Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Joseph Nye Jr. na Visão

O influente intelectual e político norte-americano Joseph Nye Jr. foi entrevistado pela Visão a propósito da edição portuguesa do seu último livro. Vale a pena ler integralmente a entrevista, mas aqui ficam algumas perguntas e respostas para aguçar o apetite:

" Tem-se falado muito nos conceitos de hard power e soft power ( poder duro e poder brando ). Qual vai ser mais importante?

O poder é a capacidade de levar outros a fazerem o que queremos, e isso pode conseguir-se de três formas. Ameaçar as pessoas através da coerção, pagar-lhes ou atraí-las para aquilo que se quer. Às duas primeiras formas chamo hard power e à terceira soft power. As três continuam a ser importantes e a capacidade de as combinar é aquilo que chamo smart power ( poder inteligente ) . Mas, na era da informação, o papel do soft power nessa mistura é cada vez maior.

Que género de liderança está Obama a revelar?

Ele é um líder altamente eficaz, porque compreende o hard e o soft power. Tem inteligência emocional, grande capacidade de comunicação e uma visão que quer comunicar. Ao mesmo tempo possui características do hard power, como organização e capacidade política. Tem sido capaz de combinar a visão de um Martin Luther King com a dureza política de Chicago, onde ele se iniciou.

Houve alguns líderes na História que fizessem mesmo diferença?

Os acontecimentos históricos são determinados por muitos factores, mas às vezes o papel do indivíduo é fundamental. Por exemplo, pode atribuir-se o fim da Guerra Fria a factores não-pessoais-economia e tecnologia-mas a sua solução pacífica deve muito a Gorbachev. E na África do Sul o poder branco esta destinado a acabar, mas o fim pacífico do apartheid foi em grande parte mérito de Mandela. "

- Entrevista por Emília Caetano na Visão de hoje.

Sem comentários: