Prosimetron

Prosimetron

domingo, 21 de abril de 2013

Spirou: 75 anos


Spirou, o personagem de desenho animado foi criada em 21 de abril de 1938 por Rob-Vel e sua mulher Davine e retomado por outros ilustradores como Jijé e A. Franquin.
Spirou é um groom no Moustic-hotel, divertido que deu nome a um jornal: Le Journal de Spirou, mais tarde conhecido por Spirou hebdo. Neste jornal nasceram heróis famosos da banda desenhada, como as aventuras de Gaston Lagaffe (A.Franquin), Lucky Luke (Morris), Smurfs ou Estrunfes (Peyo), aos quais sucederam mais recentemente Petit Spirou (Tome e Janry) ou  Winch Largo (Francq e Van Hamme).
Fiel ao espírito de seus criadores, o semanário sempre deu destaque ao Spirou e aos seus inseparáveis Fantasio, Spip e Marsupilami.
Spirou significa em valão travesso e alegre e cheio de recursos, características deste personagem: um brincalhão com bom coração.
Veja mais sobre Spirou, os seus desenhadores e a evolução do personagem em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Spirou_e_Fant%C3%A1sio

N.º 1 do jornal
Spirou, Fantasio e o esquilo Spip, desenhados por Tome e Janry.

2 comentários:

LUIS BARATA disse...

Parabéns Spirou, que fizeste parte da minha infância e adolescência,e é sem dúvida uma das melhores criações da banda desenhada franco-belga.

Miss Tolstoi disse...

Li alguns álbuns com este trio. Muito divertidos.