Prosimetron

Prosimetron

sábado, 3 de agosto de 2019

Boa noite!

Uma canção de 1973, em nova interpretação.

Leituras no Metro - 1029

Lisboa: A Esfera dos Livros, 2017

Vanessa Fidalgo percorre alguns lugares do país, de norte a sul, e conta-nos histórias relacionadas com alguns lugares abandonados (casas, palácios, quintas...) e em muito mau estado de conservação.

Casa do Professor ou Quinta do Parreira ou Quinta do Comandante

«É impossível passar pela Quinta do Comandante, em Oliveira de Azeméis, e ficar indiferente ao edifício em avançado estado de degradação que ali se ergue. Atrás daquelas paredes em ruínas tanto se escondem histórias de amor como episódios trágicos com um final surpreendente. Numa certa noite, o comandante Batista de Carvalho juntou um grupo de amigos e familiares para uma festa. A meio do jantar levantou-se, dirigiu-se ao quarto, pegou num revólver e suicidou-se.»

Quinta da Arealva

«Na quinta da Arealva, à beira Tejo, em Almada, ainda restam os armazéns, o cais e até os rótulos dos vinhos, negócio que, em 1757, trouxe os O’Neill para Portugal. A família viveu na quinta por várias gerações, mas a azáfama acabou por dar lugar ao vazio que ali perdura.»
(Citações retiradas do Wook.)

O livro é muito interessante para pegarmos nele e visitar uns lugares que eu desconheço completamentes. As câmaras municipais podiam deitar a mão a estes locais enquanto ainda existe uma memória, recuperá-los e dar-lhes utilização. Se os proprietários os deixaram chegar a este estado...

Marcadores de livros - 1401

Um livro que traz um marcador (feioso) e dois leques (giros), estes com flores e pássaros. O segundo com beija-flores. :)

Obrigada a quem mos deu.

sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Boa noite!


Quinta Alegre - 7

Antiga sala de música.


Declarar a obra de José Afonso de interesse nacional


Se quiser assinar esta petição pode fazê-lo aqui.

Marcadores de livros - 1400


«My heart goes out to the brave citizens of Syria, who each day risk and even sacrifice their lives to achieve freedom from a murderous regime. We in Israel welcome the historic struggle to forge democratic, peace-loving governments in our region.»
Shimon Peres

Às vezes é melhor estar morto para não se ver como está o país que se ajudou a construir. No mínimo, é triste.

Boa noite!


José Afonso faria hoje 90 anos.

quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Oscar Wilde em Dublin

Oscar Wilde em Merrion Square, Dublin. 
Escultura de Danny Osborne.


Para a Paula.

«Tratem-me por Ismael»!

Joseph Oriel Eaton - Herman_Melville, 1870 
Harvard University, Houghton Library 

Herman Melville nasceu há 150 anos.

«Tratem-me por Ismael. Há alguns anos - não interessa quando - achando-me com pouco ou nenhum dinheiro na carteira, e sem qualquer interesse particular que me prendesse à terra firme, apeteceu-me voltar a navegar e a tornar a ver o mundo das águas. É uma maneira que eu tenho de afugentar o tédio e de normalizar a circulação. [...] Embora inconscientemente, quase todos os homens sentem, numa altura ou noutra da vida, a mesma atração pelo oceano.» (Ed. Relógio d'Água)
Assim começa um dos mais empolgantes romances da literatura universal. Li-o muito jovem numa versão que Alsácia Fontes Machado fez para a Biblioteca dos Rapazes.


Muito mais tarde, li a obra numa tradução de Alfredo Margarido e Daniel Gonçalves para a Relógio d'Água:

1990

Marcadores de livros - 1399

Um marcador suíço em metal. No verso, encontra-se a explicação.


quarta-feira, 31 de julho de 2019

Os meus franceses - 702


Marcadores de livros - 1398

Um marcador recortado.

«Le courage, c'est de comprendre sa propre vie... Le courage, c'est d'aimer la vie et de regarder la mort d'un regard tranquille... Le courage, c'est d'aller à l'idéal et de comprendre le réel.»
Jean Jaurès

Quinta Alegre - 6

A mais bela sala do palacete é (era) outra sala de jantar.

Caixa de correio - 125

Vê-se logo que este postal veio do país que conheço que mais ama os seus escritores. Quando fui à Irlanda fiquei espantada com a quantidade de referências que havia (e hoje ainda deve haver mais) aos escritores irlandeses nas ruas, nos cafés, nas lojas, nos museus, etc.
Nunca li nada de John Millington Synge. Li tudo o que está traduzido de Bernard Shaw e Oscar Wilde (meus 'companheiros' desde muito jovem) e adoro a poesia de Yeats. Um dia hei de voltar à Irlanda para ir a Galway. Quando lá estive era para ter ido a Galway, mas as estradas eram tão más (e perigosas) que não conseguimos fazer todas as visitas previstas.


terça-feira, 30 de julho de 2019

Boa noite!


A arte do retrato - 251


 É de Diego Velazquez este Retrato de Olimpia Maidalchini Pamphili , tela cujo paradeiro se desconhecia há três séculos, e que eleva da poeira da história esta mulher fascinante.
Riquíssima viúva aos 18 anos, casada em segundas núpcias com um Pamphili, e que não descansou enquanto não fez do seu cunhado, Gianbattista Pamphili ( 1574-1655 ), papa : Inocêncio X .
Mecenas incansável, como foi também incansável assistindo o cunhado no governo do Vaticano, suscitando grandes invejas e ódios. Vários livros existem sobre esta mulher notável, este é um dos melhores :

O retrato foi vendido dia 3, na Sotheby's de Londres, por 2,5 milhões de libras .

Humor pela manhã


A propòsito do novo primeiro ministro do Reino Unido, o 14º empossado por Isabel II.

Bom dia !

Marcadores de livros - 1397


Parabéns, Patrick Modiano!

«De uma certa forma, Lembranças adormecidas pode ser lido como algo perto de um "testamento literário" a que juntou um maior cuidado romântico, porque condensa o que Patrick Modiano deixou espalhado pela sua obra ao longo de algumas décadas: uma luta contra o esquecimento, um sublinhar dos caminhos redentores da memória e da ficção.»
José Riço Direitinho in Público

Elegâncias - 155

De Dublin.

Obrigada, Jad!

segunda-feira, 29 de julho de 2019

Os meus franceses - 701


La Seine Musicale

Foto Luc Boegly e Sergio Grazia


Ontem na reportagem do final da Volta a França, vi esta sala de espetáculos, projetada por Shigeru Ban e Jean de Gastines, que fica na ilha Seguin em Boulogne-Billancourt, no departamento Hauts-de-Seine. E vi mais umas coisinhas que acrescentei à minha lista para futuros e hipotéticos passeios.


Marcadores de livros - 1396

Carl Blechen - Das Innere des Palmenhauses auf der Pfaueninsel bei Potsdam, 1832

Berlim, Alten Nationalgalerie

Obrigada, Jad!

Quinta Alegre - 5

Hoje temos flores das pinturas de paredes e tetos.