Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Da vinheta

 25-26 de Outubro de 1917 ( cal.juliano ) : Usando como distracção o 2º Congresso dos Sovietes, que decorre no Instituto Smolny, Lenine e Trotsky iniciam o seu golpe durante a noite, sendo ocupadas todas as estações de comboios, centrais telefónicas, pontes, bancos e o quartel general no Palácio dos Engenheiros.
 O Governo Provisório, instalado no Palácio de Inverno de São Petersburgo, recusa render-se, pelo que o palácio é bombardeado pelos canhões do cruzador Aurora e da Fortaleza de Pedro e Paulo. Kerensky foge da cidade num carro emprestado pela Embaixada dos EUA. É assaltado o Palácio de Inverno, com o saque e destruição sobejamente conhecidas.
  ( Ivan Vladmirov, Assalto ao Palácio de Inverno, óleo sobre tela, 1917 )

Com data de 26 de Outubro, são emitidos os Decretos sobre a Paz e a Terra, o Governo Provisório é substituído pelo Comité Revolucionário Militar do Soviete de São Petersburgo, é criado o Sovnarkom - Conselho dos Comissários do Povo.
O novo poder vai ficar ainda mais seis meses em São Petersburgo, só se transferindo para o Kremlin de Moscovo em Abril de 1918. A guerra civil russa vai durar mais, até 1921 .

1 comentário:

Miss Tolstoi disse...

Uma viragem na História.