Prosimetron

Prosimetron

sábado, 30 de janeiro de 2021

Boa noite!


Billie Eilish (que eu não conhecia) é mais uma sugestão da Maria. Obrigada!

Almoço com Lizzy e Mr. Darcy

Já que não posso almoçar fora, vou aqui fazer uma refeição virtual com Fitzwilliam Darcy, socorrendo-me de uma oferta que tive no Natal, mas a que já me tinha aqui referido. E porque não convidar Elizabeth Bennet para o almoço?

London; New York: Cico Books, 2020

As receitas do livro, bem feito e com muito boa apresentação,  inspiram-se nos livros e nas cartas de Jane Austen. 
Vamos então começar com um «Newcastle pickled salmon», que se faz assim:
Poe-se 300 ml de cerveja e sal num tacho a ferver. Colocam-se os filetes de salmão dentro 7-8 minutos.  Depois retiram-se do líquido e guardam-se ambos separados no frigorífico de um dia para o outro.
No dia seguinte coloque o líquido num tacho e junte 150 ml de vinagre de vinho branco, 1/2 colher de chá de noz moscada, 1/2 colher de chá de cravinho, 1/2 colher de chá de pimenta preta em grão, 1 pouco de chili e um bocado de gengibre fresco. Leve o tacho ao lume a ferver 5 minutos.
Coloque o salmão num recipiente para servir e deite-lhe o molho por cima, de modo a cobrir todo o peixe. Cubra-o com película aderente e coloque no frigorífico três dias.
Pen Vogler  diz que Mrs. Raffald cobria este prato com bastante pimenta pimenta preta forte e que o prato se aguentava um ano inteiro. Um dia destes vou experimentar este prato, mas só com um filete de salmão e comê-lo passado três dias.
E quem é Mrs. Raffald? Saiba amanhã.

Obrigada, Paula e Rui.

A Bolsa do Comércio, em Paris

 


Quando os museus reabrirem. Paris vai contar com mais um espaço museológico: a Bolsa de Comércio - Coleção Pinault, uma enorme e importante coleção de arte contemporânea
O edifício foi reabilitado segundo projeto do arquiteto japonês Tadao Ando.
Tanto o edifício como a coleção devem merecer uma visita.


Covid 19: O testemunho de Isabel do Carmo


A médica Isabel do Carmo esteve internada dez dias com covid-19 no Hospital de Santa Maria, em Lisboa. Este é o seu testemunho, que é também um alerta e um gesto de reconhecimento. Foi publicado no Público de ontem. Leia aqui.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Boa noite!

Gosto imenso de Bob Dylan e esta Emma Swift canta-o muito bem. Obrigada, Maria, por ma ter dado a conhecer.

Leituras na pandemia - 46


Lisboa: Relógio d'Água, 2017

O Comissário Brunetti recebe um telefonema da dottoressa Fabiani (não é só por cá que há 'doutores' e 'doutoras' à fartazana), bibliotecária-chefe da Biblioteca Merula, informando-o de um roubo.
Não consegui localizar nenhuma  biblioteca Merula em Veneza, que Donna Leon coloca em Zattere, que fica ao sul de Veneza e é uma das zonas mais antigas da cidade. A ideia para escrever este livro foi-lhe dada por um roubo havido na Biblioteca Girolamini, em Nápoles. em 2013.

Biblioteca Girolamini

O provável ladrão, «Joseph Nickerson, nascido no Michigan há trinta e seis anos, residindo atualmnente no Kansas. Isso dizia-lhe o passaporte; a fotografia dizia-lhe que o homem tinha cabelo e olhos claros, um nariz um bocadinho grande demais para o rosto e uma pequena covinha no queixo. A sua expressão era neutra e relaxada, o rosto de um homem sem segredos, de alguém ao lado de quem nos poderíamos sentar num avião, durante um voo curto, e falar sobre desporto ou sobre o quanto as coisas em África eram terríveis. Mas, não, pensou [Brunetti], sobre livros antigos.» (p. 33) Qual será o aspeto das pessoas que se interessam por livro antigo? Seria interessante saber qual a ideia que cada um de nós tem sobre o assunto. 
Para além do suspeito Nickerson, há ainda um leitor que faz parte da mobília da casa e que é conhecido entre os funcionários por Tertuliano.
Para além de terem desaparecido muitas páginas com gravuras e mapas de livros de viagens também desapareceram dois livros: «Uma tradução para alemão do Delle Navigationi et Viaggi, de Ramusio, e uma edição de Paesi noua[mente], de Montalboddo, de 1508.» (p. 32)
Ed. de Veneza. (Não encontrei a tradução alemã.)

Parece-me que esta obra do cartógrafo Montalboddo se intitula Itinerarium Portuggensium e Lusitania in Indiam et Inde...

Para Jad. (Espero não ter feito nenhuma bacorada ao escolher estas imagens.)

Biblioteca Querini, em Veneza. Foi este o modelo de Dona Leon para a Biblioteca Merula.

Acrescento em 30 jan., 17h42:
O Jad encontrou um site sobre bibliotecas venezianas, onde onde já tinha andado, mas não tinha lido os comentários. Assim, Katia responde num comentário a uma pergunta de Hélène G. sobre a biblioteca Merula:
«Thanks for this comment. As you have probably read by now, the library in the book of Donna Leon is a fictive one. It is however based on her visits to these authentic libraries in Venice, and most likely on the Querini as I saw some pictures of her there. 
« For your information, if you like the stories of Brunetti, you will probably be interested in my post which guides you around the different locations in Venice from the Donna Leon books. You will find out where he lives, where Paola works etc. You can read it here.

Marc Riboud: histórias possíveis


Por ocasião do legado de toda a sua obra, o Museu Guimet (Paris) organiza a primeira retrospetiva de Marc Riboud. 
Desde a adolescência que Marc Riboud, silencioso, olhava e fotografava. Primeiro em Lyon, a sua cidade natal, depois pela Europa e mais tarde pelo Oriente. Entrou para a agência Magnum e a maioria das suas viagens teve a Ásia como destino, fotografando situações dramáticas de um mundo em transformação, com um olhar humanista. 
Esta exposição pode ser vista até 3 de maio.


quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Boa noite!

 


Veja aqui.

Emilia Pardo Bazán

Página de janeiro de um calendário que veio de Lugo.. 

Este ano passa o centenário da morte de Emilia Pardo Bazán, falecida a 12 de maio de 1921.

Almas gemelas 

Mitades de una gota de rocío 
con que el mar, al beberla, 
en lo profundo de su seno frío 
cuaja una sola perla;
átomos del perfume de la rosa 
que el viento mece unido;

notas que vibra el arpa melodiosa 
iguales en sonido; 
estrellas dobles que en el alto cielo 
una órbita describen; 
almas gemelas que en el triste suelo 
de un pensamiento viven;
esto sin duda son los que se quieren 
su fe guardando entera,
y acaso pasarán cuando aquí mueran 
a amarse en otra esfera.

Emilia Pardo Bazán 

Para Justa e Luisa.

Marcadores de livros - 1811

Nesta época de máscaras...
Em cima frente de quatro marcadores de máscaras do Museu da Farmácia (Lisboa). Em baixo, um 'marcador' que acompanha os quatro outros, explicando esta coleção, e os reversos dos de cima.

Quem não conhece o Museu da Farmácia, deve visitá-lo depois do confinamento. É um dos bons museus de Lisboa. Abriu um no Porto, que não conheço.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Boa noite!


 

Parabéns, JP!

 Parabéns JP, um dia feliz!


Um desafio no dia dos anos. Onde se localiza esta abóbada?



Marcadores de livros - 1810

Dois marcadores (variantes) para o mesmo livro. 

Leituras na pandemia - 45

Alfragide: Oficina do Livro, 2020

Li há muitos anos um livro para crianças de Michael Rosen de que gostei bastante: Vamos à caça do urso
No final do ano vi nas livrarias este novo livro de Michael Rosen e comprei-o para os meus netos, mas já o li e gostei.
Michael Rosen ouvia em criança histórias sobre os seus tios-avós, um relojoeiro e o outro dentista, que antes da II Guerra Mundial viviam em França e percebeu que a família nunca mais tinha sabido nada deles. 
Um dia, o inglês Michael Rosen tenta descobrir o que lhes teria acontecido. Pesquisa na net e descobre uns familiares na América. Viaja para os Estados Unidos onde lê cartas enviadas de França por familiares e vai até França para ver se encontra descendentes.
É esta a história que Michael Rosen conta neste pequeno livro, a que junta poemas seus antigos. Um modo de explicar o Holocausto aos mais jovens. E porque ele também espera «que este livro venha a fazer parte de uma conversa mais abrangente acerca das guerras e das crises de refugiados.»
É pena que este autor só tenha dois livros traduzidos em Portugal.

«As pessoas fogem da guerra.
Por vezes escapamos.
Por vezes não.
Por vezes somos ajudados. 
Por vezes não.»

De People Run.


Parabéns, JP!

 


Tenha um dia feliz!

Desta vez escolhi uma revista que provavelmente já tem.. 


Napoleão faleceu há 200 anos, em 5 de maio de 1821. Para assinalar este bicentenário, Le Point visitou cerca de 50 locais napoleónicos, dos mais emblemáticos aos mais surpreendentes, passando pelos mais secretos. 
Dadas as restrições que temos presentemente para viajar, pode fazê-lo no sofá através dos textos de Thierry Lentz, Patrice Gueniffey, Arthur Chevallier, Irene Delage ou Christine Orban. 
Há muito turismo napoleónico. Em Portugal há percursos com rotas militares, que não são contempladas nesta revista, dado Napoleão nunca ter estado no nosso país.

terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Boa noite!


Um quadro por dia - 512


 

Este Abraão recebe os três anjos , óleo sobre madeira, 1646, é uma das 136 cenas bíblicas pintadas por Rembrandt, e uma das 5 ainda em mãos particulares - no caso, no mesmo proprietário desde 1848.

É vendido amanhã, na Sotheby's de Nova Iorque, com uma avaliação em euros de 6,5 a 24 milhões.

Um quadro do dia a pensar na Ana, embora com atraso :)

Humor pela manhã


 Pode não parecer, mas é humor eleitoral .

Bom dia !

Caixa do correio - 165


Bailarinas de René Lalique

Umas peças da exposição René Lalique:

Pregadeira
Placas decorativas, 1913

Para a Ana.

Vista de Lisboa de Lisboa à época da Revolução de 1820

 Confesso que não me lembro de ter visto esta imagem de Lisboa, a partir de Cacilhas, gravada no começo do século XIX. 


 Dedicado a MR que nos tem recordado os passos da Liberdade, vividos com a revolução de 1820.


segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Boa noite!


Natsumi Hayashi

Fui procurar «as raparigas que voam» de Natsumi Hayashi, por sugestão da Maria. Não conhecia e gostei das fotos, que podem ser vistas aqui. Contudo a razão destas fotos é triste.

«Our ten year old family member Mitsou has departed to her eternal journey to heaven on November 19, 2019. Her soul has been full of beautiful memories of her friends who have loved her. Mitsou has definitely been one of the happiest cats in the world. Thank you Mitsou, we will never forget the great days you have given us. See you again.»


Marcadores de livros - 1809

Uma geminação com Marcapáxinas da Cairesa que por sua vez geminou com Monton de Marcapaginas.


Barcarena: Presença, 2019
Barcarena: Marcador, 2013

Entretanto há outro livro com a mesma 'temática' de que não tenho marcador:

Loures: Alma dos Livros, 2018

Para Luisa.

domingo, 24 de janeiro de 2021

Uma outra Lisboa

 Parabéns Ana

Estava em busca de uma imagem para lhe dar os parabéns e encontrei esta da Grande Patisserie Lisboa, mas ....


.... o resto da história é para a Ana construir

Boa noite!


Cortes Constituintes

Roque Gameiro - As Cortes Constituintes de 1820. In: Quadros da História de Portugal, 1917

Decorreram entre 24 de janeiro de 1821 e 4 de novembro de 1822 no Palácio das Necessidades, em Lisboa.

Marcadores de livros - 1808


Nunca é tarde para o Prosimetron desejar a todos um Feliz 2021, através de um pássaro de Chagall.

L'oiseau bleu au-dessus du village.

Vote!



Parabéns, Ana!

 


E dois interiores, com janela ao fundo, do pintor suíço Marius Borgeaud:

Femme ravaudant 

Femme assise de dos

Um dia feliz!