Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

25 canções de Bob Dylan que merecem o Nobel - 14

I’d Have You Anytime (1970)

Dylan não cantou esta canção, mas compo-la, em 1968, com George Harrison, que a interpreta a abrir o seu álbum All Things Must Pass». Declaração de amor ou ode à amizade? 
Com a guitarra de Eric Clapton.

Bom dia !





O médico que virou cantor, e já vai no terceiro ( e homónimo ) álbum .

Da vinheta

 25-26 de Outubro de 1917 ( cal.juliano ) : Usando como distracção o 2º Congresso dos Sovietes, que decorre no Instituto Smolny, Lenine e Trotsky iniciam o seu golpe durante a noite, sendo ocupadas todas as estações de comboios, centrais telefónicas, pontes, bancos e o quartel general no Palácio dos Engenheiros.
 O Governo Provisório, instalado no Palácio de Inverno de São Petersburgo, recusa render-se, pelo que o palácio é bombardeado pelos canhões do cruzador Aurora e da Fortaleza de Pedro e Paulo. Kerensky foge da cidade num carro emprestado pela Embaixada dos EUA. É assaltado o Palácio de Inverno, com o saque e destruição sobejamente conhecidas.
  ( Ivan Vladmirov, Assalto ao Palácio de Inverno, óleo sobre tela, 1917 )

Com data de 26 de Outubro, são emitidos os Decretos sobre a Paz e a Terra, o Governo Provisório é substituído pelo Comité Revolucionário Militar do Soviete de São Petersburgo, é criado o Sovnarkom - Conselho dos Comissários do Povo.
O novo poder vai ficar ainda mais seis meses em São Petersburgo, só se transferindo para o Kremlin de Moscovo em Abril de 1918. A guerra civil russa vai durar mais, até 1921 .

Life in the Computer Age - 6


Marcadores de livros - 861

Uns lindos marcadores do Museu de Sant Gugat. Fica-se logo com vontade de ir até Sant Cugat del Vallès. :)


Para Justa.

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Napalm de Claude Lanzmann



Passou ontem no DocLisboa. Gostei. Uma recordação querida com 58 anos que permanece viva na memória de Lanzmann.

Lá fora - 322






Últimos dias para visitar esta De nature en sculpture, na Fondation Villa Datris pour la sculpture contemporaine, em L'Isle-sur-la-Sorgue.
Várias gerações de escultures que têm em comum nas suas obras terem a natureza como matéria prima ou como inspiração.

Humor pela manhã


Uma sugestão para o almoço :)

Bom dia !





Do novo álbum .

François 1er et l’art des Pays-Bas


O gosto de Francisco I pela arte do norte é muito menos conhecido que o seu interesse pela arte italiana, bem patente em Fontainebleau. 
Até 15 de janeiro pode ver-se no Louvre uma exposição sobre a variedade deste Renascimento pouco conhecido, através de peças de pintura, tapeçaria e joalharia.



Life in the Computer Age - 5



Marcadores de livros - 860

Pormenor do quadro Elefantes de África, de Charles Tournemine (museu d'Orsay).

terça-feira, 24 de outubro de 2017

Boa noite!


Gauguin, o alquimista


Gauguin é um dos maiores pintores franceses do século XIX e um dos mais importantes percursores da arte moderna. Esta exposição traça a sua carreira, nas suas várias facetas: pintura, desenho, gravura, escultura, cerâmica, etc. 
As várias obras apresentadas destacam o trabalho do artista em relação à matéria, bem como o seu processo de criação: há motivos recorrentes nas suas obras.


Marcadores de livros - 859

Gijón, Jardín Botánico Atlántico.
Um daqueles lindos cogumelos que não se devem comer. :)

Com um agradecimento à Justa.


Life in the Computer Age - 4



Túmulos de Camões e Vasco da Gama


Não foram só os túmulos de Inês de Castro e de Pedro que tiveram várias posições cénicas ao longo dos séculos XIX e XX.
Também os Túmulos de Vasco da Gama e de Luís de Camões tiveram várias colocações na Igreja dos Jerónimos. Aqui encontravam-se junto do túmulo do rei Sebastião (julgo que é desse lado).  

Digam lá que este postal não é amoroso


pois.....

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

25 canções de Bob Dylan que merecem o Nobel - 13

The Man In Me (1970)

Um quadro por dia - 384



Este desenho de Canaletto ( 1697-1768 ) faz parte de uma série de 12 representações das festas e cerimónias dos Doges, Feste Ducali, concebidas para serem reproduzidas em gravuras. Esta Coroação do Doge no cimo da escadaria dos gigantes é a terceira da série, e alcançou um novo recorde para um desenho do mestre veneziano : 3 milhões de euros , na Sotheby's de Londres, a 5 de Julho.

Humor pela manhã



Espero que seja o carro dele, porque se for o da Jessica ...

Bom dia !





Rosalia, a " revolucionária do flamenco " como lhe chamam no país vizinho. Boa semana !

Leituras no Metro - 290

É o primeiro livro do norueguês Hans Olav Lahlum que leio e estou a gostar.

Porto: Asa, 2016

Durante um jantar privado, em Oslo, um rico empresário morre inesperadamente. A notícia deixa o detetive Kolbjørn Kristiansen (também conhecido como K2) perturbado porque, na véspera, a vítima o contactara, dizendo temer pela vida. São dez as pessoas que se reuniram no jantar fatal. Todos são suspeitos pois todos tinham motivos para odiar o milionário, e as alterações recentes ao seu testamento podem ter desencadeado o crime. Mas quem, de entre os dez, teria o motivo mais forte? A mulher? A ex-mulher? Os filhos? A secretária ou o seu antigo companheiro de luta? Mais uma vez, K2 recorre à enigmática e genial Patricia Borchmann. Embora esteja presa a uma cadeira de rodas, a jovem tem a mente suficientemente arguta para desenredar a trama de mentiras dos convidados. Mas quando começam a chegar cartas misteriosas a anunciar novas mortes, K2 sabe que tem de agir depressa…
(Texto aproveitado da contracapa.)

Marcadores de livros - 858

Dante - Estampa calcográfica de Joaquim Furnó i Abad, a partir de des. de Grinem.
Barcelona, Biblioteca da Catalunha

A fama que se adquire no mundo não passa de um sopro de vento, que ora vem de um lado, ora de outro, e assume um nome diferente segundo a direção de onde sopra.
Dante

Obrigada, Justa!

Life in the Computer Age - 3