Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 16 de junho de 2009

Inglaterra ou Escócia ?

Esta senhora que vemos na foto é Christine Grahame, deputada do Parlamento Escocês, que lidera uma campanha para que os restos mortais de Mary Stuart sejam transladados para a residência ancestral dos Stuarts, o Falkland Palace, em Fife. O argumento é que não faz sentido que a mítica rainha escocesa esteja sepultada em Inglaterra, mais propriamente na Abadia de Westminster depois que o seu filho Jaime I subiu ao trono inglês, país onde esteve presa durante quase 20 anos e foi finalmente executada no reinado da sua prima, Isabel I de Inglaterra.
Embora defenda genericamente o regresso dos restos mortais aos países de origem, designadamente quanto a monarcas exilados, tenho algumas dificuldades em compreender esta campanha para além de uma motivação mais política do que histórica: o nacionalismo escocês...
- Falkland Palace, Fife, residência ancestral dos Stuarts.

- Mary Stuart, retrato proveniente do atelier de François Clouet, 1560-61.


9 comentários:

JP disse...

Inglaterra claramente. Um rei morto no exílio deve regressar quando cessam as paixões políticas. Não é o caso de Maria Stuart, propositadamente sepultada pelo filho ao pé da sua prima e de boa parte dos seus Tudor. Westminster é aliás pródiga nestas aproximações, Maria St. e Isabel, Isabel e Maria Tudor.
De resto, sou pelo regresso. De D. Maria Pia como, se fosse possível, de D. Sancho II, aliás cumprindo o testamento que creio mencionava a vontade de ir para Alcobaça.

LUIS BARATA disse...

Também me parece que está muito bem em Westminster.
Quanto a D.Sancho II, ora aí está uma sugestão interessante...

JP disse...

Pois era, mas é impossível! A primeira vez que fui a Toledo lá andei à procura do túmulo, ingloriamente. Quando voltei, já não me lembro em que clássico seiscentista ou setecentista (Mon Lusitana? HGCRP?) encontrei nota de o seu autor ter feito, tb em vão, essa diligência, séculos antes. O túmulo desapareceu e os restos do nosso Capelo devem estar algures, misturados com o pó da Catedral ou enfiados nalgum sarcófago de antepassado ou colateral castelhano.
Agora, lá que um cenotafiozinho podia ser feito, isso sim. Acho que era bonito, por exemplo ao pé do túmulo de D. Afonso III.
E de D. Maria Pia, depois daquelas conversas de há anos, nada?

LUIS BARATA disse...

Relativamente à Rainha D. Maria Pia ( é melhor pôr rainha para não haver confusão com outra mais controversa personagem também já falecida ), se tem havido desenvolvimentos desconheço. Mas ainda bem que lembraste isso, vou averiguar.

Jad disse...

Julgo que o túmulo de Sancho II foi reencontrado nos últimos anos do século XX. Existe ainda uma Rainha (mesmo Rainha) portuguesa sepultada fora de Portugal.

Jad disse...

Continuando o comentário anterior: D. Sancho II... foi reencontrado, na Catedral de Toledo...

LUIS BARATA disse...

Ainda bem que estava onde o puseram :)

Jad disse...

Ao ler no Diário de Notícia de hoje (18 de Junho) as notícias sobre Jorge de Sena, veio-me à memória o nome de sua mulher Mécia de Sena. E de Mécia recordei que...
a mulher de Sancho II, D. Mécia Lopes de Haro, também está em Nájera (Espanha) no mosteiro beneditino de Santa Maria, na Capela da Cruz. Não conheço o seu túmulo, dizem que tem quatro leões com as armas de Portugal ao peito. Mas essa é proscrita... a inspiração para a Dama-pé-de-cabra.

JP disse...

Isto de seguir os comentários é muito complicado. Haverá maneira de receber alarmes? Só agora vi as notas de JAD a respeito de D. Sancho II e D. Mécia. Quanto ao primeiro, ainda bem! Mas não há indicação nenhuma na catedral ou na literatura turística fornecida... (estive lá a última vez em 2006). Quanto á segunda, tb não conheço o túmulo. Agora, quanto à heráldica, não é de supor que tenha leões, mas sim lobos (armas dos Senhores de Biscaia). Estes podem confundir-se com leões passantes.
A prática emblemática, vg sigilográfica, daqueles tempos, apontaria para o uso das armas do marido no meio, acompanhada das armas da própria em redor. Parece-me ser o que JAD sugere estar no túmulo. Há fotos? :)