Prosimetron

Prosimetron

sábado, 9 de maio de 2009

Lisboa, o Tejo e tudo

Foi apresentado o projecto do arquitecto Bruno Soares para o Terreiro do Paço renovado, depois das obras, mais das obras, que tem vindo a receber nos últimos anos e que desfearam e intransitaram a mais bela praça portuguesa e a que tem maior área da Europa.


Há novidades marcantes: desde logo o desaparecimento da calçada à portuguesa que ali está só desde os finais do século XIX, porque antes o chão era de terra; o chão lajeado em tom terroso, exactamente a fazer lembrar a cor de terra primitiva; depois a sobre elevação da placa central em cerca de um metro, com degraus; ainda o cais das colunas em forma de meia -lua; a restrição da circulação automóvel, só possível na área junto ao rio, em duas faixas, entre a Ribeira das Naus e Santa Apolónia.


Já está a causar polémica este projecto. Por retirar a calçada à portuguesa, pela sobre elevação da placa central e da própria estátua de D. José que tirará visibilidade ao conjunto, vista do Tejo e junto dos torreões. Mas vai causar mais polémica de certeza. Desde logo porque os portugueses são conservadores, mesmo se politicamente não o forem, e não querem abdicar do Terreiro do Paço como sempre o conheceram e mesmo se o terreiro não é terreiro e não há ali Paço nenhum desde 1755.


Pessoalmente ainda não consigo ter opinião. Porque nada sei de arquitectura, não consigo ter essa perspectiva da sobre elevação da Praça, ainda que pareçam ter razão as críticas. Mas que a mais bela praça da Europa precisa urgentemente voltar a ser a mais bela, isso precisa.

5 comentários:

Filipe Vieira Nicolau disse...

Restituir a beleza é um aspecto. Dar vida à praça é outro. E o projecto de transferir os ministérios para a zona Expo não contribuirá para a reanimação deste espaço. Para além de uma perda de identidade, a meu ver, já que a mais bela praça da Europa foi símbolo do poder político do nosso país. Mas como diz: é prematuro formar uma opinião.

Anónimo disse...

Desde o Terramoto, que se chama Praça do Comércio.
Continua a ideia de retirarem os ministérios do local? Nesse caso, nunca será classificada como Património da Humanidade, já que para que a candidatura possa ser considerada é necessário que o monumento, praça, etc., cumpra a função para que foi criado.
Pelas "fotos", o projecto não me parece feio, mas também não tenho ainda opinião.
M.

Jad disse...

Não conhecia o projecto. Parece-me bem. O Terreiro do Paço / Praça do Comércio, é sem dúvida, uma das Praças mais bonitas da Europa.

Miss Tolstoi disse...

Espero que não despejem os Ministérios de lá. Mas que desocupem os pisos térreos para instalarem cafés, restaurantes, lojas, abertas em horário alargado.

ana disse...

Parece-me bem dar beleza à magnífica praça. Também me faz impressão saírem os Ministérios como diz o Filipe esta praça é um símbolo do poder.
Quanto ao desaparecimento da calçada à Portuguesa causa-me alguma tristeza, qualquer dia já não há quem saiba fazer esta arte. A colocação de lages de pedra dá um ar "cleaning" um pouco artificial.