Prosimetron

Prosimetron

domingo, 23 de dezembro de 2018

Natal



Durante a quadra natalícia, a cidade de Milão acolhe todos os anos uma obra sacra, proveniente de uma igreja ou de um museu de uma localidade italiana. Este ano, a escolha incidiu sobre Paolo Veronese (1528 - 1588) com a Adoração dos Magos, uma tela de dimensões majestosas (234 x 320 cm) e “residente” na Chiesa di Santa Corona em Vicenza. Recém-restaurada, a tela chega à capital lombarda pela primeira vez. Cores brilhantes, efeitos surpreendentes de luz e um ambiente teatral e sumptuoso caracterizam esta abordagem de Veronese que quase transforma o acontecimento sacro da Epifania num banquete renascentista.

A Adoração dos Magos encontra-se exposta no Palazzo Marino ai Chiostri di Sant’Eustorgio,  local habitual que recebeu as obras de outros pintores, como de Piero della Francesca ou Tiziano, em anos anteriores. O palácio é assim um perfeito anfitrião, já que a antiga Basílica in Porta Ticinese (muito próxima) alberga algumas relíquias dos Reis Magos (a catedral de Colónia também “reivindica” o mesmo…).

Com o Dia da Epifania de 6 de Janeiro antecipado, ficam os votos de um Bom Natal para todos os leitores através desta nova vinheta que nos mostra  L’Adorazione dei Magi de Paolo Veronese.


2 comentários:

LUIS BARATA disse...

Que bela tradição em Milão!
Um Santo Natal!

ana disse...

É lindo, Filipe.
Feliz dia 6 de Janeiro. :))