
xxxxxBoa noite!

















Mário Eloy (1900-1950), - Auto-retrato, 1936-39, óleo sobre tela, 60x52, Museu do Chiado, Lisboa.
Notícias do bloqueioMatilhas de várias tribos
quiseram calar-me o canto,
a troco de alguns recibos
no valor não sei de quanto.
Pus-me a pensar em Camões...;
no que diria o Mishima...
- E, a cifras e cifrões,
opus rima atrás de rima.
Se a mesma teia de aranha
tolheu o Ezra Pound,
- nesse caso, pois que venha
de lá o último round!
Mudo não fico; nem mudo
de alma, e pele, até ao fim.
Podem privar-me de tudo,
que não me privam de mim!
-Rodrigo Emílio ( 1944-2004 ) , in Antologia Poética, pref. de A.M. Couto Viana, org. de Bruno Oliveira Santos, Areias do Tempo, 2010, p. 255.


(...) Os padres suspeitos de pedofilia devem ser logo suspensos, até se esclarecer. A Igreja Católica excomungou automaticamente a mãe e o médico da menina brasileira de 9 anos que abortou, depois de sucessivamente violada pelo padrasto. A pedofilia é pior. Sou contra a figura da excomunhão, mas, já que existe, os pedófilos, padres ou leigos, devem ser excomungados. Acho extraordinário como conseguiam celebrar missa! Quem se separe e queira casar não pode comungar, e eles tinham a coragem de ir celebrar a eucaristia! Presumo que se confessavam e, nesse caso, que se encobriam uns aos outros. Mas a grande maioria dos padres não é pedófila. (...)- Maria João Sande Lemos, do Nós Somos Igreja, entrevistada na Visão da semana passada.
Estou completamente de acordo com o que diz a Maria João Sande Lemos, que tem razão há muitos anos... Aproveito para esclarecer que o título deste post é uma homenagem ao meu querido amigo Pedro Franco, que escreveu um artigo assim intitulado há já alguns anos. Mas "Roma Antiga" não se reforma facilmente...




