Prosimetron

Prosimetron

sábado, 20 de junho de 2009

Novo museu da Acrópole abriu hoje

O Partenon visto do novo Museu da Acrópole, em Abril de 2009


O novo Museu da Acrópole abriu hoje em Atenas. Resultado de trabalhos começados em 1992, foi alvo de um artigo de fundo na Vanity Fair deste mês, que se pode encontrar em http://www.vanityfair.com/culture/features/2009/07/hitchens200907.

Segundo o artigo, a restauração foi suportada com dádivas de peças que se encontravam espalhadas pelo mundo, incluindo o Vaticano, Palermo e Heidelberg. Infelizmente, o Museu Britânico, que possui provavelmente o maior espólio de peças da Acrópole fora da Grécia, recusou-se a devolver as suas peças, invocando três razões: primeira, que estabeleceria um precedente que esvaziaria a colecção do museu; segunda, que as obras podem ser admiradas por mais pessoas em Londres do que em Atenas; e terceira, que o Gregos não possuem instalações em condições para exibir as peças. Quanto à primeira questão, apenas a Grécia tem este pedido, e relativamente à Acrópole. É verdade que as nações que hoje vivem onde em tempos viviam os Aztecas, os Babilónios ou os Assírios podem fazer reivindicações similares, mas com menos méritos; a segunda levou Jules Dassin a sugerir que então se levassem todas as peças para Pequim...; a terceira, estaria colmatada com este novo museu.

A questão é mais crítica quando se considera que as peças representam fragmentos: a cabeça da estátua da deusa Iris está em Atenas, mas o seu corpo está em Londres; a parte frontal de um torso de Poseídon está em Londres, a parte traseira está em Atenas...

O museu ateniense teve a feliz ideia de substituir as peças retidas em Londres por cópias -- pelo menos sempre se permite ao observador uma abstração da totalidade das obras expostas.

Uma boa razão para regressar a Atenas.

Photografia de Yannis Kontos, para Vanity Fair.

5 comentários:

ana disse...

Tem razão, João, vale a pena pisar Acrópole.
Foi à Jordânia ou estou equivocada?
Poderá colocar uma fotografia daquelas paragens? São para mim locais de atracção.

Anónimo disse...

Atenas para mim é um mistério: cidade feíssima que adorei.
M.

João Soares disse...

Olá, fui à Jordânia com um salto a Jerusalém e Belém - ainda não organizei as fotografias, confesso...

Jad disse...

Olá João.
Bem vindo

Filipe Vieira Nicolau disse...

Um bom motivo para voltar a Atenas ... ou a Londres. Mas concordo com os teus argumentos: a posição do Museu Britânico é, digamos, pouco altruista ...