


Já que se tem falado nos últimos dias de espelhos, aqui fica a notícia de uma exposição em que esse objecto tem um lugar de destaque. Falo da exposição dupla Le bain et le miroir, que aborda a higiene e a cosmética na Antiguidade e na Idade Média, estando patente por isso em dois museus: o Museu de Cluny em Paris, e o Museu da Renascença em Écouen.
E, como se fosse necessário, fica comprovado que a dedicação e a preocupação com a beleza já vêm de longe. Hidratantes, desodorizantes, pastilhas para o mau hálito, tintas para o cabelo e muitas outras invenções não foram criações dos sécs.XIX e XX, sendo já usados em séculos mais distantes. Paralelamente aos objectos de toilette, fazem também parte das exposições quadros e desenhos alusivos ao tema ( de Dürer e Rafael, entre outros. ) .
- Le bain et le miroir, até 21 de Setembro, Musée de Cluny ( Musée du Moyen Âge ) em Paris ( decorrendo a exposição no frigidarium das Termas de Cluny, recentemente restaurado) e Musée de la Renaissance ( château d' Écouen ) .
1 comentário:
Vimo-la, o Jad e eu, no Museu Cluny. Interessante.
Enviar um comentário