Prosimetron
sábado, 25 de dezembro de 2021
Leituras no Metro - 1093
Soube há pouco que Joan Didion morreu. Este post estava previsto para daqui a uns dias, depois de eu acabar de ler o livro.
Hoje na lareira
Quando venho para tomar o pequeno almoço encontro um fogo crepitando com um embrulho ao lado...
dizia para o J...
O que deixou o Pai Natal na árvore para os nossos visitantes?
Para a Bea, uns chocolates de Viseu:
Para a Cláudia, também uns chocolatinhos:Para a Goretti, três marcadores (versos e reversos) da Mafalda:
O que deixou o Pai Natal na árvore para os prosimetronistas?
Apesar de haver prosimetronistas hibernados há muito, o Pai Natal deixou algo para cada um de vós.
Para o Luís, uma «merenda real» num dos cafés históricos ou na cafetaria da Residenze Reale, em Turim:
Para a Ana, um lenço de lã, da casa Petrusse, inspirado nos lenços e cachecóis de Nureyev:
Para o JP, este catálogo está reservado:
Para o João Soares e o Mário, um tronco de Natal (um para cada um):
A adoração dos pastores
Várias composições natalícias do final do século XVII e início do século XVIII intitulam-se por “Pastorale”. A origem da Pastorale instrumental remonta aos chamados Pifferari, pastores da Calábria e Campânia que, durante o Advento, se dirigiam à Cidade Eterna para, diante de imagens de Nossa Senhora e do Menino Jesus, tocarem nos seus instrumentos tradicionais, como o pífaro ou a flauta – naturalmente em alusão aos pastores de Belém que, chamados por anjos, adoraram o Menino. O estilo musical destes Pifferari manteve-se praticamente inalterado durante séculos. Obras como a Pastorale per la notte di Natale de J. D. Heinichen que, por volta de 1720, detinha o cargo de Hofkapellmeister em Dresden, ou a célebre Sinfonia a iniciar a segunda cantata da Oratória de Natal de 1734 de J. S. Bach, dão continuidade à abordagem dos protagonistas paisanos, naturalmente em versão erudita.
Ainda durante as últimas décadas do século XVII, surgiram os Concerti Grossi que se destinavam especificamente à quadra festiva. Subtítulos como “fatto per la notte di Natale” indiciam esta finalidade. Mestres formados em Bologna contribuíram significativamente para a divulgação deste género musical, entre eles, G. Torelli, compositor oriundo de Verona, que se mudou para Bologna por volta de 1680, onde concluiu grande parte da sua obra, como os doze Concerti Grossi, opus 8. O sexto concerto deste conjunto dedica-se à noite de Consoada: "Concerto a quattro, in forma di Pastorale per il Santissimo Natale”.Dos inúmeros compositores da época italianos, destaca-se o conhecido Tomaso Giovanni Albinoni (1671-1751), cujos concertos para oboé continuam ainda hoje a integrar a programação de concertos de Natal de música clássica. Como sugestão, segue o belíssimo terceiro andamento do Concerto no. 2 em ré menor para oboé (infelizmente, sem identificação possível dos intérpretes).
sexta-feira, 24 de dezembro de 2021
quinta-feira, 23 de dezembro de 2021
Feliz Natal!
quarta-feira, 22 de dezembro de 2021
No correio ...
... estes belos marcadores . Obrigado à M.R., sempre atenta , gentil , e tudo o mais que sabemos ; e Boas Festas extensivas a todos que por aqui passam.


























