Prosimetron

Prosimetron

sábado, 1 de maio de 2010

Isto é história?

O campeonato do mundo em futebol
«Na segunda metade de Julho de 1966, realizou-se, nos estádios da Grã-Bretanha, a parte final do Campeonato Mundial de Futebol, em que o nosso país obteve um ressonante terceiro lugar. O interesse do público transferiu-se para os grandes encontros em que a selecção lusa participou. Dir-se-ia que os restantes aspectos pouco ou nada contaram para as multidões que se reviam, em Portugal, nos actos que mais acendiam a vibração nacional. [...].»
Joaquim Veríssimo Serrão - História de Portugal (1960-1968). Lisboa: Verbo, 2010, p. 222

Hoje na FNAC, abri este livro 'ao calhas' e comecei a ler o que atrás transcrevi. Depois, andei um pouco para trás e li umas quantas linhas sobre a crise académica de 1962, qualquer coisa semelhante a umas páginas autobiográficas.

2 comentários:

LUIS BARATA disse...

É História.E daqui a uns anos iremos ler mais objectivamente, como compete aos historiadores, sobre o Euro 2004, a megalomania dos 10 estádios, os endividamentos das autarquias que foram na conversa etc.Para o melhor e para o pior, o futebol foi o desporto do séc.XX, tantas vezes explorado pela política e central de muitas lavagens...

LUIS BARATA disse...

Obviamente, refiro-me mais aos factos em si (o Mundial de 66 ) do que propriamente ao discurso historiográfico sobre eles produzido na obra citada.