Prosimetron

Prosimetron

sábado, 20 de junho de 2009

Contos Indianos 1, Stéphane Mallarmé!

Retrato de Stéphane Mallarmé de Édouard Manet

O Retrato Encantado (I)
“(…) Fui informada de que as mulheres tinham levado a criança para as montanhas, onde corre o mel. O que foi feito dessa criança? Será que a deixaram crescer como a planta soma à sombra dos bosques? Deve ser agora um jovem mais ou menos da tua idade, meu filho; e, se os jejuns de uma pobre asceta o restabelecessem no seu triunfo, seria hoje o mais forte dos homens.
(…) «Não te enganaram, foi de facto um ermitã, que vive no cimo da montanha, quem se encarregou de me criar e de me instruir. Desde tenra idade fiquei a saber a dolorosa história da minha família; vim até aqui conduzido pelo desejo de vingança. »”

Stéphane Mallarmé, Contos Indianos, Lisboa: Vega, 2008, p. 22

Sem comentários: