Prosimetron

Prosimetron

sábado, 10 de maio de 2008

AINDA KARLHEINZ BÖHM...

Caríssimos leitores,
Como podem verificar, falta-me a experiência na colocação das fotografias. Desculpem. Karlheinz Böhm merecia melhor...

KARLHEINZ BÖHM - AO SERVIÇO DA HUMANIDADE




A geração cinéfila dos anos 5o recordar-se-á deste actor no papel do Imperador Francisco José I ao lado da inesquecível Romy Schneider na trilogia “Sissi”. No entanto, a vida desta personalidade não se resume apenas ao mundo do cinema. Pelo contrário, desde 1981, mudou radicalmente de rumo …
Böhm fez 80 anos no dia 16 de Março deste ano. Já passaram quase dois meses, ainda assim, vale a pena assinalar este aniversário.

Fillho (único) de um dos mais importantes maestros do século XX, Karl Böhm, e da soprano Thea Linhard, inicia, no final dos anos quarenta, a sua actividade como actor no conceituado Burgtheater de Viena e, mais tarde, no Theater in der Josefstadt. Seguem-se os primeiros êxitos no cinema alemão e austríaco.


O ano de 1955 é determinante na sua vida e carreira: nasce a primeira filha que se chama “Sissi” – não em homenagem à imperatriz como seria de esperar, mas sim em homenagem ao seu primeiro (e platónico) amor de juventude. O pai reabre com um magnífico “Fidelio” a Ópera Estatal de Viena (Wiener Staatsoper), destruída durante a segunda guerra mundial. E claro – o realizador Ernst Marischka oferece-lhe o papel de Franz Joseph I para a sua trilogia sobre a vida da Imperatriz Elisabeth “Sissi” (1955 – 1957).




Os filmes tornam-se um enorme sucesso em toda a Europa. Karlheinz e Romy, habitualmente acompanhada por sua mãe Magda, rapidamente ascendem ao estatuto de ídolos. São recebidos por altas individualidades da época, entre elas o rei Paulo da Grécia juntamente com sua filha Sofia ou a Begum Aga Khan. A popularidade toma, por vezes, contornos absurdos: no avião que os leva a Madrid à estreia de “Sissi”, encontra-se, por acaso, um passageiro chamado Otto von Habsburg, cujo bisavô Karlheinz representara em filme. Uma grande multidão aguarda o avião no aeroporto. Romy e Karlheinz comovem-se com o entusiasmo que a Espanha franquista aparentemente manifesta em honra de um imperador sem império. Passados alguns minutos, von Habsburg desaparece despercebido pela enchente de admiradores que, na sua euforia, quase esmagam Romy e Karlheinz.




“Após a trilogia, poderia ter interpretado centenas de imperadores, reis e príncipes herdeiros. Recusei estas propostas”, diz Böhm na sua autobiografia recente “Suchen – Werden - Finden”. Mas ao contrário de Romy que sofreu com o cliché de Sissi durante toda a sua vida, Böhm afirma “ter feito as pazes com Sissi”.

A tentativa de fugir à “imagem de um porquinho de maçapão que impedia qualquer evolução” (entrevista à Cosmopolitan) falha. As experiências em Hollywood não resultam. Durante doze anos, não recebe uma única proposta de realizadores alemães, até que Rainer Werner Fassbinder, enfant terrible do cinema alemão da década de 70, o descobre para três películas: Effi Briest (1972-1974), Faustrecht der Freiheit (O direito do mais forte à liberdade, 1974) e Mutter Küsters Fahrt zum Himmel (A mãe Küster vai para o Céu, 1975).


A vida de Karlheinz Böhm muda radicalmente em Maio de 1981, quando, num concurso de televisão alemão, perde uma aposta e se compromete a angariar fundos para a população faminta na Etiópia. Encontra então o sentido e a missão da sua vida: cria a organização humanitária "Menschen für Menschen" para ajudar os etíopes e combater a pobreza e injustiça. Ao lado da sua mulher Almaz (etíope), desempenha assim o seu papel mais notável de toda a sua carreira e vida.

A MEDIDA DO HOMEM

1- " As crianças, os velhos, os pobres, e os doentes devem ser considerados como os senhores da atmosfera"

- Leis de Manu

2-" Na milenar sabedoria chinesa o ren ( ou jen ) - capacidade de confortar os outros , é o princípio moral fundador e constitutivo da natureza de todo o ser humano . "

- Anne Cheng , Histoire de la pensée chinoise, Ed. Le Seuil, 1997, 68 e ss.

3- O Corão, como é sabido, obriga a deveres perante os órfãos, os pobres, os viajantes desabrigados, os aflitos e os reduzidos à escravidão.

4- A compaixão é um dos dois ideais principais do Budismo.

Sempre entendi que ser-se efectivamente humano afere-se pelo respeito com que são tratadas as categorias de pessoas acima elencadas, como em geral o respeito com que se trata qualquer outro semelhante, a que acrescentaria ainda o respeito pelos animais.
Realmente, é uma peneira muito fina, tanto para nós como para os Estados...

O MARAVILHOSO

" Le merveilleux nous enveloppe et nous abreuve comme l'atmosphere; mais nous ne le voyons pas. "

- Charles Baudelaire

UMA CASA DE SONHO - HARPEL HOUSE



HARPEL HOUSE - Custa a crer que esta casa, situada na mítica Mulholland Drive, em Los Angeles, foi desenhada e construída em 1956. Saíu da pena de John Lautner , um dos mais brilhantes discípulos de Frank Lloyd Wright.
Para saber mais : Lautner, Barbara-Ann Campbell-Lange, Taschen.


sexta-feira, 9 de maio de 2008

UM GRANDE CORNUDO






Le Montespan , de Jean Teulé ( Ed. Julliard ) , é um romance acerca do mais célebre triângulo amoroso do Grand Siécle- Luís XIV, a sua amante Françoise de Rochechouart, Marquesa de Montespan, e o marido desta Louis-Henri de Pardaillan, Marquês de Montespan, " le plus célèbre cocu de France ".

Ao contrário de outros em idênticas circunstâncias, o Marquês de Montespan não aceita a relação amorosa entre o seu rei e a sua mulher, e nada o cala-nem os subornos nem as ameaças.

E não esconde o seu infortúnio - a sua carruagem é negra ( como um luto perpétuo) e adornada ( como se vê acima na capa do livro ) por enormes cornos...

Este infeliz marido acabará mal - Luís XIV farto das recriminações do Marquês exila-o para as suas terras de Guyenne onde acabará por morrer em 1701.



O DANDY - A TEORIA


" Le mot dandy suppose un infini pluriel et une singularité indéfinie "
" art de l'apparence associée à une sainteté quasi christique "
" la mise en évidence de l' esprit à travers le corps "
" le goût du néant et la propension à la mélancolie "
- Daniel Salvatore Schiffer, Philosophie du dandysme , PUF, 2008.

A SEXUALIDADE PLÁSTICA

" Avec la maîtrise de la contraception, la sexualité s'est décentrée et affranchie des exigences de la reproduction. Il n'y a d'ailleurs plus une sexualité mais plusiers. Les comportements sexuels tendent à devenir expérimentaux, consuméristes, voire addictifs, comme le signale le succés symptomatique, dans le monde anglo-saxon ou en France, des cercles des Dépendants affectifs et sexuels anonymes. "

- Alexandre Lacroix, philosophie magazine-Avril 2008.

DA VIDA VIRTUAL

" Tinha um avatar no Second Life, conheceu a mulher num chat, vivia de um site que criou, descarregava todos os filmes e música que desejava online, muitos amigos no Hi5 e conversas longas no Messenger: Quando morreu ninguém apareceu no funeral. "

- Luís Filipe Borges

quinta-feira, 8 de maio de 2008

CONHECE VERA BAIRD ?


A senhora que aparece acima é Vera Baird, a Solicitor-General do Reino Unido, e a propósito da actual controvérsia sobre a preferência dos homens sobre as mulheres na sucessão ao trono, fez esta extraordinária observação :
" I have always thought that what we have to do with the royal family is integrate them as far as possible into the human race "
Traduzindo : " Sempre pensei que o que devemos fazer quanto à família real é integrá-la na medida do possível no conjunto da raça humana "
Naturalmente, esta frase caíu muito mal a muita gente, porque afinal a Sra. Baird está a falar do seu Chefe do Estado e respectiva família.
Nalgumas repúblicas já teria sido no mínimo demitida ou obrigada a retratar-se. Na velha e sábia monarquia britânica , com a sua velha e sábia rainha , esta desbocada senhora continua a exercer o seu altíssimo cargo.

TELEVISÃO E LIVROS

Hoje, pelas 18.30 na Bertrand do Chiado, Marcelo Rebelo de Sousa, Inês Pedrosa e Nuno Santos irão debater as relações entre a televisão e os livros .

1936 - OSWALD SPENGLER

Oswald Arnold Gottfried Spengler ( 29 de Maio de 1880, Blankenburg am Harz - 8 de Maio de 1936, Munique ) , foi um dos mais influentes historiadores e filósofos da história no século XX . A sua mais importante obra O Declínio do Ocidente , publicada em 1918, foi um dos livros mais lidos e criticados nas décadas seguintes pela tese preconizada : uma teoria cíclica da ascensão e queda das civilizações .
Apesar de inicialmente ter sido visto pelo Nazismo como um precursor intelectual, acabou ostracizado pelo regime devido ao seu pessimismo sobre o futuro da Alemanha e da Europa.
As suas teses influenciaram, entre outros, Toynbee, Kahn, von Wright, Yockey, Northrop Frye e Aron.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

CEM ANOS DE LOUÇA EM ALCOBAÇA

Cem anos de louça em Alcobaça , da autoria de Jorge Pereira de Sampaio e Luís Peres Pereira é lançado este sábado, dia 10 de Maio, pelas 17.30, no Centro Cultural Gonçalves Sapinho, Benedita,Alcobaça. A apresentação do livro estará a cargo do Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça.

ALEXANDRE DUMAS - LE SALUT DE L' EMPIRE

Alexandre Dumas morreu sem terminar o seu romance Chevalier de Sainte-Hermine, que veio a ser terminado há cerca de dois anos por Claude Schopp. No entanto, Dumas tinha já decidido que as aventuras de Sainte-Hermine teriam uma continuação, e foi a partir de um plano do romance, de uma carta resumindo a história, e de alguns capítulos avulsos entretanto encontrados que Claude Schopp escreveu este Le Salut de l ' Empire que é lançado hoje pela editora Phébus.

NO INTERIOR DO IMPÉRIO

- Palácio Iolani , antigo Palácio Real do Havaí

- Rainha Lilinokalani, última Rainha do Havaí






- Mapa e Bandeira da Nação Lakota



A recente ocupação do Palácio Iolani, antigo Palácio Real do Havaí, pelos nacionalistas havaíanos; bem como o recrudescimento das reivindicações da Nação Lakota, uma das muitas tribos índias sacrificadas à expansão dos Estados Unidos, vieram mostrar que existem ainda feridas antigas não cicatrizadas.
A história dos Estados Unidos, especialmente quanto à sua vocação imperial , tem muitas páginas negras que são, estranhamente ou talvez não, pouco conhecidas e debatidas.

terça-feira, 6 de maio de 2008

PATTI SMITH EM PARIS

LAND 250 é o título da exposição sobre Patti Smith patente na Fondation Cartier em Paris, até 22 de Junho. A exposição reúne obras produzidas entre 1967 e 2007 e inclui fotografias, desenhos, manuscritos, poemas, filmes e música. Além da exposição propriamente dita realizam-se as Noites Nómadas em que Patti Smith canta ou diz os seus poemas.

DA AMIZADE

" Posto isto, analisemos agora a amizade . De facto, trata-se de uma certa excelência, ou algo de estreitamente ligado à excelência; além disso, é do que mais necessário há para a vida. Pois ninguém há-de querer viver sem amigos, mesmo tendo todos os restantes bens. "

- Aristóteles, Ética a Nicómaco, Livro VIII, trad. port. de António Caeiro, Quetzal Editores, 2004


- Dedicado à Clara Cabral Boeder neste dia do seu aniversário.

OBAMA - HILLARY

Hoje pode ficar decidida a nomeação do candidato democrata se Obama ganhar os Estados de Indiana e Carolina do Norte . Parece-me é que isso não irá acontecer. Ainda vamos ver os candidatos a fazer campanha até ao fim , que é o mesmo que dizer , em Porto Rico falando espanhol...

segunda-feira, 5 de maio de 2008

NOVO COLABORADOR

Filipe Vieira Nicolau é o mais recente colaborador do PROSIMETRON, tendo publicado ontem a respeito da morte do último sobrevivente do grupo de oficiais alemães que tentou matar Hitler .

Não vou apresentar o Filipe até porque a sua modéstia é proverbial, apenas direi que é um bom amigo e será um excelente colaborador dados os seus variados interesses e saberes.

AQUECIMENTO GLOBAL



" Estamos a viver a sexta extinção massiva de espécies à escala planetária, e a um ritmo maior do que nos cinco ciclos de extinção anteriores. "

- Claire Nouvian , Embaixatriz dos Oceanos da União Internacional para a conservação da natureza.

TRIVIA QUIZ - DESAFIO AO LEITOR

De que morreu, em 1599 , o rei birmanês Nandabayin ?

Há um prémio para o primeiro a acertar.

MAIO NA CINEMATECA PORTUGUESA


IN MEMORIAM : Charlton Heston , Richard Widmark , Jules Dassin
Centenário de James Stewart
Cinema da Sérvia
ACTORES PORTUGUESES : Constança Navarro
Tom Schatz : Tecnologia e inovação no cinema


1821-NAPOLEÃO BONAPARTE

Em 5 de Maio de 1821 morreu na ilha de S. Helena Napoleão Bonaparte, nascido na Córsega a 15 de Agosto de 1769. Imperador dos Franceses, pôs a Europa a ferro e fogo, mas foi também um grande reformador e legislador ( lembre-se o Code Napoleon, em que ele teve bastante intervenção directa ) e sobretudo um génio político e militar ( na opinião de muitos, e se calhar do próprio..., o maior desde Júlio César) . A sua estrela tinha-se apagado seis anos antes , a 18 de Junho de 1815 , em Waterloo onde as suas tropas ( 70.000 homens ) foram derrotadas pelas da Sétima Coligação ( Reino Unido, Prússia, Países Baixos, Hanover, Nassau e Brunswick num total de 117.000 homens) .
Se como português tenho motivos de censura , não posso deixar de admirar este homem genial que foi um perfeito exemplo do poder da acção individual na História.






domingo, 4 de maio de 2008

O último herói de 20 de Julho de 1944




Aos 90 anos morreu, no passado dia 1 de Maio, Philipp Freiherr von Boeselager, o último sobrevivente do grupo de oficiais alemães que, sob a autoria de Henning von Treschkow e Claus Schenk Graf von Stauffenberg, tentou pôr fim à vida de Hitler a 20 de Julho de 1944.

Ainda na véspera do seu falecimento, disse ao seu amigo e conhecido editor alemão Friedrich-Karl-Sandmann: "Em vez de esperar pela execução do atentado em Julho de 1944, deveria ter morto Hitler uns meses antes, quando estava a uma distância de apenas 50 a 60 centímetros dele."

Profundamente católico, muito cedo duvida dos objectivos do regime. Em Dezembro de 1941, é destacado como oficial para a frente leste contra a União Soviética. Toma conhecimento da dimensão do extermínio sistemático de judeus e ciganos pela maquinaria do regime. A 30 de Outubro de 1942, Henning von Treschkow, chefe de estado-maior na frente, pergunta-lhe se estaria disposto a preparar um atentado contra Hitler. Von Boeselager responde imediatamente que sim.

A primeira oportunidade dá-se a 13 de Março de 1943, quando Hitler visita a frente. Philipp e seu irmão Georg tencionam disparar contra o "Führer". Contudo, algumas chefias, envolvidas neste plano, proíbem a execução do atentado no último momento.

Em Janeiro de 1944, é-lhe dada a "missão" de encontrar o explosivo para o atentado de Julho de 1944. O explosivo seria de origem inglesa. A 18 de Julho, von Boeselager comanda um regimento de cavalaria de 1200 homens a caminho de Brest-Litowsk. O plano seria o de continuar em camiões até Varsóvia para depois, por via aérea, chegar a uma Berlim já sem o "Führer".

O fracasso do atentado de 20 de Julho de 1944 marca o fim trágico da resistência contra Hitler e o regime. Von Boeselager sobrevive, os outros conjurados, ainda que torturados, não o denunciam.

Numa entrevista recente à televisão pública alemã, von Boeselager indicou o extermínio dos judeus como motivo principal da sua oposição. Referiu ainda: “Os oficiais sabiam que era impossível vencer a guerra. Participei no atentado, pois um bom soldado deve saber quando terminar uma guerra”.

DIA DA MÃE



Não por acaso o teu ventre fecundo

me gerou. Amado fui desde o momento

zero a criança depois e assim sempre

serei. Por isso minha mãe fonte primeira

de águas calmas em manhã de Setembro

a minha voz na tua se confunde. O amor

do meu origem és : primeira a quem amei.


- João Mattos e Silva , Intemporal - Antologia , Universitária Editora , 2003 , 66 .