Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 1 de agosto de 2019

«Tratem-me por Ismael»!

Joseph Oriel Eaton - Herman_Melville, 1870 
Harvard University, Houghton Library 

Herman Melville nasceu há 150 anos.

«Tratem-me por Ismael. Há alguns anos - não interessa quando - achando-me com pouco ou nenhum dinheiro na carteira, e sem qualquer interesse particular que me prendesse à terra firme, apeteceu-me voltar a navegar e a tornar a ver o mundo das águas. É uma maneira que eu tenho de afugentar o tédio e de normalizar a circulação. [...] Embora inconscientemente, quase todos os homens sentem, numa altura ou noutra da vida, a mesma atração pelo oceano.» (Ed. Relógio d'Água)
Assim começa um dos mais empolgantes romances da literatura universal. Li-o muito jovem numa versão que Alsácia Fontes Machado fez para a Biblioteca dos Rapazes.


Muito mais tarde, li a obra numa tradução de Alfredo Margarido e Daniel Gonçalves para a Relógio d'Água:

1990

4 comentários:

Cláudia Ribeiro disse...

Bom dia, MR!
A edição que tenho é esta última em dois volumes. Mas ainda não os li.

MR disse...

Foi a edição que li.
Boa tarde!

Rui Luís Lima disse...

Li estes dois volumes editados pela Relógio D'Água e adorei, embora mais tarde fossem perdidos na espuma dos dias. Anteriormente, em criança, tinha lido numa edição talvez "condensada", que incluía também a respectiva banda desenhada. Li ambas as versões, num livro trazido da biblioteca da Escola Manuel da Maia.
Boa tarde!

MR disse...

O livro da Biblioteca dos Rapazes era de um amigo de infância que agora vive na Suécia. Já não deve saber deste livro.
O da Relógio d'Água mudou de casa. :)
Boa tarde!