
Óleo sobre tela, Museu D' Orsay, Paris.

Óleo sobre tela, Museu D' Orsay, Paris.



Príncipe Filipe, Duque de Edimburgo, Her Majesty The Queen at breakfast, Windsor Castle, 1957, óleo sobre tela, 40x50, col. do autor. (Não consegui melhor resolução do que esta)
Parece que é desta que se vai mesmo fazer a requalificação do Campo Grande, graças a um protocolo assinado há dias entre a Câmara e a Reitoria da Universidade de Lisboa. O edifício Caleidoscópio, depois de restaurado, passa a ser usado para serviços e actividades universitárias, e os restantes equipamentos ( ringue de patinagem, campos de ténis e demais edifícios ) adstritos à população estudantil da Cidade Universitária. Tudo para estar pronto em 2012. Uma ideia tão simples, mas que foi preciso estar quase tudo em estado de degradação para ser concretizada.

Giovanni Boldini (1842-1931), Portrait de Madame de Florian, 1898, óleo sobre tela, col.part.
- Prato fabricado pela Fábrica de Loiça de Sacavem ( colhido no blogue homónimo)Excerto do comunicado do Partido Comunista Português depois de ser conhecido o destinatário do Nobel da Paz.
É apresentada hoje, na Fnac do Colombo, pelas 18h30, esta nova tradução de um dos melhores livros do grande Philip K.Dick. A apresentação do livro será feita por Nuno Rogeiro,
But he, first with a start and then with a wink, said " There's another star gone out, I think."
- Estátua de Maria Stuart no Jardim do Luxemburgo, Paris.Vários livros, artigos e catálogos lidos sobre esta Maria, Rainha da Escócia pelo nascimento e de França pelo casamento, e no entanto só com um artigo lido recentemente me apercebi deste facto: dos 44 anos que viveu, passou 22 em liberdade e 22 na prisão. Precisamente metade da vida no melhor que o seu tempo podia oferecer, uma vida de rainha, e a outra metade encarcerada nalguns dos castelos da sua prima Isabel I de Inglaterra.

Por mais que possa custar a muita gente, e por variadas razões, a verdade é que ele foi o mais importante comunicador/divulgador da História de Portugal nas últimas décadas.
Uma das marcas míticas, Bugatti, e um dos modelos mais apreciados, o Royale.
Margaret Thatcher faz hoje 85 anos. A actual Baronesa Thatcher está, especialmente por razões de saúde, uma sombra da Dama de Ferro dos anos 80. É uma figura histórica que faz parte do meu imaginário, como fará de todos os que cresceram nos anos 80 e se interessam pelas coisas anglo, ou nem que seja apenas pela política em si mesma.



Musée D'Orsay, Paris
Agora que o Prof. Rosas deixa o Parlamento por "estar a perder o contacto com a realidade" de acordo com palavras suas, será que vai pedir subsídio de reintegração? É que se trata de uma pessoa que tem uma cátedra à espera, não tendo portanto sido prejudicado na sua carreira académica de forma alguma. Vou esperar para ver se os deputados do Bloco são diferentes nestas coisas a que uns chamam mordomias...
129.000.000
Vai estar à venda nos próximos dias por todo o mundo este Fragmentos de Marilyn Monroe. Uma recolha feita no seu espólio de diários, poemas, cartas, pequenos textos e apontamentos. A vida dela de 1943 até 1962. Ao contrário do que tantos pensam, ela lia ( Joyce e Beckett eram os preferidos, mas havia outros ) e escrevia ainda mais: sobre a solidão, as suas inseguranças e frustrações e as desilusões amorosas sofridas.
Fazendo mais um entorse cronológico nesta rubrica, aqui mostro o tal volume que comprei na sexta-feira. Trata-se do nº175 da Colóquio Letras, a notável revista da FCG. E, como de certa forma seria de esperar, trata-se de um número dedicado às letras republicanas. Ensaios de Miguel Real, Carina Infante do Carmo, Carlos Leone, Manuela Parreira da Silva e outros. É parte integrante deste número uma separata intitulada O Tempo Republicano da Literatura Portuguesa, um estudo da autoria de José Carlos Seabra Pereira.
