Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Precisamos de ânimo


Depois de ter visto a reportagem no Hospital de São José, nas “enfermarias covid”, do José Alberto de Carvalho na TVI, lido a crónica no PÚBLICO da médica Isabel do Carmo, concluo que, face às complicadíssimas circunstâncias, estamos muito bem entregues ao nosso SNS e aos seus profissionais. Apesar do sensacionalismo displicente de não se ir ao fundo das notícias, das fias de ambulâncias nos hospitais (sobretudo no de Santa Maria), onde afinal cerca de 85% dos doentes ou das situações não têm critério de gravidade. Mas compreende-se esta sensação de pânico, que é alimentada por alguns demiurgos da opinião pública, de certos media e agora também por dois deserdados ex-ministros da saúde de governos socialistas. 
Efetivamente, a palavra caos é usada abusivamente para retratar a situação obviamente muito difícil e de grande pressão que estão a sofrer os hospitais e o seu competentíssimo pessoal, como podemos observar nas duas peças jornalísticas que referi. Contudo, acho que estamos todos a precisar de ânimo e não de comentários que nos deitam abaixo ou más notícias que ainda nos metem mais medo. Temos obviamente de, de uma forma cívica, cumprir as regras de confinamento, e essa deve ser a insistência e missão pedagógica dos que têm a obrigação de nos informar. Neste momento em que estamos todos muito cansados do confinamento, das restrições, dos números negativos, era importante que nos dessem melhores notícias, como o número de vacinados, recuperados, como podemos ocupar o nosso tempo com cultura, lazer, exercício físico, para além do teletrabalho. É talvez a melhor forma de libertarmos as nossas ansiedades e continuarmos a dar forças para quem está a tomar as decisões e a lutar para salvar vidas. 

José Vieira Mendes
Público, Lisboa, 31 jan. 2021, p. 7, coln. Cartas ao director

2 comentários:

LUIS BARATA disse...

Bem precisamos de ânimo, mas precisamos também de planeamento ...

MR disse...

Até acho que isto está a haver planeamento. O que me parece é que durante anos andou-se a falar contra a quantidade de pessoal hospital que havia a mais nos hospitais... Sei que havia abusos, mas deixaram os hospitais no osso. E diminuíram os ordenados dos médicos porque o português está a sempre a ver se o vizinho ganha mais 2$50 do que ele. Agora é o que vemos...
Ainda há poucos meses o Governo quis abrir mais lugares nos cursos de Medicina e a Ordem dos Médicos disse que havia médicos a mais. Onde estão eles?
Boa tarde!