Prosimetron

Prosimetron

sábado, 19 de outubro de 2019

Boa noite!

Ewan MacColl faleceu há 30 anos.


William Blake na Tate Britain

«The Ancient of Days» (1827), frontispício da edição de Europe: A Prophecy. Blake terminou esta obra poucos dias antes da sua morte.

William Blake é mais famoso por sua poesia, mas ele foi também um excelente pintor e gravador. De facto, ele criou algumas das imagens mais icónicas da história da arte britânica. A Tate Britain reúne mais de 300 obras deste pintor, algumas das quais foram muito pouco vistas, numa exposição patente até 2 de fevereiro de 2020.



Marcadores de livros - 1462


Obrigada, Jad!

sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Boa noite!

Faz hoje 37 anos que Mendès France morreu.

Marcadores de livros - 1461


L'âge d'or de la peinture anglaise


Esta exposição, construída a partir das obras-primas da Tate Britain, centra-se num período marcante  da pintura inglesa, um período entre 1760 e 1820, cheio de originalidade e diversidade, que vai desde a fundação da Royal Academy, com artistas como Reynolds e Gainsborough, até ao início do século XIX, com Turner. 
No Musée du Luxembourg (Paris) até 16 de fevereiro de 2020.


quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Boa noite!


Marcadores de livros - 1460

Verso e reverso.

Obrigada, Jad!

Beatrix Potter’s Art: ‘Drawn with Design’


The Rabbits’ Christmas Party.

Em jovem, Beatrix Potter mostrou grandes aptidões para o desenho. Esta tela acompanha o desenvolvimento da arte de Beatrix Potter, mostrando exemplos dos seus esboços de infância, lado a lado com ilustrações famosas que ela produziu mais tarde.
Esta mostra pode ser visitada no Victoria & Albert Museum até 17 de novembro.

quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Boa noite!


Marcadores de livros - 1459


Du Douanier Rousseau à Séraphine: Les grands maîtres naïfs

Wilhelm Uhde considerava estes pintores como «primitivos modernos», artistas que renovaram a pintura à sua maneira, longe de vanguardas e academismos.Os seus trabalhos, agora reunidos pela primeira vez em Paris, revelam uma parte muitas vezes negligenciada da história da arte entre as duas guerras. Desde Henri Rousseau até Séraphine Louis, a exposição visa romper com o esquecimento a que estão votados uma série de artistas como André Bauchant, Camille Bombois, Ferdinand Desnos, Jean Eve, René Rimbert, Dominique Peyronnet e Louis Vivin.
Até 19 de janeiro no Museu Maillol, em Paris.


segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Boa noite!


Vulcão dos Capelinhos


O interesse por fotografia e a ligação pessoal de Medeiros e Almeida aos Açores levaram-no a adquirir um conjunto de 26 fotos a preto e branco da Foto Jovial (Faial, Açores), que documentam a erupção e evolução do Vulcão dos Capelinhos, fenómeno que ocorreu entre 27 de setembro de 1957 e 24 de outubro de 1958, transformando a paisagem da ilha para sempre. Veja aqui uma seleção de quinze fotos que ilustram bem o acontecimento. Note-se o pequeno rochedo pontiagudo, isolado no mar, que vai gradualmente ficando ligado à ilha perante a incredulidade da população.

Marcadores de livros - 1457

Verso e reverso.


Com um agradecimento ao Jad e para os amantes de livrarias.

domingo, 13 de outubro de 2019

Boa noite!


Um passeio por Giverny

Jardim de Giverny

Marcadores de livros - 1456


Obrigada, Jad!

Vampiros na Cinemateca francesa


Vinda das profundezas da Idade Média, a lenda do vampiro toma forma no final do século XIX com Drácula, o famoso romance de Bram Stoker. O cinema surge na altura. 
Esta exposição conta as duas histórias paralelas, o fascínio de cineastas de todo o mundo por este ícone tenebroso e sexy. Mostra o seu poder de atração, que há muito transbordou do cinema, contaminando outras artes: pintura, fotografia, literatura ou, mais recentemente, a série televisiva.
Celebra Coppola, Christopher Lee, Lugosi, Deneuve, Herzog, Bigelow, Browning, Adjani, Bowie, Pattinson ou Tim Burton; Warhol, Goya ou Saint Phalle.
A nota de imprensa não fala de Polanski e do seu Por favor, não me mordam o pescoço. É triste se um filme destes foi bando da exposição.
Na Cinamathèque française até 19 de janeiro de 2020.