Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 26 de outubro de 2010

1910 - 24

Fernando Bento (1910-1996) faria hoje 100 anos.
Começou a desenhar histórias aos quadradinhos no suplemento infantil do República, em 1938. Colaborou ainda no Pim-Pam-Pum! e no Diabrete (no qual publicou uma história sobre Luís de Camões, e «A Ilha Misteriosa», baseada na obra de Júlio Verne), Cavaleiro Andante, etc.


«O mistério do Tibete» (sobre a viagem do padre António de Andrade ao Tibete, em 1624) foi publicado no Cavaleiro Andante, Lisboa, n.º 1 a n.º 19, 1952.

«Chaimite», Cavaleiro Andante, Lisboa, 1955.

Ilustrou vários livros para crianças, como: Bonecos de papel de cor e outras histórias, de Ricardo Alberty; Os sótãos furados, de Maria do Carmo de Almeida; A borboleta sem asas, de Isabel Braga; A Ilha dos Papagaios e outras histórias, de Fernanda de Castro; Aventuras do coelho Kálulu, de Aurora Constança; A Menina Tartaruga, de Lília da Fonseca; A borboleta sem asas, de Ester de Lemos; Aventuras de D. Ratinho, de Custódia de Carvalho e Melo; Através do continente misterioso: Serpa Pinto e as suas viagens, de Adolfo Simões Müller; O jardim de Rosalina, de Maria do Carmo Rodrigues; Histórias de encantar, de Noémia Setembro; A quadrilha do Gato Maltês e outros contos no jardim, de Maria Isabel de Mendonça Soares; e O jardim dos gatos, de Maria Manuela Couto Viana.



António Manuel Couto Viana - A minha primeira História de Portugal. Lisboa: Verbo, 1984

Lisboa: Verbo, 1981



Lisboa : Bedeteca, 1998
Há anos, a Bedeteca de Lisboa dedicou-lhe uma exposição.

2 comentários:

LUIS BARATA disse...

Muitas pranchas dele deliciaram-me. Um nome grande da Nona Arte em Portugal.

APS disse...

Belas imagens, bonita evocação!