Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 25 de dezembro de 2018

O que deixou o Pai Natal na árvore para os nossos visitantes?

Para APS, uma vindima tardia da Quinta do Ortigão:


Para a Bea, uns chocolates:


Para a Cláudia, este ano um bule para o inevitável chá:

Para HMJ, um lenço virtual com o calendário de 2019:


Para a Isabel, um calendário com portas de Dublin:
:

Para a Margarida Elias:

Lausanne: Ides & Calendes, 2016

Foi em Barbizon, uma pequena aldeia junto à floresta de Fontainebleau, que se reuniu para pintar um pequeno número de pintores, considerados como os precursores do impressionismo. Foram os pintores de Barbizon que libertaram a paisagem das convenções académicas paralisantes, num movimento que ficou conhecido como a escola de Barbizon.

Para Maria Franco:


Espero que não tenha este filme de 1957 de René Clair, com Pierre Brasseur, Georges Brassens (que assina também a banda sonora), Henri Vidal, Danny Carrel e Raymond Bussières. 


Para Miss Tolstoi, uma breve história da humanidade. O que nos espera amanhã?
Paris: Seuil, 2017

Para a Paula Lima, uma caneca com uma citação de Ema:


Para o Rui Lima:
Editions SW Télémaque, 2017

A cinemateca ideal existe: desde há 40 anos, o Cinéma de minuit  oferece-vos todos os domingos à noite no canal  France 3 dois mil filmes inéditos ou desconhecidos, pérolas raras ou obras-primas indiscutíveis do cinema francês, italiano, inglês, americano , russo, espanhol ou alemão ... Duas mil noites apresentadas por ordem cronológica desde março de 1976. Um mundo de memórias intactas e de emoções reencontradas. Um tesouro único do património cinéfilo mundial.

Para a Sandra:
Lisboa: A Esfera dos Livros, 2018

Depois de Os pobres, saiu há tempos Os ricos.
«Durante muito tempo, pensei que nada existia no mundo para além da tribo que, ainda criança, conhecera em Cascais. Alguns dos meus amigos tinham antepassados que provinham da aristocracia de corte, coisa que, na altura, ignorava. Muitos teriam pais mais ricos do que os meus, mas nunca reparei em tal facto. As festas que davam eram tão comedidas quanto as suas indumentárias. A ostentação era tida como uma possidoneira de quem havia adquirido dinheiro recentemente. Só tarde percebi que o meu estatuto era o de uma híbrida social: pertencia e não pertencia ao "grupo". Isto, que me podia ter feito sofrer, teve uma vantagem: a de poder olhar os ricos por dentro e por fora. Sem ressentimentos, nem ódios.»
Como sei que a Sandra gosta de Maria Filomena Mónica...

16 comentários:

APS disse...

Embora não conhecendo esta Colheita Tardia, aposto e diria que ela iria, lindamente, a acompanhar os Mexidos Vimaranenses..:-)
Muito obrigado!
Um agradável e luminoso dia de Natal - são os meus votos.

PNLima disse...

Obrigada. Prenda perfeita para um belo chá!
Um bom dia de Natal 😊

Rui Luís Lima disse...

Muito obrigada. A Prenda perfeita para um cinéfilo:-)
Desejo-lhe um excelente dia de Natal!
Boas Festas!

hmj disse...

Para Mr: obrigada pelo lencinho!

MR disse...

É pena serem todas virtuais, incluindo o lencinho, dado a fábrica ter encerrado. Este deve ser de outra colheita, mas não descobri qual. :(
Bom Natal para todos.

Margarida Elias disse...

Gostei muito do livro :-) Feliz Natal!

MR disse...

Feliz Natal, Margarida!

Miss Tolstoi disse...

Como adivinhou que eu quero ler o livro de Emmanuel Todd?! Ouvi-o na televisão francesa (de onde parecia estar banido) sobre os Coletes Amarelos e encomendei este livro na FNAC, mas ainda não chegou.
Muito obrigada e Feliz Natal para todos.

Miss Tolstoi disse...

Gostaria de todos estes presentes, exceto do livro da Mónica. Deve ser uma "possidoneira", como ela diz que são "Os Ricos" que conhece. Desculpe este desabafo.
Tenha um bom dia!

Presépio no Canal disse...

Obrigada pelo meu presente, MR, que gostei muito.
Mais uma vez, desejo-lhe um Feliz Natal, bem como a todos os autores deste blog.
E gostei imenso do meu sabonete, na sua caixinha. É dos meus presentes favoritos. O embrulho era tão bonito, que até me deu pena desfazer…

Muitos beijinhos!! E obrigada!

Isabel disse...

Adorei o "meu" calendário!
Pelo que conheço, tudo presentes perfeitos para quem se destinam!

Muito obrigada, e aproveito para desejar a continuação de Boas Festas e um feliz Dia de Natal, junto da família ou não...mas que seja um dia feliz:))

Beijinhos:))

M,Franco disse...

Um filme e uma canção de Moustaki, absolutamente perfeito
para o meu gosto. Mas acima de tudo, o facto de se lembrar
de mim, mesmo que virtualmente é razão para afectuosamente
lhe agradecer. Desejo-lhe tudo de bom, e obrigada.

bea disse...

Oh! que bonitas lembranças. E os meus chocolatinhos têm muito bom aspecto. Mas o que vou também tomar para mim, se me dê licença, são os malmequeres brancos. Acho-os lindos.

bea disse...

...e muito obrigada por se ter lembrado de nós:).

MR disse...

Foi um gosto. Para o ano há mais. :)
Boas Festas!

Cláudia Ribeiro disse...

MR;
Um belo bule!
Comprava-o de certeza!
Muito obrigada.:))