Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 19 de agosto de 2019

A secreta sala de banhos do cardeal




Um dos recantos mais secretos da Cidade do Vaticano é a “Stuffeta del cardenal Bibbiena”, uma sala de banhos conhecida pelos seus frescos eróticos pintados por Rafael em 1516.
A encomenda deveu-se a Bibbiena, cardeal influente do tempo de Leão X, que assim dotou os seus aposentos com uma “câmara de banhos” ao estilo romano decorada com motivos pagãos, onde se vê a deusa Vénus representada nas mais diversas perspetivas “tal qual veio ao mundo”, tendo por companhia mais ninfas e cupidos.
Foi certamente um dos ambientes prediletos daquele alto dignatário da Igreja Católica para melhor ultrapassar as longas e por vezes frias noites vaticanas, espaço para a reflexão espiritual ou realizar debates escolásticos na intimidade, do tipo “preferem com mais ou menos seios?”, “quadril largo ou estreito?”, “não eu sou mais de cupidos”.
Amante da arte clássica, sabe-se que o cardeal Bibbiena também encomendou a Rafael uma estátua de Vénus despida, tendo-a colocado num santuário secreto de uma das suas salas dos aposentos papais.
Homem mais dado aos prazeres do mundo do que à fé, Bibbiena nunca abraçou o sacerdócio. Foi um diplomático e dramaturgo que desde muito jovem serviu na corte dos Médici. Em 1504 mudou-se para Roma como secretário do cardeal Giovanni de Médici mais tarde Leão X, o último não-sacerdote a ser eleito Papa.

1 comentário:

M,Franco disse...

Talvez...Vícios privados, públicas virtudes.