Prosimetron

Prosimetron

sábado, 6 de fevereiro de 2021

Boa noite!


Para João Soares, que gosta de Julie Andrews.


O filme Música no Coração é baseado numa história verídica. Nesta cena cantam num festival para preparar a fuga da Áustria ocupada pelos nazis.

Christopher Plummer (1929-2021)

Christopher Plummer faleceu ontem. Como a maioria das pessoas conheci-o como capitão Von Trapp. 
Ganhou o Óscar em 2012 pelo seu papel em  O Amor é Assim, um filme bastante humano.


Em dias de chuva e pandemia

Dame Shirley Bassey é na minha opinião uma das melhores vozes da actualidade (deste século e do anterior). Invulgar para muitas "Grandes Dames", cada álbum parece melhor que o anterior - o antepenúltimo, "The Performance" (2009) conta com pérolas como "Almost There" ou a canção que dá nome ao álbum; o mais recente, "I Owe It All To You" (2020) é uma sequência de felizes escolhas musicais para almas "of a certain age". Para dias de chuva e pandemia, aqui fica "I made it it through the rain".





Pintores vistos por pintores - 40

Retrato de Maximilien Luce por Paul Signac.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

A Grande Escavação

 

Nas vésperas da II Guerra Mundial, na Inglaterra de 1939, uma jovem mãe viúva (Carey Mulligan) contrata um arqueólogo local (Ralph Fiennes), que se diz «escavador», para descobrir o que está por baixo dos grandes e misteriosos montes existem na sua propriedade rural em Suffolk. E o que se lá encontrava? O tesouro de Hoxne, atualmente no Museu Britânico!


Humor


Eu sei que nem toda a gente compreende, mas o que se lembrarem de Filipa Vacondeus acharão graça.

Saúde!

 

«Visto que estavam com pressa, [Brunetti e Vianello] decidiram não comer massa e contentaram-se com um único prato de camarões com legumes e coentros. Partilharam uma garrafa de Gottardi pinot noir, prescindiram da sobremesa e terminaram a refeição com um café.» 
Donna Leon - A rapariga dos seus sonhos. Lisboa: Planeta, 2013,p. 158


À vossa!

terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Boa noite!


Para Lugo.

O chá das cinco - 139

Ontem estreei-me nesta infusão. Não conhecia e é bastante agradável, mesmo boa. Mesmo para mim que não era dada a infusões, mas como a partir de uma certa hora os chás (preto e verde) estão-me auto-proibidos...
Hoje vou fazê-lo num bule de vidro para ver estas florinhas que são lindas.

Obrigada, Maria, por me ter dado a conhecer as perpétuas-roxas.

Pensamento ( s )


 


Uma pandemia é o laboratório de desinformação perfeito porque as pessoas estão com medo, estão ansiosas - e toda a ciência social dedicada às teorias da conspiração mostra que, quando as pessoas estão ansiosas ou com medo, ficam mais propensas a acreditar nelas.


- Richard Stengel, jornalista e ex-governante norte-americano.

Citações


 

O meu coração

espera também,

no caminho da luz

e da vida, outro

milagre da primavera.



- Antonio Machado, excerto do poema A Un Olmo Seco.

Um quadro por dia - 513


 Não propriamente uma pintura, mas sim uma gravura : uma das três magistrais feitas por Dürer , O Cavaleiro, a Morte, e o Diabo, feita em 1513 e sobejamente conhecida e estudada .

Vendida a 21 de Janeiro, na Phillips de Londres, pelo equivalente a 50 000 euros, dobrando a base de licitação.


O meu presente virtual, e com atraso, para o nosso JP.

Humor pela manhã


 Vamos ver se o segundo semestre ...

Bom dia !

Marcadores de livros - 1813


Obrigada, Justa!

Hércules e Tritão, 570-560 a.C.
Tarquínia, Museu Arqueológico Nacional
Europa e o touro. 25-45
Nápoles, Museu Arqueológico Nacional

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Boa noite!

Vem aí um novo álbum desta banda de que gosto muito.

Violeta: a flor de fevereiro


Vai ser a nossa primeira vinheta deste mês.

Acrescento a 2 fev., 13h59:, com um agradecimento ao autor:

Falta-me aqui um doce
ramo tenro de violetas
sobre
a memória e palavras 
que se troquem 
amenas como rosas 
difíceis em dezembro 

- este natal doendo.

Alberto Soares

Precisamos de ânimo


Depois de ter visto a reportagem no Hospital de São José, nas “enfermarias covid”, do José Alberto de Carvalho na TVI, lido a crónica no PÚBLICO da médica Isabel do Carmo, concluo que, face às complicadíssimas circunstâncias, estamos muito bem entregues ao nosso SNS e aos seus profissionais. Apesar do sensacionalismo displicente de não se ir ao fundo das notícias, das fias de ambulâncias nos hospitais (sobretudo no de Santa Maria), onde afinal cerca de 85% dos doentes ou das situações não têm critério de gravidade. Mas compreende-se esta sensação de pânico, que é alimentada por alguns demiurgos da opinião pública, de certos media e agora também por dois deserdados ex-ministros da saúde de governos socialistas. 
Efetivamente, a palavra caos é usada abusivamente para retratar a situação obviamente muito difícil e de grande pressão que estão a sofrer os hospitais e o seu competentíssimo pessoal, como podemos observar nas duas peças jornalísticas que referi. Contudo, acho que estamos todos a precisar de ânimo e não de comentários que nos deitam abaixo ou más notícias que ainda nos metem mais medo. Temos obviamente de, de uma forma cívica, cumprir as regras de confinamento, e essa deve ser a insistência e missão pedagógica dos que têm a obrigação de nos informar. Neste momento em que estamos todos muito cansados do confinamento, das restrições, dos números negativos, era importante que nos dessem melhores notícias, como o número de vacinados, recuperados, como podemos ocupar o nosso tempo com cultura, lazer, exercício físico, para além do teletrabalho. É talvez a melhor forma de libertarmos as nossas ansiedades e continuarmos a dar forças para quem está a tomar as decisões e a lutar para salvar vidas. 

José Vieira Mendes
Público, Lisboa, 31 jan. 2021, p. 7, coln. Cartas ao director

Números


 São poucas, chegam a conta gotas, a eficácia ainda uma incógnita em termos de longo prazo, mas são a esperança maior. Resta-nos esperar que o ritmo acelere nos próximos meses ...

Humor pela manhã


 Os perigos do confinamento são vários ...

Bom dia !



Boa semana ! Bom Fevereiro, que seja melhor que Janeiro o que não será difícil .

Marcadores de livros - 1812

Obrigada, Luisa!


domingo, 31 de janeiro de 2021

Boa noite!


«Take me out tonight / Where there's music and there's people»...

Elizabeth Raffald

 

Gosto desta gravura que faz parte do livro abaixo.

Nascida e criada em Doncaster (Yorkshire), Elizabeth Raffald começou como empregada doméstica aos quinze anos, terminando como governanta dos baronetes Warburton em Arley Hall (Cheshire), cargo que deixou quando casou com o jardineiro chefe da propriedade. O casal mudou-se para Manchester, onde Elizabeth Raffald abriu um escritório-loja onde se podia contratar empregadas domésticas, com uma escola de culinária, que vendia comida para fora - 'take away'. 

Um bolo de homenagem á inventora do bolo de noiva.

Em 1769, publicou o livro The Experienced English Housekeeper, que contém a primeira receita de um Bolo de Noiva, como hoje se entende o que é um bolo de casamento. Ela é possivelmente a inventora do Eccles cakes. Fui tantos anos ao Reino Unido passar férias e nunca se me deparou este bolo que não tem grande aspeto.

As receitas deste seu livro de culinária são ainda hoje apreciadas por muitos cozinheiros atuais.

Em agosto de 1772, Elizabeth Raffald publicou o The Manchester Directory, uma lista de 1505 comerciantes e líderes cívicos em Manchester, a primeira listagem desse tipo da cidade que estava em crescimento.