Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Homenagem a Vasco Granja!

Vasco Granja povoou a minha juventude com a animação que mostrava na RTP canal 1. Na altura, anos 70, só havia dois canais, o 1 e o 2, este último, com horário muito reduzido. Lembro-me da animação, particularmente da animação com plasticina. Nem sempre gostava mas deliciava-me com o pouco que havia. Dos nomes dos animadores não me lembro eram, essencialmente, polacos, checos e de outros países de Leste. Foi preso pela PIDE devido à sua actividade oposicionista. Esteve na prisão de Aljube e Peniche. Vasco Granja estudou no Bairro Alto mas cedo saiu da escola, aos 15 anos começou a trabalhar. Foi um autodidacta que se apaixonou pelo cinema (em particular o neo-realismo italiano) e pela animação, tornando-se um especialista na matéria. Admiro-o por ter sido um intelectual por conta própria e ter lutado pelos seus ideais. As minhas memórias não são muitas, haverá alguém, de certeza, aqui do blogue, que saiba contar mais histórias sobre este homem.
Koniec.
Aqui fica a minha homenagem a Vasco Granja que nasceu em Lisboa no ano de 1925 e faleceu hoje, 4 de Maio de 2009.

2 comentários:

Anónimo disse...

Desconhecia.
Grande divulgador do cinema de animação.
M.

LUIS BARATA disse...

Pertenço a uma das várias gerações de portugueses que vibraram com os programas do Vasco Granja, divulgador de muito cinema de animação- fala-se às vezes da insistência dele nos realizadores checos e afins mas a verdade é que foi ele que introduziu Norman MacLaren entre nós.
E também tenho grandes lembranças do Granja na banda desenhada, pois eu que devorava a revista Tintin que ele dirigiu durante anos.
Fiquei impressionado com as imagens de arquivo mostradas a propósito da sua morte, especialmente com a saudação que ele usava: "Olá amiguinhos" - lembram-se? Com a morte dele, é um pedaço da minha infância que vai para sempre. Obrigado, amiguinho.