Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Boa noite!

Um filme de Luciano Emmer, amanhã à tarde na Cinemateca.

Matera - Capital Europeia da Cultura



A última vinheta de 2018 é dedicada à cidade italiana de Matera que se situa na Basilicata, bem no sul da península. Outrora considerada uma das localidades economicamente mais atrasadas, apresenta-se agora como palco para a Capital Europeia da Cultura 2019 (em parceria com Plovdiv na Bulgária). A cerimónia oficial de arranque teve lugar no passado dia 19 de Dezembro. 
A chamada “città dei sassi”, desde 1993 Património Mundial da UNESCO, aproveita a sua geologia e história para um vasto conjunto de acontecimentos culturais ao longo do próximo ano.

Neste sentido, a todos os estimados leitores um óptimo 2019!

Livros de cozinha - 101

Mem Martins: Europa-América, D.L. 1989

Este é o primeiro livro de uma série que teve grande sucesso. A série seguiu com 111 receitas de tapas e entradas, também de Etelvina Lopes de Almeida, e continuou com traduções e outras obras da mesma autora e de outros autores portugueses.
«Ovos de Páscoa, cogumelos com ovos, ovos recheados no forno, beijinhos de ovos, ovos moles, pudim de ovos, ovos mexidos com pão frito, ovos moldados, miolos com ovos, fios de ovos...
Quantos e quantos pratos se podem cozinhar com ovos! A leitora está certamente longe de imaginar todas as coisas boas que pode preparar na sua cozinha utilizando ovos. Doces e Salgados, são inúmeros os pratos que com eles se podem confecionar.» (Da contracapa.)
Adoro ovos, de modo que vou de certeza encontrar aqui muitas receitas para fazer e saboreae. 

Com um agradecimento a HMJ e APS.

Marcadores de livros - 1241

Torre de Roca - objeto de fiação. Osso com decoração gravada. Cultura islâmica, séc. XII-XIII.
Campo Arqueológico de Tavira

quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Os meus franceses - 665


Em arrumações...

Em arrumações, fora de  minha casa, encontrei estas cantoras que aqui deixo. Não fizeram parte dos meus registos, mas ao ouvi-las achei graça.

Anos sessenta para recordar.
Boa tarde!

Livros de cozinha - 100

Um presente da minha árvore de Natal: uma obra da Paula e do Rui Lima (a quem agradeço), com receitas de Maria de Lourdes Modesto. Em breve, vou experimentar as duas receitas de bacalhau com que abre este receituário.

Marcadores de livros - 1240

Dois marcadores do Museu de Chipre.


Gostava de ir a Chipre. :)

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Boa noite!


Para quem gosta do Natal.

Caixa do correio - 110

Numas arrumações encontrei este cartão de Natal recortado. A imagem interior está reproduzida em baixo:

Marcadores de livros - 1239

Palácio Nacional de Mafra. Da esq. para a dir.: Biblioteca (2); Retábulo da capela-mor representando A Virgem, o Menino e Santo António, da autoria de Francesco Trevisani, 1730; Basílica; e conjunto de seis orgãos.


terça-feira, 25 de dezembro de 2018

Boa noite!


Numa geminação com Ponto Aqui! Ponto Acolá!

De regresso ao Lago dos Cisnes

Lago dos Cisnes, 25 dez. 2018.
Foto de Jad.

Marcadores de livros - 1238



O que deixou o Pai Natal na árvore para os nossos visitantes?

Para APS, uma vindima tardia da Quinta do Ortigão:


Para a Bea, uns chocolates:


Para a Cláudia, este ano um bule para o inevitável chá:

Para HMJ, um lenço virtual com o calendário de 2019:


Para a Isabel, um calendário com portas de Dublin:
:

Para a Margarida Elias:

Lausanne: Ides & Calendes, 2016

Foi em Barbizon, uma pequena aldeia junto à floresta de Fontainebleau, que se reuniu para pintar um pequeno número de pintores, considerados como os precursores do impressionismo. Foram os pintores de Barbizon que libertaram a paisagem das convenções académicas paralisantes, num movimento que ficou conhecido como a escola de Barbizon.

Para Maria Franco:


Espero que não tenha este filme de 1957 de René Clair, com Pierre Brasseur, Georges Brassens (que assina também a banda sonora), Henri Vidal, Danny Carrel e Raymond Bussières. 


Para Miss Tolstoi, uma breve história da humanidade. O que nos espera amanhã?
Paris: Seuil, 2017

Para a Paula Lima, uma caneca com uma citação de Ema:


Para o Rui Lima:
Editions SW Télémaque, 2017

A cinemateca ideal existe: desde há 40 anos, o Cinéma de minuit  oferece-vos todos os domingos à noite no canal  France 3 dois mil filmes inéditos ou desconhecidos, pérolas raras ou obras-primas indiscutíveis do cinema francês, italiano, inglês, americano , russo, espanhol ou alemão ... Duas mil noites apresentadas por ordem cronológica desde março de 1976. Um mundo de memórias intactas e de emoções reencontradas. Um tesouro único do património cinéfilo mundial.

Para a Sandra:
Lisboa: A Esfera dos Livros, 2018

Depois de Os pobres, saiu há tempos Os ricos.
«Durante muito tempo, pensei que nada existia no mundo para além da tribo que, ainda criança, conhecera em Cascais. Alguns dos meus amigos tinham antepassados que provinham da aristocracia de corte, coisa que, na altura, ignorava. Muitos teriam pais mais ricos do que os meus, mas nunca reparei em tal facto. As festas que davam eram tão comedidas quanto as suas indumentárias. A ostentação era tida como uma possidoneira de quem havia adquirido dinheiro recentemente. Só tarde percebi que o meu estatuto era o de uma híbrida social: pertencia e não pertencia ao "grupo". Isto, que me podia ter feito sofrer, teve uma vantagem: a de poder olhar os ricos por dentro e por fora. Sem ressentimentos, nem ódios.»
Como sei que a Sandra gosta de Maria Filomena Mónica...

O que deixou o Pai Natal na árvore para os prosimetronistas?

Para o Luís, um livro com um tema atual e preocupante:

Lisboa: Clube do Autor, 2018

Para a Ana, cada mês seu poema:

Arles: Actes du Sud, 2018

Entre 1916 e 1921, Picasso colabora em quatro espetáculos de Serge de Diaghilev para os quais desenha  cenários e fatos: Parade (1917), Le Tricorne (1919), Pulcinella (1920) e Cuadro flamenco (1921). Este livro anda à volta desta colaboração entre Picasso e os Bailados Russos.

Para o Filipe:

Grandvilliers: la Tour Verte, 2017

Outubro de 1940. Um produtor alemão, Alfred Greven, cria em Paris uma produtora de filmes, a Continental Films, para onde recruta as estrelas mais famosas (Danielle Darrieux, Fernandel, Raimu, Harry Baur) e cineastas conhecidos (Marcel Carné, Maurice Tourneur, Henrique Decoin, Henri-Georges Clouzot). Durante os quatro anos que durou a Ocupação, a Continental produziu trinta filmes, incluindo algumas obras-primas, como Les Inconnus dans la maison e Le Corbeau
Pela primeira vez, a história desta companhia de produção, do seu fundador e daqueles que aí trabalharam é contada de dentro, graças a arquivos alemães e franceses inéditos. 

Para o Jad:


Este Catalogue raisonné des livres d'Heures conservés au Québec esteve na base uma exposição no Museu de Belas Artes de Montreal.

Para o João Portugal, o catálogo da exposição que se pode ver no Louvre:

Paris: Louvre: Liénart, 2018

Para o João Soares, 600 perguntas sobre a história e factos de todos os géneros de cinema:


Para o Mário, uns chocolates Weiss:

Feliz Natal!

domingo, 23 de dezembro de 2018

Boa noite!


Natal



Durante a quadra natalícia, a cidade de Milão acolhe todos os anos uma obra sacra, proveniente de uma igreja ou de um museu de uma localidade italiana. Este ano, a escolha incidiu sobre Paolo Veronese (1528 - 1588) com a Adoração dos Magos, uma tela de dimensões majestosas (234 x 320 cm) e “residente” na Chiesa di Santa Corona em Vicenza. Recém-restaurada, a tela chega à capital lombarda pela primeira vez. Cores brilhantes, efeitos surpreendentes de luz e um ambiente teatral e sumptuoso caracterizam esta abordagem de Veronese que quase transforma o acontecimento sacro da Epifania num banquete renascentista.

A Adoração dos Magos encontra-se exposta no Palazzo Marino ai Chiostri di Sant’Eustorgio,  local habitual que recebeu as obras de outros pintores, como de Piero della Francesca ou Tiziano, em anos anteriores. O palácio é assim um perfeito anfitrião, já que a antiga Basílica in Porta Ticinese (muito próxima) alberga algumas relíquias dos Reis Magos (a catedral de Colónia também “reivindica” o mesmo…).

Com o Dia da Epifania de 6 de Janeiro antecipado, ficam os votos de um Bom Natal para todos os leitores através desta nova vinheta que nos mostra  L’Adorazione dei Magi de Paolo Veronese.


Caixa do correio - 109


Este lindo cartão de Natal chegou há uns dias e é primo do que foi publicado na Caixa do correio - 71.
Obrigada, Sandra!

Marcadores de livros - 1236

 


Marcadores de livros -

Macke - Mulher de verde, 1913


Helmut Schmidt


Uma moeda de €2,00 comemorativa do centenário de nascimento de Helmut Schmidt.