Prosimetron

Prosimetron

sábado, 22 de setembro de 2018

Fotos de Robert Mapplethorpe em Serralves

Capa do Público de dia 14 set. 

Hoje acordei a ouvir na rádio que João Ribas se demitiu de Serralves por causa de censura a fotografias na exposição de Robert Mapplethorpe. E leio no Público on-line: 
«O diretor artístico do Museu de Arte Contemporânea de Serralves apresentou nesta sexta-feira a sua demissão à administração da Fundação de Serralves. João Ribas disse ao Público que “já não tinha condições para continuar à frente da instituição” portuense, mas reservou para mais tarde a justificação da sua demissão.
«A demissão do diretor vem na sequência de a administração da Fundação de Serralves ter interditado a menores de 18 anos uma parte da exposição por si comissariada dedicada ao fotógrafo norte-americano Robert Mapplethorpe e ter imposto a retirada de algumas obras com conteúdo sexualmente explícito.»


Acho isto tudo triste e lamentável. Não percebo por que retiraram 20 fotos à exposição se estava acordado que não o fariam. Não conheciam a obra do fotógrafo? É o que dão a entender com esta atitude.
Não estou em desacordo que certas fotos de Mapplethorpe não sejam visitadas por crianças (embora não me pareça que vejam ali nada que não tenham já visto na tv em horário nobre), mas se elas forem acompanhadas por um adulto... Também me parece 18 anos um exagero... E nesta 'secção' poderiam ter incluído as 20 fotos retiradas.
Já todos assistimos a risinhos em exposições (e no cinema) e é coisa que se não aguenta...
Mas isto devia ter sido acordado com o comissário.
Vamos a ver se consigo ir ver as fotos de Mapplethorpe.

7 comentários:

APS disse...

Era bom saber-se quem foram os inquisidores das 20, no conselho de notáveis...
Até para situarmos melhor os atrasados mentais.
Bom fim-de-semana.

MR disse...

Claro! Uns ignorantes que não deviam conhecer o fotógrafo e quando viram... ficaram chocados. Deviam eram chocar-se com outras coisas.
Bom fim de semana!

Miss Tolstoi disse...

É canja, MR, que os chiques do Porto nunca tinham sequer ouvido falar de Mapplethorpe. Só de imaginar a cara deles a olhar para as fotografias... Nem devem ter dormido. :-))
Censura no século XXI! Nós termos de passar por esta vergonha que se vai saber no mundo inteiro. falamos da censura ao quadro de Courbet e outros... E o ministro da Cultura não vai fazer nada porque não existe.
Com esta palhaçada, a exposição vai ser visitadíssima por gente que também nunca ouviu falar de Mapplethorpe. É a vingança!
Bom fim de semana!

LUIS BARATA disse...

O anúncio é extraordinário: " provocatórias " as imagens dizem . E para maiores de 18 .Isto num país onde se pode casar aos 16 , onde a maioridade sexual é aos 16 . Um exagero .Para acalmar as almas mais inquietas, não me oporia a um aviso que deixasse aos pais a decisão de os petizes entrarem ou não na sala " reservada " .

MR disse...

Miss Tolstoi,
Concordo com tudo que diz, é óbvio que não sabiam quem foi Mapplethorpe. Resta a vingança!... :-)

Luís,
Também concordo consigo. Mas isso deveria ter sido acordado com o comissário.
Os petizes já sabem mais do que os pais. :)

Bom dia para os dois.

Rui Luís Lima disse...

No século passado, como já referi no meu blogue, vi tranquilamente uma exposição de Robert Mapplethorpe em Lisboa, o que se passou no Porto um quarto de século depois e a forma como a informação foi dada é fruto dos tempos que vivemos no mundo. A ideologia da classe dominante, conhecida como politicamente correcto, aproxima-se perigosamente do célebre livro "1984" de George Orwell e "e toda a gente assobia para o ar"! A censura é apenas um pequeno expediente desta ideologia, porque o importante é pensarmos todos da mesma maneira, termos todos os mesmos gostos e quem for diferente terá que ser submetido ou marginalizado...
Bom domingo!

MR disse...

Mister Vertigo,
Isto é incrível! Mas fiquei sem perceber se o comissário sabia porque inaugurou a exposição com a informação à porta da sala «para maiores de 18 anos» e sem as 20 fotos.
Concordo com o que diz.
Bom dia!