Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Amor/Ódio

Margaret Thatcher faz hoje 85 anos. A actual Baronesa Thatcher está, especialmente por razões de saúde, uma sombra da Dama de Ferro dos anos 80. É uma figura histórica que faz parte do meu imaginário, como fará de todos os que cresceram nos anos 80 e se interessam pelas coisas anglo, ou nem que seja apenas pela política em si mesma.
Não vou discutir os méritos e deméritos dos 11 anos da Era Thatcher (1979-1990), direi apenas que é indiscutível uma coisa: uma enorme alteração de mentalidades na relação dos britânicos com o seu Estado. Mas, como é sabido, nem tudo correu bem: muitas das celebradas privatizações tiveram consequências desastrosas a longo prazo.
Interessa-me mais a presença desta mulher singular no imaginário colectivo britânico e europeu: continuam a coexistir fortes sentimentos de admiração e animosidade, existindo sites e blogues ferozmente anti-Thatcher, a par de muita nostalgia pelos seus anos de governo.
Lembro-a, via YouTube, numa conferência do seu partido Conservador, glosando os Monty Python a propósito dos Liberais-Democratas. Estava ela, e todos nós, longe de imaginar que um dia eles fariam parte do governo de Sua Majestade...

1 comentário:

APS disse...

Controversa, controversa, muito controversa... A Inglaterra de 1985 estava muito longe da Albion de H. Wilson de 1976! Para pior.
Em abono da justiça : era uma líder. Uma das últimas, desta Europa governada, hoje, por anõezinhos.