Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 14 de maio de 2021

Boa noite!

 

Leituras na pandemia - 56

 

Durrell. Foto de Mark-Gerson, 1968

«Acho [...] que em Inglaterra, vivendo como se não fôssemos parte da Europa, vivemos contra o pão que alimenta os nossos artistas, compreende? Parece haver nisto algo de psicologicamente encravado, não sei porquê. Isso pode ver-se refletido até em pequenos aspetos primários como esta coisa agora do mercado - o Mercado Comum Europeu. É puramente psicológica, esta sensação de que nós somos terrivelmente superiores para nos juntarmos a um monte de continentais em qualquer coisa que eles façam. E penso que é por isso que é decisivamente importante que os jovens artistas se identifiquem mais e mais com a Europa. Quanto a mim, aderi ao Mercado Comum, tal como ele é. Mas, repare, isso não qualifica a origem de uma pessoa ou as suas atitudes em relação ás coisas. Quer dizer, se eu escrevo, escrevo para Inglaterra. E enquanto eu escrever para Inglaterra é para Inglaterra que terei de escrever.»
Lawrence Durrell, entrevista a Gene Andrewski para a Paris Review, 1959.
In: Entrevistas da Paris Review. Lisboa: Tinta da China, 2009, vol. 1, p. 145.

Parabéns, Memórias e Imagens!


Longa vida para o blogue e para quem o faz!

Um quadro de Fritz Gartner para a secção «Pintando ao Ar Livre» de Memórias e Imagens:


quarta-feira, 12 de maio de 2021

Boa noite!


Jardins - 46

 

No final da linha 9 do Metro de Paris, encontra-se o parque nacional de Saint-Cloud. Este imenso espaço verde teve em tempos um castelo e é um dos jardins típicos de Le Nôtre com as suas perspetivas retilíneas e as suas fontes. Mas o parque tem grandes prados e uma vista única sobre Paris.
Nunca aqui estive, mas já está na lista.


Marcadores de livros - 1881



Dois marcadores para uma benfiquista (não encartada) saudar os sportinguistas. A última vez que o SCP ganhou o campeonato tinha sido em 2002 quando a equipa era treinada pro Bölöni.
Peyroteo é uma das glórias do futebol do clube.

Para a Ana.

domingo, 9 de maio de 2021

Boa noite!

Fui ver A Última Rodada. Gostei bastante. E garanto-vos que, depois de um daqueles cocktails qualquer um dançaria até cair. O filme tem uma belíssima banda sonora.
 

Provins, cidade medieval


João e Luís, olhem para esta beleza que fica a 1h30 de Paris, com partida da gare de l'Est e saída em Provins. Para fazer quando for possível.

Sardinheiras

Lisboa, 3 maio 2021

Para a Paula e o Rui.