Prosimetron
sábado, 28 de junho de 2025
Leituras no Metro - 2963
Lisboa: Zigurate, 2023.
Há muito tempo que queria ler este livro. Gostei bastante. Segundo a sinopse, «O legado de Estaline caiu em desgraça com a ascensão ao poder de Kruschev. Nessa altura os milhares de livros que Estaline leu e anotou metodicamente foram dispersos por várias bibliotecas. Descoberto e reunido no período pós-soviético [mas não na totalidade, o que é pena], esse acervo veio a revelar-se o melhor meio para se ter acesso à vida interior do ditador – a chave para a personalidade que fez do seu regime algo de tão monstruoso. É na sua biblioteca pessoal, na forma como ele leu, assinalou e anotou os seus livros, que conseguimos chegar verdadeiramente perto do Estaline espontâneo – o intelectual imerso nos seus próprios pensamentos.»
O livro traça em paralelo a vida do ditador. Mais uma vez se percebe como ele era um homem muito culto, um grande melómano, o que Simon Sebag Montefiore já tinha mostrado na biografia que escreveu sobre este personagem sinistro.
sexta-feira, 27 de junho de 2025
Marcadores de livros - 3424
Nunca li nada de Pierre Mac Orlan (pseud., 1882-1970), mas vi um filme baseado num livro dele: Le Quai des brumes, de Marcel Carné, com Jean Gabin e Michèle Morgan.
quinta-feira, 26 de junho de 2025
Boa noite!
É amanhã posta à venda uma caixa com sete CDs (ou nove LPs) inéditos de Bruce Springsteen: Tracks II: The Lost Albums, um conjunto de 83 canções que preenche capítulos da extensa carreira de Springsteen.
«The Lost Albums eram discos completos, alguns deles já mesmo misturados e não lançados», disse Springsteen. «Há anos que toco esta música para mim próprio e para os meus amigos mais próximos. Estou contente por terem a oportunidade de as ouvir finalmente. Espero que gostem delas».
Há também um CD/LP com uma escolha de 20 canções escolhidas dos sete álbuns. Vamos a ver se sábado consigo ir comprá-lo.
Entretanto vi que, em 24 de outubro, estreará nas salas (espero que em estreia mundial) o filme Springsteen: Deliver Me from Nowhere, realizado por Scott Cooper e com Jeremy Allen White no papel do cantautor. Ao que parece, este ficou agradavelmente surpreendido com a voz do ator.
Vasilhame
Ainda sobre garrafas.
Marcador recortado deste livro:
Lisboa: No Frame, 2023
Um livro em que Raul Reis apresenta mais cerca de 150 garrafas de refrigerantes (das mais de 500 que o autor recolheu), no mercado dos anos 20 até aos anos 80/90 do século passado. O interesse do autor por este vasilhame foi «também uma forma de prestar tributo ao design gráfico de rótulos de um ramo de negócio que se esbateu com o tempo e que tem, hoje em dia, um simbolismo nostálgico.» (p. 7)
Seria interessante que Raul Reis ou outra pessoa estendesse esta investigação a outras garrafas: água, cerveja, vinho, etc.
Marcadores de livros - 3423
Recortado, verso e reverso.
Marcador deste livro:
Verso e reverso.
Verso e reverso.
E uns frascos para licores:
Variantes.
Cm um agradecimento à Justa.
Contribuições de outros blogues para o tema do mês de maio: Desde mi orilla del Tajo: 1, II e III; En la página 37; Marcapáginas de mi colección; Marcapáxinas da Cairesa; Mondopunts: I; Monton de Marcapaginas e Viajando con los Marcapáginas.
Eric Clapton & Derek and the Dominos - «Bottle of Red Wine», 1970.
Etiquetas:
Eric Clapton,
Fernando Pessoa (1888-1935),
Marcadores (tema do mês),
Marcadores de livros,
Marcadores de livros (recortados),
Marcadores de livros (variantes)
Subscrever:
Comentários (Atom)
















.png)

































