Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 18 de junho de 2009

D. Sebastião no Berço

No dia 15 de Junho enviei à nossa colega Ana umas imagens de D. Sebastião, uma delas era exactamente a que o nosso colega Luís Barata colocou, datada de 1561, e que se encontra, um dos exemplares, na Biblioteca Nacional, dado ser uma gravura.
Num e-mail do mesmo dia dizia "Eu julgo que vi uma imagem [...] com D. Sebastião num berço... mas já não tenho a certeza.... e já lá vão 20 anos.... a minha memória já não é a mesma coisa...".

Esta noite, ao jantar, voltei a falar no assunto dizendo... espero não estar a fazer confusão com o retrato que vi, em Parma, do "Rei de Roma"...

Mais tarde, bastante mais tarde, recordei e ...

Posso confirmar que não sonhei, existe mesmo uma iluminura de D. Sebastião ainda no Berço, realizada ou no ano em que nasceu, 1554, ou no seguinte, 1555. O seu autor foi um dos Holandas (António de Holanda ou Francisco de Holanda) e encontrava-se na colecção dos duques de Cadaval, em Évora.

E não passaram vinte anos, mas sim 26 anos, sobre a data em que a vi. Julgo que nunca mais reabri a obra. O Livro foi-me oferecido pelo meu antigo professor de História Moderna, Dr. João Cordeiro Pereira, no dia dos meus anos, em 1983; trata-se do fac-símile do manuscrito de André Rodrigues de Évora, Sentenças para a Ensinança e Doutrina do príncipe D. Sebastião, Lisboa, Banco Pinto & Sotto Mayor, [1983], com uma introdução de Luís de Matos.


Nesse e-mail, do dia 15 de Junho, dizia que pensava ter sido "salvo erro, num jogo de crianças do século XVI"... a memória tem dessas coisas, por vezes é traiçoeira...

3 comentários:

LUIS BARATA disse...

São os labirintos da memória. Agora em tom de brincadeira: Melhor do que isto, só D.Joana de Áustria grávida de D.Sebastião!

JP disse...

Pois, é difícil bater esta, em idade do retratado.
Ana, conhece um retrato do Príncipe D. João que parece estar em Vila Viçosa?

ana disse...

Jad,
Mil obrigadas por estas iluminuras!

JP,
Infelizmente não conheço! Estive em Vila Viçosa mas não pude visitar o Paço. Vou ter que fazer esse passeio. Se puder enviar adorarei! Obrigada pelo que me está a ensinar.