Prosimetron

Prosimetron

sábado, 14 de outubro de 2017

Boa noite!


Doçaria tradicional - 14

Há uns tempos recebi esta caixa com a janela recortada que abre, com uns pastéis da Lousã: os serranitos. Não conhecia e gostei. Têm um recheio feito de castanha e mel.


Um quadro por dia - 383


O outro Kandinsky vendido a 21 de Junho na Sotheby's de Londres : Pintura com linhas brancas, 1913, quando o artista se estreia na abstracção. Vendido pelo equivalente a 37 milhões de euros .

Biografias e afins


Uma história do pequeno e rico principado, que é também uma história da família genovesa que o conquistou há 700 anos e não o mais o largou ... O sangue italiano diluiu-se há muito com os sucessivos casamentos e perdas de varonia, sendo esta hoje a dos príncipes de Polignac, de origem francesa.

Les plus belles heures de Monaco et des Grimaldi, Philippe Delorme, éditions La Boîte à Pandore, 348páginas, €10

Lá fora - 321





O mundo da fotografia em mais uma edição dos Rencontres à Réattu, até 7 de Janeiro .

Humor pela manhã


Bom dia !





" Recuperado " esta semana graças à actualidade político-criminal, aqui fica para matar saudades :)

Marcadores de livros - 848

Ravena, Mausoléu de Gala Placídia, séc. V (pormenor).

Com um agradecimento ao Luís.

sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Boa noite!


Marcadores de livros - 847

«Um dos mais belos quadros que já vi […] é o original e grandioso Guernica, de Pablo Picasso. É um quadro que temos de ver para crer, pois serve como um poderoso aviso contra o terrorismo, a violência e a guerra. Eu já tinha visto reproduções do quadro, mas não transmitem a ideia do seu extraordinário virtuosismo.»
Brendan Behan – Nova Iorque. Lisboa: Tinta da China, 2011, p. 33

Guernica, 1937
Madrid, Museu Reina Sofia
(Brendan Behan viu o quadro no MoMA, onde esteve exposto entre 1943 e 1981.)

Com um agradecimento à Justa.

A padaria está fechada

Paris: 16, rue des Fossés Saint-Jacques.

E é uma pena.

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

25 canções de Bob Dylan que merecem o Nobel - 8

I Want You (1966)

É difícil encontrar no YouTube esta canção. Uma canção extraordinária, que é triste e alegre ao mesmo tempo, de que nunca nos cansaremos. Dylan, com uma enorme inteligência, alterna o refrão mais comum («I want you, I want you / I want you so bad / Honey, I want you») com versos onde a vida dos homens se parece com um circo surreal: «The guilty undertaker sighs / The lonesome organ grinder cries / The silver saxophones say I should refuse you / The cracked bells and washed-out horns Blow into my face with scorn / […]The drunken politician leaps / Upon the street where mothers weep / And the saviors who are fast asleep».

Leituras no Metro - 289

Porto: Asa, 1999

Quando um casal albanês é encontrado morto, o inspector Charitos é chamado a resolver o parecia ser um caso simples. Gianna Karaguiorgui, uma conhecida repórter de televisão, insinua a Charitos que há algo mais por detrás do duplo homicídio. E quando ela é assassinada, o caso complica-se. 
É o primeiro livro de Petros Markaris que estou a ler, o único que se encontra traduzido em Portugal. Muito bom: uma reflexão muito atual sobre o sensacionalismo dos noticiários televisivos. E mais não digo para não levantar o véu sobre a investigação. :)

Agradeço à Luísa, que me deu a conhecer este escritor grego, nascido há 80 anos em Istambul.

Marcadores de livros - 846

Hiroshige - Mocho num ramo de pinheiro ao luar (pormenor), 1832

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

25 canções de Bob Dylan que merecem o Nobel - 7


It’s All Over Now, Baby Blue (1965)

Uma linda canção de despedida que começa com um grito: «You must leave now, take what you need, you think will last / But whatever you wish to keep, you better grab it fast / Yonder stands your orphan with his gun / Crying like a fire in the sun / Look out the saints are comin' through / And it's all over now, baby blue». Não se sabe quem está a deixar quem: «The carpet, too, is moving under you»...

Flirtando

Constantin Alajalov - Flirting soda jerk, 11 out. 1947


Marcadores de livros - 845

Maurice de Vlaminck - Restaurant de la Machine em Bougival, 1905 (pormenor)

terça-feira, 10 de outubro de 2017

25 canções de Bob Dylan que merecem o Nobel - 6


Maggie’s Farm (1965)

Em 1969, quando perguntaram a Dylan qual a canção preferida do seu repertório, ele respondeu Maggie's Farm. Não sabemos se, entretanto, ele mudou de opinião, mas David Caviglioli não. Nessa canção encontra-se todo o Dylan: com um rock à Chuck Berry, irritante e hiper-enérgico, que conta a dor de um trabalhador agrícola lutando contra patrões sinitros, o cantor escreve sua primeira música de protesto humorística. Maggie's Farm servirá de hino do movimento anti-Thatcher em 1980.

Flores

Umas flores do jardim da casa-museu Eugène Delacroix.
Paris, ago. 2017.

Marcadores de livros - 844

Um concurso bem engraçado.

Obrigada, Luisa.

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

25 canções de Bob Dylan que merecem o Nobel - 5


Ballad Of A Thin Man (1965)

Segundo Grégoire Leménager, Ballad Of A Thin Man não é uma música, é um enigma, um pesadelo sob hipnose em que você é o anti-herói: «You walk into the room with your pencil in your hand / You see somebody naked and you say, "Who is that man?" / You try so hard but you don't understand / Just what you will say when you get home / Because something is happening here but you don't know what it is / Do you, Mr. Jones?» Mr. Jones e o nosso Zé Ninguém.
Como The thin man de Dashiell Hammett, esta canção de Dylan é uma novela negra, principalmente  pela sua atmosfera em estado comatoso.
Fonte: Grégoire Leménager.

Para os Platõezinhos

Paris: 7 rue des Fossés Saint-Jacques

Esta livraria é de uma editora que se dedica a publicar livros de filosofia para miúdos, para presumíveis futuros Platõezinhos. :) Infelizmente quando passei á porta, estava fechada.

Laços de sangue

Um filme que afinal já tinha visto - mas gostei de rever -, com muitos atores que aprecio, um dos quais com (para mim) uma das mais belas vozes do cinema. E com música de Ennio Morricone.

Em geminação com o post «Audrey Hepburn revisitada», da Ana.

Marcadores de livros - 843

Vitral do atelier Champigneulle, 1900 (pormenor)
Paris, Petit Palais

domingo, 8 de outubro de 2017

25 canções de Bob Dylan que merecem o Nobel - 4


Don’t Think Twice, It’s All Right (1963)

Em outubro de 1962, durante a crise dos mísseis, Dylan escreveu uma carta a Suze Rotolo, que estava em Itália, dizendo-lhe: «Se o mundo desaparecesse esta noite, tudo o que eu gostaria era de estar contigo». Foi neste contexto que escreveu esta canção - para mim uma das mais belas de Dylan - que gravou no mês seguinte.

Passeio de barco

James Tissot - Young lady in a boat, 1870

Hoje gostaria de passear de barco. Mas vou-me ficar pelo desejo. :)

Marcadores de livros - 842

Cinema na biblioteca.

Obrigada, Sandra.