Prosimetron

Prosimetron

sábado, 9 de dezembro de 2023

Boa noite!


Marcadores de livros - 2876


Reverso do marcador da esq.

Mérida está em festa. 
Com um agradecimento a Pini.

Livros de cozinha - 143

Mem Martins: Europa-América, D.L. 1993
Mem Martins: Europa-América, D.L. 1994

Esta Avó Rosalina foi um pseud. de várias pessoas, ao longo dos tempos. Começou por ser de Etelvina Lopes de Almeida, Ana Isabel de Castro, Ana Maria Sampaio, Marina Nobre Júlio, M. J. P. [Maria José Pereira] e CM. (este apenas com um livro de cozinha vegetariana),  Maria Teresa Ribeiro e Costa e Ana da Costa Cabral, só referindo portugueses. E pasmem!... Também há livros de receitas para cães e para gatos.
Também Margarida Pereira Müller preparou alguns livros para esta coleção - em breve falaremos deles.
As receitas destes dois livros com receitas de Natal foram compiladas por Marina Nobre Júlio. O primeiro apresenta-nos receitas de sopas e entradas, bacalhau e polvo, peru, galinha, leitão, perdiz e cabrito; e doçaria. Tem um capítulo dedicado a «receitas internacionais» com pratos típicos da quadra natalícia da Dinamarca, Noruega, Inglaterra, França, Espanha, Itália e Roménia. O segundo é só de doçaria, como o título indica.

quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

Secretária arrumada...

Num episódio de uma série policial que por vezes vejo, Midsomer Murders, o sargento afirmava: «E não confie num homem com uma secretária arrumada.» E numa mulher»? Que alívio! 🤣🤣🤣

Para o Jad.

Marcadores de livros - 2875

A guerra Hamas-Israel começou há um mês, mas hoje parece mais uma guerra Israel-Gaza. O que restará de pé em Gaza no final? E quantas mortes?



Boa noite!

«Guerra e compaixão» é dedicada aos que cuidam das pessoas em cenário de guerra.

segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

Boa noite!

Vem aí um filme de Wim Wenders...



Leituras no Metro - 1168

Lisboa: Quetzal, 2023.

Livros portugueses (e os estrangeiros que consigo encontrar) compro-os em livrarias físicas. 
Sou cliente da Amazon para comprar livros estrangeiros (tantos novos, como em segunda mão). E isto porque me é impossível adquiri-los de outro modo. 
Devo dizer que ao longo de muitas dezenas de livros comprados nesta plataforma, não me chegaram talvez três livros, mas o montante pago foi sempre reembolsado. E arrependida da compra que fiz (por não ter podido folhear o livro antes da compra) só me aconteceu uma vez.
Só tenho bem a dizer como cliente; outra coisa (que também me interessa como cliente) são as condições de trabalho dos seus funcionários, segundo o que já tenho lido.
Há factos que soube através deste livro e que não me agradam como pessoa. Que uma entidade desconhecida conheça o que certas pessoas pensam através das leituras que fazem, sem que para tal elas tenham sido inquiridas. Ora vejam:
«Num passado Dia do Livro, a Amazon revelou as frases mais sublinhadas ao longo de cinco anos da plataforma Kindle. Ou seja, se lermos no seu dispositivo, saberão tudo sobre as nossas leituras. Em que página desistimos. que páginas concluímos. A que ritmo lemos. O que sublinhamos.» (p. 21)

Marcadores de livros - 2872


Nenhum destes marcadores que apelam ao esforço de guerra é meu. Infelizmente. 

No Dia Mundial da Propaganda.

domingo, 3 de dezembro de 2023

Boa noite!


 

Livro e marcador - 103

Foto Cláudia.

Gostei bastante deste pequeno livro que Ken Follettt escreveu e cujos direitos de autor reverteram para a reconstrução da catedral que reabrirá portas daqui a um ano.


Da Beira Baixa - 16

Medronheiro. Fotos Maria.

Uma vez experimentei um medronho. Não achei mau, mas... deve curar todas as doenças, fora as hepáticas.
Em tempos havia um licor muito apreciado, Hidromel, que era feito de aguardente de medronho e mel. Ainda deve existir, mas eu não aprecio licores.