Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 23 de abril de 2013

Citações

( Padre António Vieira, por Nunes Júnior, 1868, óleo sobre tela, col.Biblioteca Nacional de Portugal )

(... ) Mas o segredo de Vieira revela-se nestas imortais palavras, saudosamente escritas em Roma: " Para nascer, pouca terra. Para morrer, toda a terra. Para nascer, Portugal.Para morrer,omundo."
A essência nacional reside nesta capacidade de sair de si próprio, de se transcender num império que, na sua visão de Vieira, deveria ser baseado num cristianismo universalista, casa de voluntária adesão para todos os povos.
Para um país, hoje ajoelhado perante um novo impulso suicidário europeu, a lição de Vieira é a de que Portugal não sobreviverá se a sobrevivência constituir o seu novo e exclusivo desígnio. O novo império a que Portugal deve ambicionar deverá ser o de uma Europa de cidadãos, iguais nas leis, mas diversos na pluralidade cultural que constitui o tesouro do Velho Continente. O federalismo seria, provavelmente, o profetismo de Vieira para o século XXI. Se este falhar, não será a miséria que Merkel e Gaspar prometem para duas gerações a prevalecer, mas sim a legítima defesa: na arriscada jangada de pedra de José Saramago.

- Último parágrafo de O enigma português de Vieira de Viriato Soromenho-Marques, na VISÃO.

1 comentário:

ana disse...

Não sei se seria este o profetismo de Vieira...