Prosimetron

Prosimetron

sábado, 3 de agosto de 2019

Leituras no Metro - 1029

Lisboa: A Esfera dos Livros, 2017

Vanessa Fidalgo percorre alguns lugares do país, de norte a sul, e conta-nos histórias relacionadas com alguns lugares abandonados (casas, palácios, quintas...) e em muito mau estado de conservação.

Casa do Professor ou Quinta do Parreira ou Quinta do Comandante

«É impossível passar pela Quinta do Comandante, em Oliveira de Azeméis, e ficar indiferente ao edifício em avançado estado de degradação que ali se ergue. Atrás daquelas paredes em ruínas tanto se escondem histórias de amor como episódios trágicos com um final surpreendente. Numa certa noite, o comandante Batista de Carvalho juntou um grupo de amigos e familiares para uma festa. A meio do jantar levantou-se, dirigiu-se ao quarto, pegou num revólver e suicidou-se.»

Quinta da Arealva

«Na quinta da Arealva, à beira Tejo, em Almada, ainda restam os armazéns, o cais e até os rótulos dos vinhos, negócio que, em 1757, trouxe os O’Neill para Portugal. A família viveu na quinta por várias gerações, mas a azáfama acabou por dar lugar ao vazio que ali perdura.»
(Citações retiradas do Wook.)

O livro é muito interessante para pegarmos nele e visitar uns lugares que eu desconheço completamentes. As câmaras municipais podiam deitar a mão a estes locais enquanto ainda existe uma memória, recuperá-los e dar-lhes utilização. Se os proprietários os deixaram chegar a este estado...

Sem comentários: