
Caminade Alexandre-François (1789-1862)
Retrato de Françoise-Marie de Bourbon, 1834
x
In: Les hommes jugés par les femmes / sel. Larcher, P.-J. Martin. Bruxelles: Hetzel, 1858, p. 33


La Pluie - Bailarinos: Celine Cassone e Gregory Batardon, Geneva Ballet (Switzertland) 2005. Coreografia de Annabelle Lopez Ochoa, Musica de J.S. Bach.



Léon Bonnat (1833-1922), Adam et Éve découvrant le corps d'Abel, óleo sobre tela, Musée des Beaux-Arts de Lille.
(...) A única coisa que sabemos acerca dos mercados é que levam a mal se os portugueses não passarem a pagar mais pelo leite. E sabemos também que são uma entidade colectiva, o que assusta mais. Não temos de agradar apenas a um mercado, mas sim a uma pluralidade de mercados. Os mercados atacam em grupo, como os gangues. Mas são menos meigos e levam-nos mais dinheiro.- Ricardo Araújo Pereira, Ao salvamento! Mercados e crianças primeiro, na Visão.


Infelizmente a label deveria ler: Lena Horne (1917-2010).

As Finanças puseram a leilão a livraria Sá da Costa, em Lisboa, por um valor base de 175 mil euros.
O fisco começou a aceitar no mês passado propostas para a conhecida livraria lisboeta que ocupa o rés-do-chão e o primeiro andar do número 100 da Rua Garrett, no Chiado, e o apuramento dos resultados terá lugar no dia 8 de Novembro.
A penhora da livraria (com as respectivas licença, alvará, direito ao arrendamento e trespasse "e todos os armários/prateleiras, existentes em todas as paredes do rés-do-chão do estabelecimento e que cobrem as mesmas em toda a sua extensão", como refere a notificação das Finanças) é mais um desenvolvimento no complicado processo que envolve a Sá da Costa, a editora e livraria de António Sá da Costa, e cuja gestão foi entregue em 2008 à Fundação Agostinho Fernandes (FAF), de Dinis e Sérgio Nazareth Fernandes, netos de Agostinho Fernandes, fundador das conservas Algarve Explorador e, em 1942, da Portugália Editora.
A aquisição da Sá da Costa pela FAF nunca chegou a concretizar-se, pois estava dependente da venda por Dinis Nazareth Fernandes dos terrenos de Matosinhos onde se encontram as antigas instalações da conserveira, o que nunca aconteceu. Dívidas à banca, ao Estado, a antigos colaboradores e a fornecedores afectam agora a empresa, que em Janeiro foi alvo de um pedido de insolvência, estando em causa, segundo o Jornal de Negócios, dívidas superiores a 130 mil euros.
O PÚBLICO tentou sem sucesso contactar a FAF e António Sá da Costa. As propostas pela livraria - que desde 1943 tem portas abertas na Rua Garrett, a zona comercial mais cara de Lisboa e onde o aluguer do metro quadrado está avaliado em 80 euros por mês, segundo a Cushman & Wakefield - podem ser entregues até 8 de Novembro.
(Público, 20 Out. 2010)
Ms. Ruthie Henshall, estrela do West End e da Broadway, dá este domingo um espectáculo único no Royal Festival Hall, em Londres. O programa inclui clássicos como "Over the Rainbow", "The Man That Got Away", "People", "Wouldn't It Be Loverly" ou "There's No Business Like Show Business". Hoje pelas 7 da tarde já só restava um bilhete...





Estou a gostar bastante deste livro.
Diane Arbus (1923-1971), Trigémeas no seu quarto, Nova Jersey, 1963.
Não sou grande entusiasta de gadgets, ao contrário de outros prosimetronistas, especialmente um que vive presentemente entre Londres e Dublin :), mas não posso deixar de me entusiasmar com este: trata-se do Samsung Galaxy Tab, que está à venda desde há relativamente pouco tempo em Portugal, tanto através da TMN como da Vodafone. E entusiasmo-me porque este aparelho que tem net, telemóvel, vídeochamadas e e-mail, tem também uma aplicação, a Readers Hub, que permite aceder a 2 milhões de livros electrónicos...


A nova edição dos Guias ConVida (Maio a Novembro) já circula por aí há algum tempo mas só ontem é que peguei num exemplar, o dedicado ao Bairro Alto e Príncipe Real, para saber o que se vai passando numa das minhas zonas preferidas. Gostei de saber que a nova coqueluche do BA tem cenário de filme e um ambiente british-vintage com inspirações "à la" Marie Antoinette que certamente não resistiria a provar os deliciosos (pelo menos na fotografia) cupcakes que ali se comem. O (a) autor (a) do texto afirma ainda que o Tease é o lugar perfeito para ir beber uma chávena de chá e experimentar uma sanduíche de pepino. Ao que parece, o público é eclético desde o tatuador às amigas "Sex in the City", à avó e ao neto. Interessante!!
Ao que parece, a sra.deputada Ana Paula Vitorino, ex-secretária de Estado dos Transportes de Mário Lino, terá quebrado as habituais "leis do silêncio". Fica-lhe bem, especialmente neste país onde prevalece a sabedoria dos três macacos orientais: ninguém viu nada, ninguém diz nada, nimguém ouviu nada.
Frans Francken II ou o Jovem (Antuérpia, 1581-1642), Alegoria da escolha do Homem entre o vício e a virtude, óleo sobre painel, 142x210,8cm, col.part.




Lisboa : Bedeteca, 1998
Há anos, a Bedeteca de Lisboa dedicou-lhe uma exposição.