Prosimetron

Prosimetron

sábado, 30 de novembro de 2013

Boa noite!

Feriados

Qual não foi o meu espanto quando hoje, dia 30 de Novembro de 2013, passei pelo Portal das finanças  e verifiquei que o dia 1 de novembro e o dia 1 de dezembro continuam a ser feriados nacionais! Não acreditam? Aqui ficam as imagens e se carregarem no link podem verificar que não é montagem.

 

"salgar da terra que pisamos..."

Rembrandt, Detalhe, Old Man in Military Costume (Los Angeles, Getty Museum)


O artigo de Pacheco Pereira intitulado: Os velhos: não é possível exterminá-los?, vale a pena ser lido. Apenas destaco este excerto, o restante pode ler-se seguindo o link.

Eles estão [Passos e Portas], como as tropas romanas, a fazer no seu Cartago, infelizmente no nosso Portugal, o terreno salgado e estéril. Pode-se-lhes perdoar tudo, os erros de política, a incompetência, o amiguismo, uma parte da corrupção dos grandes e dos médios, menos isto, este salgar da terra que pisamos, apenas para obter uns ganhos pequeninos no presente e com o custo de enormes estragos no futuro. 

Pacheco Pereira, Público, 29-11-2013

Postal de convite


Citações



sensação

Isto não é um país, é um negócio.

- Gonçalo M.Tavares, na VISÃO, p.10.

Dou por mim muitos dias a pensar o mesmo, e não só acerca dos governantes em sentido estrito.


Números

28.000

O número de advogados portugueses que ontem puderam votar num dos 6 ( ! ) candidatos a Bastonário, sendo estes 5 homens e uma mulher, por sinal o candidato mais novo com 43 anos. Com tão elevado número de votantes, e uma sucessão renhida, talvez só de madrugada se tenha sabido o nome do eleito.

Bom dia !



Porque a memória às vezes é um dever.

Les Grenades

Alfredo Luz nasceu em Riomeão, Santa Maria da Feira, a 31 de Outubro de 1951. 

Alfredo Luz, s/título, Galeria Rastro, Figueira da Foz

Les Grenades

Dures grandes entr'ouvertes
Cédant à l'excès de vos grains,
Je crois voir des fronts souverains
Eclatés de leurs découvertes !

Si les soleils par vous subis,
O grenades entre-bâillées,
Vous ont fait d'orgueil travaillées
Craquer les cloisons de rubis,

Et que si l'or sec de l'écorce
A la demande d'une force
Crève en gemmes rouges de jus,

Cette lumineuse rupture
Fait rêver une âme que j'eus
De sa secrète architecture.

Paul Valéry (cortesia do Google)

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Boa noite!

Denny Doherty faria hoje 72 anos. Antes de fundar The Mamas and the Papas, criou, em 1960, o grupo The Colonials, mais tarde intitulado The Halifax Three, desfeito em 1963.

Pot pourri

Pot pourri usa-se hoje para designar uma mistura de pétalas de flores secas e especiarias, destinadas a perfumar o ar. Mas já foi um perfume muito em moda no final do século XVII.
Herbert James Draper - Pot pourri
Óleo sobre tela, 1897
Londres, Tate Gallery
John Everett Millais - Pot pourri
George Dunlop Leslie - Pot-pourri
Vendido pela Christie's

Para além do pot pourri literário, já referido por APS, ontem no Arpose, a expressão também serve para designar uma música formada por trechos de músicas variadas. Aqui um exemplo interpretado pelo senegalês Youssou N'Dour.

Em geminação com o Arpose.

Humor pela manhã


Um grafitti muito engraçado.

Bom dia !



Uma grande canção.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Boa noite!

Black Friday


Amanhã é dia de descontos “loucos” em algumas lojas. Uma oportunidade para fazer compras a preços mais baixos, também a pensar nos presentes de Natal. A lista de lojas aderentes é reduzida, mas mesmo assim pode valer a pena aproveitar a ocasião: Apple Portugal, Media Market, Fnac, Worten, Rádio Popular, El Corte Inglês, Freeport. A Zara Home e a Oysho terão os descontos válidos apenas online. E a partir de casa também vai ser possível fazer compras no eBay e na Amazon. Motivos de sobra para dedicar a vinheta da semana ao Black Friday.

Há quantos anos?

Há quantos anos se encontram «a decorrer os trabalhos de instalação da plataforma elevatória» da estação Baixa-Chiado, saída para a Rua do Crucifixo? Exatamente neste estádio e com este cartaz afixado? Acho que ninguém consegue ter a mínima «compreensão» para esta situação. E causa, no mínimo, «incómodo», aos deficiente motores que não conseguem sair desta estação.
Isto é mais um exemplo da tradicional falta de respeito com que os utentes dos transportes públicos são tratados.

Conheço uns estrangeiros que vêm frequentemente a Lisboa e ficam banzados com as obras do Metro do Areeiro. Outros devem ficar com isto.

Onde me apetecia estar




Bondi Beach, em Sydney, Austrália, permanentemente nas sucessivas listas de melhores praias do mundo. Acho que não é preciso explicar porquê, neste momento em que as mangas do roupão se prendem nas teclas do meu computador...

Bom dia !



Um quinteto de Providence que descobri recentemente.

Humor pela manhã


É verdade que as mesas reais têm de ser faustosas, especialmente em banquetes de Estado, mas esta britânica parece-me excessiva tal o número e o volume dos adereços. Tenho sérias dúvidas que os convidados de um lado da mesa vejam os do outro lado, a menos que seja essa a intenção ...

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Boa noite!

Ao balcão

John Falter - Lunch counter (12 oct. 1946)

As receitas do Avillez


Hoje, no CCB


Um quadro por dia


Um Brueghel , mesmo sendo de Pieter Brueghel o Jovem ( 1564-1636 ) é sempre notícia. Ainda para mais quando se trata da mais antiga versão conhecida do mesmo tema : O pagamento da dízima ou O advogado dos camponeses, títulos diferentes porque durante muito tempo se pensou que a cena retratada era o pagamento de impostos, enquanto que especialistas mais recentes concluíram que se trata da visão satírica da profissão de advogado. Pintado sobre madeira ( 74x123cm) , tem ainda a particularidade de estar assinado BRVEGHEL 1615, quando é sabido que em 1616 o artista mudou a sua assinatura para BREVGHEL.
Com avaliação de 300 000 a 400 000 euros, foi no entanto vendido no passado dia 13 em Paris por 1 660 000 euros.

Onde me apetecia estar



(...) Ils passèrent leur dernier week-end, celui de la Pentecôte, dans le château du Vault-de-Lugny, une demeure de exception dont les chambres fastueuses s'ouvraient sur un parc de quarante hectares dont le plan original était attribué à Le Nôtre. La cuisine, selon le guide, " sublimait un terroir d'une richesse infinie "; on était là en présence d' " un des plus beaux concentrés de la France ". C'est là, le lundi de Pentecôte, au petit déjeuner, qu' Olga annonça à Jed qu'elle retournait en Russie à la fin du mois. (...)

- Michel Houllebecq, in La carte et le territoire, 2010.

Uma das passagens que sublinhei aquando da leitura desta notável obra do enfant terrible das letras francesas,  onde é mencionado este antigo castelo borgonhês agora hotel de 5 estrelas.

O Papa alerta para os perigos da violência

«Enquanto os problemas dos pobres não forem radicalmente resolvidos por meio da rejeição da autonomia absoluta dos mercados e a especulação financeira, e pelo ataque às causas estruturais da desigualdade, nenhuma solução será encontrada para os problemas do mundo ou, nessa matéria, para quaisquer problemas» - Papa Francisco na sua Exortação Apostólica
O Papa alerta também, no mesmo documento, para que a distribuição desigual das riquezas conduz inevitavelmente à violência.

Bom dia !



Brian Jackson, compositor e pianista, ao vivo em Londres.

Humor pela manhã

A senhora e a borboleta...

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Boa noite!

Que quarteto! Dois dos meus guitarristas preferidos.

Alcino Soutinho (1930-2013)


Alcino Soutinho faleceu há dois dias no Porto. Gosto muito das obras deste arquiteto. Achava-o discreto.
Edifício da Câmara Municipal de Matosinhos
Museu Amadeu de Sousa Cardoso, Amarante
Universidade de Aveiro, Departamento de Química, 1993

Há quinze dias, na coleção que o Público tem vindo a publicar sobre arquitetos portugueses saiu uma monografia sobre Alcino Soutinho.


Requiem Cinema King

O cinema Vox, na cave do edifício da Av. Frei Miguel Contreiras, 52-A e Rua Bulhão Pato, obra do arq. Aníbal Barros Fonseca, abriu as suas portas a 16 de abril de 1969 com a estreia deste filme de Curtis Harrington.
Nos anos 80 (ou 90?) do século passado, o Vox passa a intitular-se King Triplex - três salas de cinema e um bar-livraria. Durante anos, fui quase semanalmente, à 2.ª feira, ao fim da tarde, ao King.

Encerrou no sábado. Mais uma vítima do aumento das rendas.

V: Margarida Acciaiuoli - Os cinemas de Lisboa. Lisboa: Bizâncio, 2012

Do Bairro Alto


O Bairro Alto, esta tarde na Sociedade de Geografia.

Bom dia !

Um quadro por dia


Glenn Brown, Ornamental Despair ( Painting for Ian Curtis ), 1994, óleo sobre tela, 201x300cm.

Uma tela que aqui aparece para que se veja como são ou podem ser os mercados : vendida em 2002 por 38 400 euros, foi novamente vendida no passado dia 17 de Outubro na Sotheby's de Londres por 4 138 000 euros. Leram bem, 4 milhões e trocos.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Boa noite!

Parabéns, MLV!

Fotos de Honeymoon Petra Villas, Imerovigli
Que tal um almocinho neste local paradisíaco, em Santorini? Um almocinho?! Uma semaninha! É o meu presente virtual. :)

Um belo dia MLV !

Que tenha um belo dia de aniversário, que os tempos que cavalgam o tempo lhe sorriam. E deixo-lhe aqui uma imagem  de que sei que vai gostar. Grande abraço

Marcadores de livros - 128

Cranach - Santa Catarina de Alexandria
Antuérpia, Museu Mayer van den Bergh

Com um agradecimento a HMJ e APS.


Um quadro por dia


Claude Monet, O frasco dos pêssegos, 1866, óleo sobre tela, Galeria dos Novos Mestres, Dresden, Alemanha.

Este aparece aqui com dedicatória especial ao nosso MLV que hoje faz anos, e que perceberá seguramente esta escolha. Parabéns !

Bom dia !


Lorde, o nome artístico de uma neo-zelandesa de 17 anos que é considerada a grande revelação de 2013.

Parabéns MLV, um dia Feliz!

Parabéns, MLV. Um dia muito feliz. :))

Farófias da minha lavra

DIA DE FESTA

Onde vai você meu menino com essas flores
Debaixo dessa chuva

Está chovendo está molhando
Hoje é o aniversário da rã
E a rã
É minha amiga

Ora menino
Bicho não faz aniversário
Ainda mais um batráquio
Decididamente se não o colocamos nos eixos
Esse menino ainda vira um bom malandro
Por causa dele ainda vamos comer
O pão que o diabo amassou
Vive tendo essas ideias
E ninguém ralha com ele
Esse menino só faz o que lhe dá na telha
E nós queremos que faça o que dá na nossa

Oh meu pai!
Oh minha mãe!
Oh meu tio-avô Sebastião!

Não é com minha cabeça
Que o coração bater
Hoje é sim o aniversário
Por que não podem entender?
Oh, não me puxem pelo ombro
Não me peguem pelo braço
Quantas vezes a rã me fez rir
E toda a noite ela canta para mim
Mas aí eles fecham a porta
Vêm falar-me suavemente
Eu grito que é dia de festa
Mas ninguém ali me entende.

Jacques Prévert, Dias de Folga. São Paulo São: Cosac Naify, 2004. (Cortesia do Goolge)

domingo, 24 de novembro de 2013

Boa noite!

Para os amantes de Jaroussky que há neste blogue.

S. Pedro

Em Roma foram expostas as possíveis relíquias de S. Pedro. 

Gerrit van Honthors, A Negação de S. Pedro, 1618-1620, 
Musée des Beaux-Arts de Rennes

File:Gerrit van Honthorst - De Verloochening van Sint Petrus.jpg

Boa noite!

Passeio à chuva

Edmund Blair Leighton - A wet sunday morning, 1896

Em Lisboa está um sol radioso. :)

Um poema após a visão do "Vénus in Furs"



Lembrei-me deste poema de Victor Hugo após ter visto o filme de Polánski, "Vénus in Furs". Vingança feminina?
Boa noite.

O Homem e A Mulher

O homem é a mais elevada das criaturas;
A mulher é o mais sublime dos ideais.
O homem é o cérebro;
A mulher é o coração.
O cérebro fabrica a luz;
O coração, o AMOR.
A luz fecunda, o amor ressuscita.
O homem é forte pela razão;
A mulher é invencível pelas lágrimas.
A razão convence, as lágrimas comovem.
O homem é capaz de todos os heroísmos;
A mulher, de todos os martírios.
O heroísmo enobrece, o martírio sublima.
O homem é um código;
A mulher é um evangelho.
O código corrige; o evangelho aperfeiçoa.
O homem é um templo; a mulher é o sacrário.
Ante o templo nos descobrimos;
Ante o sacrário nos ajoelhamos.
O homem pensa; a mulher sonha.
Pensar é ter , no crânio, uma larva;
Sonhar é ter , na fronte, uma auréola.
O homem é um oceano; a mulher é um lago.
O oceano tem a pérola que adorna;
O lago, a poesia que deslumbra.
O homem é a águia que voa;
A mulher é o rouxinol que canta.
Voar é dominar o espaço;
Cantar é conquistar a alma.
Enfim, o homem está colocado onde termina a terra;
A mulher, onde começa o céu.

Víctor Hugo (Citador)