Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Objectos de design com açúcar



Nenhum outro país pode gabar-se de ter uma pastelaria semi-industrial tão desenvolvida e enraízada como o nosso. Independentemente da zona onde estivermos encontramos sempre o pastel de nata, a bola de berlim, o bolo de arroz ou o jesuíta (com origem em Santo Tirso). São iguarias que invadem o território nacional, envolvendo memórias e rituais... Foi esta a conclusão a que chegaram três designers, através de um outro olhar sobre a pastelaria nacional estudando a sua relação com o design. E assim que nasceu o projecto "Fabrico Próprio" um livro sobre a pastelaria semi-industrial portuguesa que vê os bolos como "objectos de design de pleno direito, como resultado de um processo de natureza projectual que caracteriza esta disciplina, onde a forma, ingredientes, materiais, método e instrumentos de fabrico se conjugam para chegar ao produto final."

5 comentários:

MR disse...

Já tenho este livro há uns tempos.
E, MLV, como adivinhou que eu gosto de jesuítas? Destes, evidentemente.

MR disse...

E não é que antes de entrar no cinema fui comer um jesuíta?! Não estava mau, para final de tarde.

Miss Tolstoi disse...

Estes jesuítas também me aguçaram o apetite, mesmo sem ter ainda tomado o pequeno-almoço. Se hoje se proporcionar, marchará um.

LUIS BARATA disse...

Estes posts deviam ser proibidos! Anda uma pessoa a privar-se, a bem da saúde e da elegância e depois aparecem estas coisas :)

hungry jo disse...

Concordo com o sr luis barata! Eu gosto mto e das piramides de chocolate (o tal bolinho feito de restos lol) e o milfolhas tambem... :D