Prosimetron

Prosimetron

domingo, 3 de maio de 2009

Do Materno III: A Virgem e o Menino.


Mãe
A Virgem a amamentar, na Sé de Braga,
figura que se observa, na parede lateral, da rua.

A Virgem e o Menino, catedral de Salamanca
Nossa Senhora da Graça, Sé de Évora, Século XVI
Madeira, Alt. 88 cm x Larg. 35 cm
A Nossa Senhora da Graça aparece tradicionalmente como a Virgem sentada num trono com o Menino nos braços, por vezes acompanhados por anjos. No caso desta imagem seiscentista cultuada com esta invocação surge num registo em que a criança se aperta contra o regaço da mãe parecendo fundirem-se numa só figura.

3 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia

Estou procurando uma foto da imagem original de Nossa Senhora de Aboboriz. Era uma imagem em pedra com um metro de altura revelando grande imperfeição, mas de grande antiguidade. Representava a Senhora a dar o seio ao Menino Jesus. Era de origem visigodo, mas foi destruida no início do século XX numa revolta. Tal vez nalgum lugar tenha ficado uma foto dessa imagem. Agradeço qualquer informação.

Lilia

ana disse...

Lilia,
Infelizmente não posso ajudá-la porque não sei nada sobre a imagem de Nossa Senhora de Aboboriz.

Dou-lhe duas alternativas onde talvez lhe dêem uma resposta:

- Uma é do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico. Deixo os sites:

igespar@igespar.pt
inventarioarqueologia@igespar.pt; inventariopatrimonio@igespar.pt


Ou procurar na Câmara Municipal de Óbidos, no Arquivo Histórico. O site da CMO:
geral@cm-obidos.pt

O Arquivo Histórico encontra-se actualmente localizado no Solar da Praça de Santa Maria. Foi criado formalmente em 1981, procedendo-se, então à primeira separação da documentação. No entanto, as tarefas de identificação dos fundos históricos pertencentes a esta edilidade só foram iniciadas em 1985.

O acervo documental deste Arquivo é constituído por documentação produzida pela própria Câmara Municipal, Administração do Concelho e Administração Militar, englobando um período cronológico, desde o século XVI ao século XXI.

Dois outros fundos de extrema importância que existem neste espaço, são aqueles que dizem respeito aos Inventários de Partilhas do Juízo dos Órfãos do antigo termo de Óbidos e a documentação ligada aos Expostos do também antigo Concelho de Óbidos. Esta importante documentação engloba um período de tempo que vai desde os finais do século XVI até ao século XIX, sendo constituído ambos os fundos na sua totalidade por cerca de cinco mil e trezentos processos individuais.

Horário de Consulta da Documentação:
9h00–17h30 de 2ª a 6ª Feiras
Não me ocorre a melhor forma de a ajudar senão a que referi. Desejo que encontre quem satisfaça a sua procura.

ana disse...

Lilia, por lapso escrevi site em vez de e-mail.
Bom dia!