Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 31 de março de 2020

Leituras na quarentena - 13

Madrid: Harper Collins, 2017

Gosto dos romances de Daniel Silva e do seu espião e restaurador de arte Gabriel Allon.
O ISIS fez explodir uma bomba no Marais, em Paris. Uma das vítimas, uma francesa judia, era dona do quadro de Van Gogh, «Marguerite Gachet no seu toucador», dado como desaparecido. Gabriel Allon tinha-o restaurado e a proprietária do quadro deixa escrito que o quadro lhe deve entregue. O governo francês não quer que o quadro saia de França.
O governo francês pede a ajuda de Gabriel Allon que se encontra em Jerusalém a acabar o restauro da «Natividade com São Francisco e  São Lourenço», um quadro de Caravaggio roubado do Oratório de São Lourenço (Palermo), em 1969.


O restaurador ouve muitas vezes esta ária enquanto trabalha.


Gabriel Allon vai atrás do assassino que dá pelo nome de Saladino. E eu também. :)

A tradução é fraca e parece não ter tido revisão.

5 comentários:

M,Franco disse...

É uma boa maneira de passar o tempo a tentar descobrir o assassino.
Pavarotti canta uma bela ária. Boas leituras, e bom dia.

Mª Luisa disse...

Semelha estar muito bem este livro... Eu terei de esperar nem se sabe quanto para poder sair á livraria.
Boa tarde de leitura e música !

MR disse...

Já estou quase no final e a gostar. Tenho outro Daniel Silva no monte.
Pois, não sabemos até quando vai durar esta tragédia.
Bom dia para as duas.

Miss Tolstoi disse...

Estou a ler "Los pacientes del Doctor García" de Almudena Grandes que um amigo me trouxe de Madrid, em fevereiro. Não é o primeiro livro desta escritora que leio. O romance é narrado (uma narração trepidante) a duas vozes. Pensava que este livro tratava do caso do médico que roubava bebés e os venda, mas não: a trama é bem diferente. Começa na Guerra Civil Espanhola com um canadiano que se alistou as Brigadas Internacionais...
Depois vou-me iniciar num novo autor com "O advogado da Máfia" de Nelson DeMille.
Boas leituras!

MR disse...

Nunca li nada destes autores, mas Almudena Grandes está na minha lista.
Boas leituras!