Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Diamonds&Rust

É uma das mais belas canções sobre relações falhadas, esta Diamonds&Rust, escrita em 1975 por Joan Baez, dez anos depois dela e Dylan se terem separado. E se ela é também um ser humano admirável, amiga e apoiante de Luther King, Vaclav Havel ou Cesar Chavez, o mesmo já não posso dizer de Bob Dylan, apesar do seu génio musical. Aliás, um homem que deixa escapar Baez... Sempre achei que talvez houvesse algum ressentimento por parte de Dylan pelo facto de Joan estar ao seu nível, tanto intelectualmente como musicalmente, e basta ver os relacionamentos que ele teve depois dela. Alguém sabe ou se lembra delas? No entanto, perdurou ( perdura? ) uma tensão de amor/ódio entre os dois, visível desde logo em vários vídeos de actuações conjuntas em festivais e eventos especiais disponíveis no youtube. Ele também escreveu algumas canções sobre ela. Ficam para a próxima.

4 comentários:

Anónimo disse...

As relações amorosas, normalmente, não são escolhas do âmbito do racional.
E o que conhecemos nós da Joan Baez e do Bob Dylan? As imagens!
Para mim: ela tem uma grande voz, mas ele é um grande, grande autor e intérprete de canções Tem um lugar na história da música.
M.

LUIS BARATA disse...

Conhecemos mais do que imagens, temos as autobiografias dela e filmes onde eles falam sobre a relação. Vou mencioná-los já.

De qualquer modo, já vi quais são os nossos respectivos lados... :)

Anónimo disse...

Sim, eu sei. Os filmes vi, pelo menos dois (que me lembre) sobre o Bob Dylan. A autobiografia dela não conheço.
Mas para mim, continuam a ser imagens que construímos.
E voltei ainda para dizer que lá porque as outras paixões de Bob Dylan serem pessoas não-conhecidas, não faz delas piores pessoas. Anónimos somos nós todos...
E não pensem que tenho grande opinião dele como homem. Mas também não acho a Joan Baez muito coerente. Nem muito, nem pouco...
M.

ana disse...

Aprecio as atitudes políticas de Baez. Porém, concordo M.