Prosimetron

Prosimetron

sábado, 12 de novembro de 2016

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Boa noite!



Para a Isabel.

Para todos e em especial para MR!

Para todos, os da casa, em especial para MR, 
e para os nossos visitantes aqui ficam estas castanhas a desejar um 
Bom final de dia de S. Martinho! 


Já viu MR são três castanhas no mesmo ouriço!

Parabéns, Arpose!

Que venham mais sete e mais sete e mais sete...

Parabéns, HMJ e APS.

Campo Grande: Passagem subterrânea de peões

No final da Av. da Igreja existe uma passagem subterrânea pela qual os peões podem atravessar para o Campo Grande. Há dias este acesso pedonal foi encerrado por 180 dias, sem ser dada qualquer alternativa aos peões, a não ser atropelamentos.

Marcadores de livros - 517

Frente e reverso de cinco lindos marcadores da Fundación Cante de Minas (Múrcia).


Homenagem a Cohen!

Mais um cantor que partiu. Uma das canções que gosto.

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Os meus franceses - 500

Para n.º 500, escolhi Benjamin Biolay que é dos novos cantores franceses aquele de que mais gosto. Et je l'aime bien.

Um quadro por dia - 320

 - Como é sabido, Winston Churchill perdidas as eleições a seguir à Segunda Guerra dedicou-se à escrita e à pintura , tendo pintado cerca de 500 telas . Esta vista costeira de Miami, pintada em 1946 , foi vendida num leilão da Boningtons recentemente por 192 000 libras a um comprador britânico .



- Em contrapartida, esta de Gizé, com as célebres pirâmides , não encontrou comprador que desse as pedidas 600 000 libras ...

A arte do retrato - 205

 - O castelo de Villepreux, nos arredores de Paris e pertencente aos viscondes de Saint-Seine pelo casamento desde 1870 , e agora à venda .
 - O recheio do castelo foi todo vendido esta semana pelos ainda actuais proprietários, incluindo quadros acumulados durante os dois últimos séculos .
- Chamou-me a atenção este Portrait de Augustine Bertin de Veaux, pintado em 1809 e que retrata Augustine Bocquet, que pelo casamento levou a terra e o castelo para os Bertin de Veaux . O autor é Girodet-Trioson ( 1767-1824 ) .

Compreendo as vicissitudes que levam as famílias a tudo vender, mas faz-me impressão de qualquer modo este " largar tudo " que não poupou sequer os 2500 preciosos volumes da biblioteca ...

Onde me apetecia estar - 120


O lago artificial da Pampulha , Belo Horizonte, que deu ao nome a um conjunto arquitectónico planeado por Niemeyer e outros , agora Património Cultural da Humanidade conforme decisão da UNESCO de Julho passado . Ao centro, a Igreja de S.Francisco de Assis, só consagrada em 1959, ou seja 17 anos depois da inauguração, dada a relutância da Arquidiocese ...


- O Museu de Arte da Pampulha .

Humor pela manhã



Com um grande sorriso amarelo ...

Bom dia !

Haja esperança ...

Marcadores de livros - 516


Quem perdeu uma luva?

Campo Grande, nov. 2016


quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Boa noite!

Marcadores de livros - 515












Todos da Plataforma Editorial (Barcelona).

Gracias, Luisa!

Nikias Skapinakis: Paisagens Ocultas

«A arte – visual, literária, musical – não serve só para inquietar, ou provocar, mas também para encantar, divertir e apaziguar.»
Nikias Skapinakis 


«As Paisagens Ocultas desenvolvem-se a partir de 2014. São óleos e guaches agrupados numa série de sentido horizontal, a que corresponde uma outra de sentido vertical. O seu espaço, suscetível de ampliação, está identificado por sete planos de cor, delimitados, ou recortados, pelo desenho.
O número sete não tem, aliás, qualquer significado místico. Na verdade, trata-se de uma divisão abstratizante, tão reduzida quanto possível, mas que permite, adequadamente, a expressividade e a densidade de cromatismo do quadro.
As cores, sem nuances, são obtidas pela aplicação de sucessivas camadas lisas e nunca são idênticas através da variação das tonalidades.
A linha negra, que recorta os planos cromáticos, varia de espessura, engrossando e estreitando ao longo do seu percurso. O seu desenho sinuoso devolve à pintura a recordação da paisagem oculta na estrutura abstrata do quadro, impedindo-a de se comportar como não-figurativa.
As Paisagens Ocultas acentuam no meu trabalho uma memória cartazista, aprofundando uma relação com o design, através do rigor no desenho e na aplicação da cor.» (Nikias Skapinakis, 2016)

No Teatro da Politécnica de 9 de novembro a 17 de dezembro
3.ª a 6.ª das 17h00 | Sáb. das 15h00 até ao final do espectáculo

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Boa noite!


Um novo espaço cultural em Hamburgo - a nossa nova vinheta


Inúmeras foram as dissonâncias em torno da construção deste edifício que durou dez anos. Concluída a obra no fim de semana passado, as vozes são agora uníssonas quanto ao novo espaço musical de Hamburgo, a Elbphilarmonie: com duas salas de concerto, um hotel e apartamentos, este belo exemplo de arquitectura moderna, da autoria de Pierre de Meuron, Jacques Herzog e Ascan Mergenthaler,  convenceu em pleno as opiniões mais críticas. Onde décadas atrás se comercializavam tabaco e outras mercadorias vindas de longe, passará a existir um local de espectáculos musicais de vários géneros com uma programação interessantíssima que arranca a 11 de Janeiro de 2017. 
     

Philippe Jaroussky foi o primeiro artista a experimentar a acústica do auditório principal (segunda imagem). O contratenor que se encontra em Hamburgo por ocasião de um concerto a realizar-se hoje noutro espaço da metrópole alemã, teve a oportunidade de vocalizar um pouco a sua voz de ouro e manifestou-se deslumbrado com a Elbphilarmonie, numa entrevista dada ontem à estação televisiva pública ARD.

Por todos estes motivos, a Elbphilarmonie preenche a nossa nova vinheta.


Imagens: Elbphilarmonie; Auditório Prinicipal, Grosser Saal, foto de Michael Zapf; Philippe Jaroussky, foto de Simon Fowler.

Clássicos em Cena na Casa da Achada


O Teatro Maizum apresenta, entre 9 e 12 de novembro, três versões de comédias portuguesas renascentistas, na Casa da Achada.
O ciclo de leituras encenadas, Clássicos em Cena, visa divulgar os clássicos portugueses e apresenta nos dias 9, 10 e 11 de novembro a encenação de um texto escolhido, sempre às 18h30, a que se segue uma tertúlia literária, às 19h30, e que conta com a presença de alguns especialistas da cultura nacional.
A abrir o programa, no dia 9, está o texto Os Vilhalpandos de Sá de Miranda, seguido de tertúlia com José Camões. No dia seguinte tem lugar a encenação da obra Comédia Ulysippo de Jorge Ferreira de Vasconcelos e à conversa estará Silvina Pereira. No dia 11 de novembro o texto escolhido é comédia O Cioso de António Ferreira, sendo que Vanda Anastácio fecha o ciclo de tertúlias.
A dar vida aos textos, dirigidos por Silvina Pereira, estão Augusto Portela, Carmen Santos, Daniel Albergaria, Elisiária Ferreira, Esmeralda Veloso, Eduardo Frazão, Isabel Fernandes, João Ferrador, José Gil, Júlio Martín, Margarida Rosa Rodrigues, Miguel Vasques, Rui Pedro Cardoso, Rogério Jacques, São José Lapa, Silvina Pereira e Susana Sá.
No dia 12 de novembro está planeada uma grande festa dos clássicos onde será apresentada a trilogia de textos, com os momentos encenados a acontecerem às 16h00, às 17h30 e às 19h00, de acordo com a ordem das suas anteriores leituras. A partir das 20h30 haverá espaço para o convívio e oportunidade de provar algumas iguarias.
A entrada é livre, sujeita à lotação do espaço.

No Surrender!


We busted out of class had to get away from those fools
We learned more from a three minute record than we ever learned in school
Tonight I hear the neighborhood drummer sound
I can feel my heart begin to pound
You say you're tired and you just want to close your eyes and follow your dreams down

We made a promise we swore we'd always remember
No retreat, baby, no surrender
Like soldiers in the winter's night with a vow to defend
No retreat, baby, no surrender

Now young faces grow sad and old and hearts of fire grow cold
We swore blood brothers against the wind
I'm ready to grow young again
And hear your sister's voice calling us home across the open yards
Well maybe we could cut someplace of our own
With these drums and these guitars

Cause we made a promise we swore we'd always remember
No retreat, baby, no surrender
Blood brothers in the stormy night with a vow to defend
No retreat, baby, no surrender

Now on the street tonight the lights grow dim
The walls of my room are closing in
There's a war outside still raging
You say it ain't ours anymore to win
I want to sleep beneath peaceful skies in my lover's bed
With a wide open country in my eyes
And these romantic dreams in my head

Cause we made a promise we swore we'd always remember
No retreat, baby, no surrender
Blood brothers in the stormy night with a vow to defend
No retreat, baby, no surrender

No retreat, baby, no surrender


Marcador (frente e reverso) da edição espanhola das Memorias de Bruce Springsteen. Foi uma grande alegria tê-lo recebido. Obrigada, Justa!

Marcadores de livros - 514


O quinto marcador da fila de cima é o reverso dos referentes ao tema «Et si vous aviez eu 20 ans en 1914...»

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Boa noite!

Vamos ter saudades de Obama.

Biografias e afins


Não exactamente uma biografia, mas antes memórias sobre a sua mãe, uma Primeira Dama francesa muito estimada e cujo legado , a fundação que leva o seu nome, ainda hoje prestigia a sua memória .

Claude, Alain Pompidou , Flammarion, 350p, € 19 .

Para a sobremesa ...





Uma nova pastelaria parisiense, La Meringaie, especializada em merengues : Rue de Levis, 21 . lameringaie.com

Onde me apetecia estar - 119

 Em 1968, para salvar o seu castelo de Thoiry, a 50 km de Paris, o conde Paul de La Panouse decide abrir um zoo no parque do castelo, mas um zoo diferente onde as pessoas possam circular de carro perto dos animais . Segue-se um sucesso tremendo : 1 milhão de visitantes nos primeiros 3 meses ! Um sucesso que continua nos dias de hoje, com cerca de 400 000 visitantes / ano que podem estar perto de pandas e tigres, girafas e zebras etc , e o bilhete ainda dá direito a visitar o castelo .