Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

Boa noite!

Não Simão é um grupo com alguns anos, mas que eu desconhecia. Aqui cantam um poema de Cesário.

A caminho do 25 de Abril - 2

Octávio Pinto, então cabo miliciano.

«"Óh Pinto, arranje-me uma sala para uma paródia. Agarre na motorizada e vá tratar disso”. Octávio Pinto, antigo militar, reproduz o pedido que, há 50 anos, recebeu do seu comandante de companhia no então Regimento de Infantaria n.º 5, em Caldas da Rainha, onde era cabo miliciano.» (Daqui)

Casa da Música de Óbidos, onde teve lugar a patuscada para organizar o 25 de Abril e onde se vão hoje encontrar alguns dos militares que nela participaram. E outros.
Estes é que restauraram Portugal.

Da Beira Baixa - 15

Fotos Maria, 30 nov. 2023.

Dois belos tapetes de folhas. Mas só para olharmos porque por um pé em cima deles será com manteiga...

Caixa do correio - 224


Selos alemães, franceses, italianos, portugueses e espanhóis.

No Dia da Filatelia, com agradecimentos a quem mos enviou.

Marcadores de livros - 2870


No Dia da Filatelia, um marcador artesanal.

quinta-feira, 30 de novembro de 2023

Boa noite!

Foi com muita tristeza que hoje soube da morte de Shane MacGowan, vocalista de The Pogues. 😢

Lembrar o livreiro Fernando Fernandes

Ver a montra que a Livraria Lumière dedica ao livreiro Fernando Fernandes (1934-2018) da saudosa Livraria Leitura.

Livro e marcador - 102

Foto Maria.

No Dia da Livraria e do Livreiro.

Livro e marcado(es) - 101

Foto Maria.

E mais um marcador  de um livro que ainda não li, mas está na lista:


A propósito de Woody Allen fazer hoje 88 anos. Parabéns!

Marcadores de livros - 2869

Um marcador da livraria L'Intraquille Plazza.

Com um agradecimento a quem mos enviou.

quarta-feira, 29 de novembro de 2023

Boa noite!


Livros de cozinha - 142

Exeter: Webb & Bower, cop. 1985.

O que começou com uma série de desenhos e notas culinárias numa viagem que Leslie Forbes fez a Itália, transformou-se neste livro que revela a paixão que a ilustradora e cozinheira tem pela região da Toscânia. Nele, ela escreve sobre a comida, o vinho e os habitantes da região. Um livro escrito com amor, o que é sempre agradável de se ler.


Marcadores de livros - 2868

Mais uns marcadores para evocar o Dia das Livrarias que se comemora amanhã.





Versos e reversos


Verso e reverso.


Um vídeo de 2019.

Para a Cláudia, com agradecimentos ao Jad, a Mondopunts, a Ph. e à Sara. 

segunda-feira, 27 de novembro de 2023

Boa noite!


«O Fado», de Malhoa

José Malhoa - O Fado, 1910
Lisboa, Museu do Fado

«"[Malhoa] contou-me que perdeu muito tempo a encontrar o tipo de fadista [...] ao lado da mulher da vida esbandalhada e descomposta." Encontrou-os na rua do Capelão . Amâncio Augusto Esteves, rufia que fadistava, e Adelaide, conhecida por 'Adelaide da Facada', daí a inclinação exagerada da pose "esbandalhada". Era para ela tapar a face esquerda com uma naifada.~«A pintura, diz-se, atrasou um pouco porque por vezes Amâncio voltava de uma breve passagem pela esquadra e embirrava com a alça da blusa de adelaide, que na pintura descera mais do que os ciúmes dele permitiam. E lá tinha Malhoa de retocar um pouco menos de seio atrevido. Em 1910 o quadro estava pronto. está lá tudo, a chinela no pé, o Senhor dos Passos, a lamparina de querosene, o pote de manjerico, um cigarro nos dedos dela, a garrafa de vinho e os olhos avinhados dele, amis a banza...» 
José Ferreira Fernandes - Martim Moniz: Como o desentalar e admirar. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2023, p. 73-74

Letra de José Galhardo; música de Frederico Valério.

Marcadores de livros - 2866


Operação Weitsprung foi o nome de código de um complot nazi fracassado, que visava assassinar ou capturar os «Três Grandes», na Conferência de Teerão. Esta reuniu pela primeira vez os três estadistas aliados: Churchill, Roosevelt e Estaline, e teve lugar de 28 de novembro e 1 de dezembro de 1943 - há 80 anos!

75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

 




"Introdução 

A Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas a 10 de dezembro de 1948, no Palais de Chaillot em Paris, foi elaborada para responder diretamente às calamidades e atos bárbaros vividos pelos povos do mundo durante a Segunda Guerra Mundial. 

A Declaração dá corpo aos valores universais que transcendem culturas, nações e regiões, e proclama os direitos inalienáveis aos quais todos os seres humanos, independentemente da sua raça, cor, religião, sexo, idioma, opinião política ou outra, origem nacional ou social, propriedade, nascimento ou outra condição têm inerentemente direito enquanto seres humanos. 

O texto é composto por 30 artigos. 

Em junho de 1946, após o conflito mais mortal que o mundo já havia visto, o recém-criado Conselho Económico e Social das Nações Unidas estabeleceu a Comissão de Direitos Humanos, composta por 18 membros de várias nacionalidades e origens políticas. A Comissão, órgão permanente das Nações Unidas, foi constituída para conceber e redigir o texto. Estabeleceu um Comité Especial de Redação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, presidido por Eleanor Roosevelt, para redigir os artigos da Declaração. O Comité reuniu-se em duas sessões ao longo de dois anos.

O canadiano John Peters Humphrey, diretor da Divisão de Direitos Humanos do Secretariado das Nações Unidas, foi encarregue pelo secretário-geral das Nações Unidas de trabalhar no projeto. A ele juntaram-se outros especialistas de renome, incluindo René Cassin de França, Charles Malik do Líbano, Peng-chun Chang da China, William Hodgson da Austrália, Hernán Santa Cruz do Chile, Alexander Bogomolov da União Soviética e Charles Dukes (Lord Dukeston) do Reino Unido. Humphrey forneceu o rascunho inicial que se tornou o texto de trabalho da Comissão. 

Depois de o Comité ter terminado o seu trabalho em maio de 1948, o projeto foi discutido pela Comissão de Direitos Humanos, o Conselho Económico e Social e o Terceiro Comité da Assembleia Geral antes de ser submetido a votação em dezembro de 1948. Muitas emendas e propostas foram feitas pelos Estados-membros da ONU durante o processo. 

Hoje, a Declaração Universal dos Direitos Humanos é o texto mais traduzido em todo o mundo. Um testemunho da sua própria universalidade."