantagem de estarmos mais atrasados na pandemia.» 
Assim fizemos, porventura com o zelo acrescido do bom aluno. Nunca percebi qual era a vergonha de ser bom aluno. Vergonha é não reconhecer e não agradecer os bons professores que se teve. 
Ainda bem que não caímos na asneira de tentar uma via original para o coronavírus, daquelas «bem portuguesas».

Miguel Esteves Cardoso
Público, 1 abr. 2010

«Gente grande para gente pequena»

No Dia Internacional do Livro Infantil e porque estive a arrumar umas prateleiras onde estavam alguns livros da minha infância e juventude, lembrei-me de postar umas capas da coleção «Gente grande para gente pequena», biografias de «gente grande» escritas por Adolfo Simões Müller «para gente pequena» e que eu devorei alguns, como as biografias de Florence Nightingale, Marie Curie, Edison, Marco Polo, Gutenberg,várias vezes.
Estes livros eram ilustrados por grandes artistas como Fernando Bento, Júlio Resende, Manuel Lapa ou José Ruy.


Nos anos 80, alguns livros desta coleção foram publicados pela Figueirinhas na coleção «História de sempre», ilustrados por Leonor Machado. Para esta coleção Simões Müller escreveu a biografia de Andersen, que também li.


Já tinha falado desta coleção aqui.

Marcadores de livros - 1589

 

Obrigada, Luisa!

Marcadores de livros - 1588


Versos e reversos de quatro marcadores da BnF, com um agradecimento ao Jad.

Marcadores de livros - 1587

Quatro marcadores da catedral de Aachen e um da coroa de Carlos Magno.
Infelizmente, não se conseguem ver os dourados dos marcadores.

Carlos Magno nasceu em 2 de abril de 742.

quarta-feira, 1 de abril de 2020

Boa noite!


Leituras na quarentena - 15

As leituras de Miss Tolstoi:
«Estou a ler Los pacientes del Doctor García de Almudena Grandes que um amigo me trouxe de Madrid, em fevereiro. Não é o primeiro livro desta escritora que leio. O romance é narrado (uma narração trepidante) a duas vozes. Pensava que este livro tratava do caso do médico que roubava bebés e os venda, mas não: a trama é bem diferente. Começa na Guerra Civil Espanhola com um canadiano que se alistou nas Brigadas Internacionais...
«Depois vou-me iniciar num novo autor com O advogado da Máfia de Nelson DeMille.»


Barcarena: Marcador, 2019

Um quadro por dia - 483


Perante tantas cidades, e não só, desertas pensamos logo em De Chirico. Mas Jacques Azéma ( 1910-1979 ), o parisiense que se apaixonou por Marrocos e lá viveu 50 anos, também pode e deve ser lembrado.
Este é o Maquette paysage kasbah, guache sobre cartão, 1977, colecção particular, Casablanca.


Cinenovidades







Gostava de ver, Lambert Wilson é o protagonista, secundado por Isabelle Carré como Yvonne. Está nas salas francesas, ou estava ...

Biografias e afins

 Uma história dos comboios e caminhos de ferro, leitura sensível para alguns prosimetronistas :), bem documentada . Fica na lista de aquisições, que agora não é tempo de grandes compras , só o essencial.

L histoire prend le train, Sophie Dubois-Collet, éd.de l' Opportun, 240p, €17 .


( Viatura 4160 do Expresso do Oriente, tudo concebido por Suzanne e René Lalique, e onde foram filmadas cenas do filme homónimo de Sidney Lumet )

Carruagem-salão do comboio da Rainha Vitória, em teca e talha dourada ( Museu Ferroviário de York, o melhor do Reino Unido e um dos melhores da Europa ) :

Em breve


Dizem-me que será a seguir à renovação do estado de emergência, e não é nada que não tenhamos equacionado por este ou por aquele sinal. Rio pode ser útil como vice primeiro ministro nestes tempos extraordinários.

Humor pela manhã

É seguir o exemplo canino :)

Bom dia !

Pacotes de açúcar - 211

Este pacote foi-me trazido por uns amigos que estiveram no ano passado em Amalfi. 
Se ela não estivesse encerrada, poderíamos ir tomar um café ao «Olimpo da pastelaria» e comer um dos muitos bolos com aspeto delicioso que ela nos mostra aqui. Eu escolheria talvez um mil folhas.

Nesta impossibilidade, fico-me pelo café e uma torrada. Faz menos mal à saúde!

Marcadores de livros - 1586

Cinco blocos de marcadores de Roma.

terça-feira, 31 de março de 2020

Boa noite!

Elas (Áurea e Marisa Liz) era para mim uma dupla improvável, mas o disco é uma beleza. 


Um quadro por dia - 482

Tinha de ser este Van Gogh roubado ontem do Museu Singer Laren, nos Países Baixos. Este Figura no jardim do presbitério de Neunen, Primavera , 1884, estava emprestado pelo Museu de Groningen, e alguém aproveitou o encerramento do Museu para o levar ...
Museu pequeno, as circunstâncias que vivemos na Europa, tempestade perfeita ...

Leituras na quarentena - 14


Quem me conhece sabe que adoro thrillers, e como sempre me fascinaram os polos este era mesmo para ler, sem esquecer os prémios recebidos.
Comecei, confirmei a qualidade da escrita e da pesquisa, mas parei a 2/3 - era demasiado negro , demasiado pesado para este tempo que vivemos. Há muitas outras opções cá em casa, de que darei conta. Acabarei este noutra ocasião, espero que não muito distante ...

Humor pela manhã


Por acaso, o Príncipe de Gales cumpriu ontem os 7 dias de isolamento que lhe tinham prescrito, mas é provável que o resto da família continue assim com ele ... :)

Da vinheta


Não podia deixar terminar Março de 2020, terrível e inesquecível, sem falar de Italica Grondona, que festejou o seu 102º aniversário já depois de recuperar da COVID-19. Um caso extraordinário, mostrando uma vez mais que o humano é a regra e a excepção, e que as inevitabilidades têm dias.
Um nome próprio muito simbólico, lembrando que se salvou também por ser italiana, já que, por exemplo , se fosse holandesa nem a ambulância a teria transportado - não transportam idosos, são as ordens que têm.

( Usurpo esta última vinheta de Março ao estimado J.P., que relevará seguramente)

Bom dia !





Com os votos de que ultrapasse o flagelo do Covid-19 , agora que está hospitalizado.

Leituras na quarentena - 13

Madrid: Harper Collins, 2017

Gosto dos romances de Daniel Silva e do seu espião e restaurador de arte Gabriel Allon.
O ISIS fez explodir uma bomba no Marais, em Paris. Uma das vítimas, uma francesa judia, era dona do quadro de Van Gogh, «Marguerite Gachet no seu toucador», dado como desaparecido. Gabriel Allon tinha-o restaurado e a proprietária do quadro deixa escrito que o quadro lhe deve entregue. O governo francês não quer que o quadro saia de França.
O governo francês pede a ajuda de Gabriel Allon que se encontra em Jerusalém a acabar o restauro da «Natividade com São Francisco e  São Lourenço», um quadro de Caravaggio roubado do Oratório de São Lourenço (Palermo), em 1969.


O restaurador ouve muitas vezes esta ária enquanto trabalha.


Gabriel Allon vai atrás do assassino que dá pelo nome de Saladino. E eu também. :)

A tradução é fraca e parece não ter tido revisão.