Prosimetron

Prosimetron

sábado, 24 de agosto de 2019

Os meus franceses - 707


«Ousarei confessar-te que estou feliz e orgulhoso por te ter tido como amiga e colega?» - escreve Serge Reggiani a Simone Signoret.
E sobre Casque d'Or, em português Aquela Loura: «os produtores não me queriam: procuravam, para fazer o papel de Manda, um jovem galã - que eu nunca tinha sido. O meu aspeto taciturno e robusto assustava-os. Jacques Becker e tu insistiram tanto que eles acabaram por ceder. Nunca te agradecerei o suficiente: se tive uma pequena hipótese de deixar uma marca na história do cinema, é a esse papel que eu o devo. Um júri não designou Aquela Loura como o terceiro melhor filme francês da história, depois de Les Enfants du Paradis e Le Jour se Lève [...]
«A série de cenas que Jacques Becker desejava rodar em primeiro lugar incluíam as famosas valsas do princípio do filme., na tasca de Joinville. Como dançar a valsa com gesso na perna, o braço esquerdo bastante hirto ao longo do corpo, como queria a moda da época? Eu poderia ter contado contigo e deixar-me guiar, mas foi impossível. Já bastante apaixonada por Yves Montand, que filmava então, no Cantal, O Salário do Medo, de Clouzot, escapavas-te sempre que podias para ir ter com ele, cortando conscienciosamente as nossas lições de valsa. No plateau, confiavas... em mim! Felizmente, o teu vestido comprido escondia-te os pés, que, na realidade, mal tocavam o chão: eu pegava literalmente em ti com o meu único braço direito e rodávamos, rodávamos... Sem dúvida que é por isso que Manda tem um ar tão rígido e tão digno!»
Serge Reggiani - Último correio antes da noite. Porto: Campo das Letras, 1996, p. 55-56

3 comentários:

bea disse...

Factos engraçados e diarísticos. Foi bom lê-los.

M,Franco disse...

Dentro do livro "Dernier courrier avant la nuit" encontrei o postal da Livraria
Ferin, datado de Junho/95. Em Abril/94 já tinha o livro "La question se pose" das
Edições Robert Lafont também através da Ferin. Tenho praticamente todas as músicas
gravadas por Reggiani. As excelentes canções e a voz ,foram durante muitos anos um
suporte muito importante na minha vida. Agradeço sensibilizada esta exaltação inesperada
de Reggiani. Ele merece sem dúvida. Foi talentoso sob vários aspectos. Enorme o
comentário e por isso peço desculpa. Uma boa noite.

MR disse...

Maria Franco,
Eu não conhecia este livro, nem conheço La question se pose. Andava à procura de uma biografia dele quando encontrei Dernier courrier avant la nuit e vi que estava traduzido em português.
A Livraria era muito boa para comprar livros franceses. Não sei se continua assim, depois de ter sido vendida.

Bom domingo para as duas.