Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Rainhas de Portugal que se encontram sepultadas fora de Portugal.

Hoje, durante o banho, estive a pensar no post que o nosso amigo Luís Barata colocou sobre os restos mortais de Mary Stuart (16 de Junho) e dos respectivos comentários... Falou-se nos restos mortais de D. Maria Pia, rainha casada com D. Luís I, e do movimento, válido, para se realizar a sua trasladação para Portugal, País que ela amava.

Num dos comentário (17/06 23:00) disse que havia "ainda uma Rainha (mesmo Rainha) portuguesa sepultada fora de Portugal".

Falei ainda (18/06 11:20) na "mulher de Sancho II, D. Mécia Lopes de Haro, que também está em Espanha (Nájera) no mosteiro beneditino de Santa Maria, na Capela da Cruz. Não conheço o seu túmulo, dizem que tem quatro leões com as armas de Portugal ao peito. Mas essa é proscrita... e inspiração para a Dama-pé-de-cabra".

No fim do banho tinha constituído uma listagem de "pelos menos 5 Rainhas" (conforme escrevi num SMS ao Luís) fora de Portugal.

Afinal – e posso estar-me a esquecer ainda de alguma (e descontando as esposas de D. Miguel e a D. Manuel II, que embora casadas com antigos Reis de Portugal nunca o foram durante o período em que governaram) – temos pouco mais de uma dezena de Rainhas cujos sepulcros se encontram fora das fronteiras portuguesas.

E Reis, homens, pelos menos temos uma meia-dúzia, mas poderiam ser oito.


Sepulcro de D. Mécia López de Haro (http://www.joaconde.net/viajes/esp/larioja.htm.) Agradeço a indicação desta imagem ao nosso amigo e comentador do Prosimetron JP

12 comentários:

JP disse...

Bom, nas Rainhas suponho que a esmagadora maioria será da chamada III Dinastia. Com tanta titulatura, só mimetizando os 4 túmulos de Du Guesclin (ou mais) é que evitariamos que alguma delas se pudesse sentir no exílio. Noto que a mulher de D. Miguel I está em S Vicente de Fora desde 66 ou 67. A Rainha D. Augusta Vitória, como casou 2.ª vez com um conde sueco, não faria talvez muito sentido que viesse para Portugal. O mesmo diria para D. Mécia, mas pode ser fruto da propaganda "afonsista" (do III, não do Costa :) Leonor Teles é tb uma candidata à trasladação. Agora, Reis 6 a 8? Sancho II, os 3 Filipes, D. Pedro IV (mas estes 4, com toda a razão) e quem é o 6.º? D. Sebastião? :) D. António (bom, este é um rei duvidoso). para chegar aos 8, só vejo D. Dinis II e D. Miguel II... Ou tb conta com "D. Carlos I" (que ainda usou a titulatura e armas até ao tratado de 1668)?
Em rigor, creio que só fará sentido trasladar aqueles que, por qq motivo, não puderam ser cá sepultados, como desejariam. Sancho II, D. António (mas acho que o túmulo deste há muito q desapareceu) e D. Miguel II. D. Maria Pia e D. Leonor Teles, entre as rainhas, são as únicas que me parecem enquadrar-se.

JP disse...

Não, encontrei agora uma foto razoável do túmulo de D. Mécia, em http://www.joaconde.net/viajes/esp/larioja.htm, lá para o meio da página.
Os leões devem sê-lo mas são apenas suportes do túmulo. Em termos emblemáticos, na lateral visível sucedem-se os escudos dos Haro e de Portugal (obviamente sem a bordadura de Castela). Na testeira dos pés, a figura principal das armas de Haro, o lobo cevado, que sai do escudo e se assume como marca ou totem.

Jad disse...

E a mulher de D. Duarte?
E a primeira mulher de D. Manuel I?
E a terceira mulher de D. Manuel I?
E a D. Beatriz, Rainha entre 1383-85?
E a primeira mulher do Afonso III?
E ...

Jad disse...

Reis:
D. Sancho II.
D. Filipe II.
D. Filipe III.
D. Filipe IV.
D. Pedro IV.
E, por erro, tinha colocado na meia-dúzia D. Miguel, que já está em S. Vicente de Fora.

Os outros dois:
D. João casado com D. Beatriz.
D. António.

E não conto D. Dinis II, que se proclamou rei e cunhou moeda própria.

LUIS BARATA disse...

O que eu procurei esta foto! Mas, pronto, ao menos já cá está.

ana disse...

Belo este post!

ana disse...

Julgo que os Filipes, como bem diz JP não deveriam vir para Portugal!
Eles governaram sempre à distância.

JP disse...

Rainhas: D. Duarte? Não, o Luís, aliás, se for hoje ao Mosteiro, encontra D. Leonor nas capelas imperfeitas. Morreu em Castela, é verdade, mas veio para a Batalha em jan de 1456, se não estou enganado. D. Isabel e D. Leonor, certo! D. Beatriz já é um caso mais duvidoso (e no caso dos reis, o marido d. João I). Se os considerarmos, tb um espanhol deveria dizer que o "seu" rei D. Afonso V (em Castela Afonso XII) tb está cá na Batalha e não em Toledo ou coisa que o valha.
D. António tb é um caso duvidoso...
D. Dinis, deixá-lo estar em Guadalupe!
A Condessa de Bolonha é o caso mais interessante. Intitulou-se Rainha? Mas a separação não terá ocorrido durante o tempo em que D. Afonso III era só Curador do Reino (1245-1248, se não me engano)? Seria Curatriz de Portugal? :)
Lembrou-me de diplomas de Afonso III em que se continua sempre a intitular Comes bolonhense. O contrário poderá tb ser verdade.
Muito bem! mas persisto com a minha posição, a respeito da trasladação de Maria Stuart: se vamos agora reparar a história, não havia carretas funerárias que chegassem! Nunca percebi porque trasladaram o 1.º Duque de Bragança de Chaves para V Viçosa.
Bom, vou seguir para sul.
Abr.

Jad disse...

Os Filipes não vem para Portugal e que eu saiba ninguém o pediu, até hoje... Estão no centro do Espaço Penínsular (Escorial) - que foi o lugar escolhido por eles - e é lá que devem continuar.
Eu só fiz uma lista dos Reis de Portugal cujos restos mortais se encontram fora do espaço hoje denominado português.

Jad disse...

Obrigado JP.
Julgava que D. Leonor se encontrava em Aragão. Fiz a lista apenas recorrendo à memória, o que é um erro, confesso.

Juvenal Nunes disse...


Pergunto ao Jad se é possível informar-me acerca de tudo o que sabe sobre D. Dinis II.
Desde já o meu muito obrigado.

Juvenal Nunes

Jad disse...

Caro Juvenal.
Sabe ao menos quem foi? ou é preciso começar a história pelo começo?