Prosimetron

Prosimetron

sábado, 5 de agosto de 2023

Os meus franceses - 954


Os meus franceses -


Marcadores de livros - 2749

Depois de ler o comentário da Maria, vi que me esqueci de 'explicar' o que me levou a juntar estes marcadores: praia, piscinas e água. Verão!

Acho que a foto da vila atrás parece-me ser o Estoril (nos anos 1940?).
O livro nunca o li.


Caixa do correio - 205

Lindos estes selos franceses sobre Bratislava, cidade que não conheço. Quando fui à Checoslováquia (ainda estava unida) só visitei a Boémia e adorei. Pensei voltar para visitar a Eslováquia, mas não se proporcionou.


sexta-feira, 4 de agosto de 2023

Boa noite!

Julie Dawn (1920-2000) canta «Blue Star».

Da Beira Baixa - 13

Girassóis e gazânias.
Fotos da Maria.

O que estamos a ler? - 16

Estou a ler e a adorar este livro com a descrição de uma viagem que Julio Llamares fez por Trás-os-Montes, em agosto de 1995, sete meses após a morte de Miguel Torga.
Fui pela primeira vez a Trás-os-Montes com seis meses, de comboio. Imagino que não terá sido uma viagem fácil e como devem perceber não me lembro de nada. Depois durante 18 anos todos os anos em setembro passava uma semana nessa região do país. Só quem não conheceu Trás-os-Montes nos tempos anteriores à democracia pode dizer que nada aconteceu no Portugal profundo. Já lá voltei umas vezes depois de 1995 e  as condições de vida mudaram para bastante melhor.
Olhando para aquelas terras, Llamares 'ouve' Ortega y Gasset a perguntar: «¡Esta pobre tierra de Guadalajara y Soria, esta meseta superior de Castilla!… ¿Habrá algo más pobre en el mundo?» E a resposta de Llamares é: «Sim. Trás-os-Montes, em Portugal!»

Barcelona: Penguin, D.L. 2016. (Debolsillo)

«No Café Leão [em Vinhais...], um lugar amplo e escuro onde o viajante entra para tomar a sua cerveja, dúzias de fregueses estão a jogar ás cartas, alheios á musica e ao ruído que se ouve lá fora. Ruído também fazem eles bastante, cantando cada jogada e batendo nas mesas. O viajante aguenta algum tempo - até se recompor dos 35 graus - mas, por fim, sai do café [...].»

Rebordelo.

«[...] pelas ruelas da aldeia, que o sol castiga com força, o viajante encontra homens e mulheres que conversam amavelmente á porta das suas casas enquanto os filhos jogam futebol ou andam de bicicleta. Outros, mais solitários, passeiam tranquilamente ou dormitam à sombra de alguma árvore ou protegidos pelas casas. Muitos devem ser emigrantes, mas parecem felizes por estar agora na sua aldeia. pelo menos, matam o tempo, coisa que o viajante duvida que possam fazer em França, ou na Suíça, ou na Alemanha, por mais que estes países sejam o centro do mundo e o lugar onde encontraram solução para a sua pobreza.»

Castelo de Monforte.

«O castelo, inteiramente de granito, tal como as aldeias próximas, está quase desmoronado, ams dos seus arredores, vê-se toda a várzea do Tâmega e as colinas de Trás-os-Montes praticamente até ao infinito: para o norte, as montanhas da Galiza, rotundas e ameaçadoras, quase à distância de uma pedrada; a oeste, o rio Tâmega, com Chaves nas suas margens, entre canais e hortas; para sul, as colinas de Valpaços, por onde corre o Tua, e, a este, a estrada que vai para Vinhais e Bragança e por onde chegou o viajante. Todo um mundo de cores e sons estendidos aos pés do castelo como se fosse uma toalha [...].»

Este livro ainda aqui vai voltar. 
                  
Lisboa: Difel, 1998

A tradução portuguesa está esgotada. A Quetzal bem a podia reeditar na sua col. Terra incógnita. Ou a Tinta da China na sua col. Literatura de viagens.

Marcadores de livros - 2748


Não sou apreciadora de cerveja, mas gosto de uma imperial quando está muito calor. E gosto de receitas com cerveja.

No Dia Internacional da Cerveja.

quinta-feira, 3 de agosto de 2023

Boa noite!


O Papa Francisco e Portugal

A Jornada Mundial da Juventude impõe-se na vida nacional. A Igreja e o Estado são um elo histórico incontornável.

Escolhi a citação do Papa Francisco para partilhar com todos.

Primeiro discurso na JMJ Lisboa 2023 / Foto: REUTERS/Guglielmo Mangiapane
https://noticias.cancaonova.com/especiais/jmj/lisboa-2023/papa-fala-de-lisboa-e-destaca-a-jmj-e-uma-ocasiao-para-construir-juntos/

***


“O amor não precisa de profundos conhecimentos teológicos, que são todavia necessários, (...). 
[O amor] pode mudar o mundo, mas muda primeiro a nós mesmos”.
Papa Francisco, 
https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2021-06/videomensagem-papa-francisco-john-17-movemente.html

Bom dia!

À mesa

Pintura de Giovanni Giacometti (1868-1933)
Pintura de Maximilian Lenz (1860-1948)
Pintura de Ksenia Stekolshchilkova

Marcadores de livros - 2748


Dois lindos marcadores, editados pelo Monton de marcapaginas.

Quando Isaltino é mais papista que o Papa...

«Aliás isto vê-se, com frequência, acentuado pela desilusão e a aversão que alguns nutrem face à Igreja, devido às vezes ao nosso mau testemunho e aos escândalos que desfiguraram o seu rosto e que nos chamam a uma humilde e constante purificação, partindo do grito de sofrimento das vítimas que sempre se devem acolher e escutar.»
Papa Francisco - Homília nos Jerónimos, 2 ago. 2023

Vamos lá a ver se é desta que a Igreja portuguesa se vai encontrar com as vítimas e ouvi-las. E por os padres abusadores (que já não podem ser julgados) fora da Igreja.
Cartaz que, financiado por 300 pessoas, foi colocado em três outdoors de Lisboa, Oeiras e Loures e que visa servir de memorial às vítimas dos abusos sexuais de menores por parte de membros da Igreja. O presidente da Câmara de Oeiras resolveu mandar tapar o cartaz que estava colocado na sua autarquia. Incrível! De que lado é que ele está? Do lado das vítimas ou dos agressores?
Se não fosse esta idiotice, a maioria das pessoas (como eu) nem sequer tinha sabido da colocação destes cartazes.

Lixo fora dos contentores

Telheiras, 1 ago. 2023

Dois contentores: o amarelo para colocar roupa usada e o azul para garrafas. Pois rara é a semana que os contentores não estão ornamentados com os lixos de casas vizinhas: das limpezas dos pequenos jardins privados, os restos de armários de cozinhas, ou loiças sanitárias de renovações; garrafas de plástico, latas de cerveja, muitos sacos com garrafas, e mesmo lixo comum.
O plástico e as latas de bebida podiam pô-lod nos caixotes do lixo que cada casa tem para o efeito; as garrafas neste contentor azul e o resto telefonar para a CML para saber quando podem vir buscar o lixo que não se pode meter nos contentores.
Na semana passada a ornamentação era muito mais exuberante: ocupava o passeio todo.
Depois queixam-se dos impostos que pagam(os).

Telheiras, 2 ago. 2923

Ontem já com mais um frigorífico.

quarta-feira, 2 de agosto de 2023

Boa noite!


Foi hoje posta a circular esta moeda de €5,00, da autoria de Francisco Providência.

Os cozinhados de Paola Falier - 3


«Paola trouxera para casa ravioli di zucca e preparara-os com folhas de salva  ligeiramente salteadas em manteiga, abafando-os depois com parmigiano. Depois disso ela virara-se para o funcho, servindo-o entremeado com pedaços de vitela frita que tinham passado a noite anterior no frigorífico, marinando numa massa de rosmaninho, alho, sementes de funcho e pancetta picada.
«Enquanto comia, deliciado com a mistura de sabores e a agradável acidez do seu terceiro copo de Sangiovese [...].»
Donna Leon - Assassínio na Academia. Lisboa: Planeta, 2009, p. 148

Bom almoço!

Marcadores de livros - 2747

Verso e reverso.

Obrigada, Jad!

Marcadores de livros - 2746





Versos e reversos de blocos de marcadores-calendário.

Ver outros aqui, aqui, aqui e aqui.

terça-feira, 1 de agosto de 2023

Boa noite!


Um filme muito bom e que me deu a conhecer Oppenheimer para lá do criador da bomba atómica. 
Robert Oppenheimer nasceu em Nova Iorque a 22 de abril de 1904, filho de imigrantes judeus de origem alemã.  Após a invasão da Polónia, em 1939, um grupo de cientistas judeus, entre os quais Oppenheimer, Albert Einstein, Leo Szilard e Eugene Wigner, acharam que os americanos tinham de criar a bomba atómica antes dos nazis.
Quando a bomba foi lançada sobre Hiroshima e Nagasaki e Oppenheimer viu o efeito que a bomba teve, afirmou que tinha as mãos manchadas de sangue, o que não agradou a alguns americanos que lhe moveram 'uma caça às bruxas'. 
No passado, Oppenheimer tinha gasto muito do seu dinheiro para apoiar os republicanos na Guerra Civil Espanhola. Foi uma curta época em que Oppenheimer foi compagnon de route dos comunistas, de que se afastou quando viu como Estaline tratava os cientistas.
Os EUA no seu melhor e no seu pior.
Um filme cheio de estrelas, com ótimas interpretações: Cillian Murphy, Emily Blunt, Matt Damon e Robert Downey Jr. 

Uma jarra com flores

 Para a MR, 

Esta jarra foi composta por mim. 

Cana, Jarros e Flor de Rícino,  Ricinus communis, vulgo Mamoneira. Esta planta foi introduzida na Madeira nos finais do século XVIII. É invasora.

                          (https://ifcn.madeira.gov.pt/images/Doc_Artigos/Biodiversidade/Projetos/controloplantas/rcino.pdf)


Para todos os votos de férias felizes!



Obrigada, MR!:))

Parabéns à Seleção Portuguesa de Futebol Feminino!

Quando toda a gente estava à espera que Portugal perdesse este jogo com uma  cabazada de golos, a Seleção Portuguesa de Futebol Feminino empatou o jogo com a seleção dos EUA, bicampeã mundial.
Não vi o jogo.

Mulheres a ler - 3

 

William Etty (1787-1849) - Rapariga a ler, 1842
York Art Gallery
Giuseppe Amisani (1879-1941) - De manhã a ler, 1930
Hans Vautier (1891–1979) - Senhora a ler, 1950
Marius Borgeaud - Rapariga a ler, ca 1918.
Emilio Grau Sala (1911-1975) - Mulher a ler
Paul Kayser (1869-1942) - Interior com Mélanie, 1915
Max Agostini (1914-1997) - Mulher a ler
André Devambez (1867-1943) - Mulher a ler

Para a Justa.

Jornada Mundial da Juventude

Moeda de €2,00 da autoria de João Duarte.

Selos dos CTT.

Versos e reversos de três marcadores (?).

Até final da semana não sairei muito de casa, ou dos arredores. Lisboa deve estar um pandemónio.

Parabéns, Marcapáginas de mi colección!

Com uns marcadores em acordeão (virtuais, porque não os tenho), inspirados em obras de Botticelli. 
,
Nascimento de Vénus, 1483
Florença, Uffizi
Primavera, 1482
Florença, Uffizi
Retrato de uma jovem (provavelmente Simonetta Vespucci, que aparece noutras obras do artista), ca 1480
Francfort/Main, Städel Museum
Retrato póstumo de Simonetta Vespucci, ca 1475-1480.
Berlim,  Gemäldegalerie
Simonette Vespucci deve ter sido a inspiração para o marcador da esq.

Longa vida ao blogue e à Justa!