Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 19 de agosto de 2019

O peso dos livros escolares

Já há vários anos que se fala do peso dos livros escolares e das mochilas que os miúdos têm de acartar todos os dias para a escola. Já ouvi médicos pronunciarem-se sobre o mal que estas mochilas pesadíssimas fazem à coluna.
Volto a isto porque fui comprar esta gramática da Raiz Editora que pesa 790 g.
Hoje há papéis leves que possibilitam belíssimas impressões. Porque é que as editoras não imprimem os manuais escolares em papéis mais leves?


8 comentários:

APS disse...

Talvez para melhor venderem os livros... a peso..:-)
Votos de uma boa semana.

PNLima disse...

É incompreensível! O resultado serão miúdos tão tortos, como eu sou, quando o conhecimento e avanço científico podiam evitar tais situações!
Bom dia

Miss Tolstoi disse...

É de loucura! As mochilas dos miúdos pesam mais que pacotões de leite.
Boa semana!

MR disse...

Aqui há anos houve uns alertas por parte de pais e médicos, mas à boa (má) maneira portuguesa não deram em nada.
Boa tarde para todos.

LUIS BARATA disse...

Será que papéis mais leves = papéis menos resistentes ? Vejo às vezes, na rua, miúdos derreados com as mochilas .

MR disse...

Não são menos resistentes e permitem boa impressão.
Boa tarde!

hmj disse...

Para MR:
Pior do que uma Gramática com muitas páginas são aqueles abortos dos chamados "Manuais", com perguntas e respostas prontas, e outras infantilidades semelhantes, que fazem o encanto de certa gente.
Sempre gostei mais de pequenas antologias, sem bonecos nem instruções parvas e dispnsáveis, que a Raiz Editora também editou em tempos.
Aliás, não entendo como o Estado, neste caso pagador dos livros, não acaba com a despesa inútil de papel, já que, para a reutilização, nem devia haver páginas e páginas com linhas para preencher.
Ponham as crianças a escrever como deve ser. Com este esquema inútil, muitos nem aprendem a preencher uma página A4 correctamente.

MR disse...

Acho que um bonequinho embeleza os livros. Os meus eram verdadeiramente feios, quando os comparávamos com os alemães ou os franceses.
Parece-me que agora por causa da reutilização dos livros, os cadernos de exercícios vêm à parte. Parece-me...
Eu nem conhecia a Raiz Editora. Mas o peso não é infelizmente um defeito apenas desta editora.
Bom dia!