Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 3 de março de 2011

Citações - 152

A petrolífera americana ExxonMobil é a maior empresa do mundo, quer pelo valor em bolsa quer pela faturação- 280 mil milhões de euros de receitas em 2010. E consegue milagres. Segundo o diário El País, usa a Espanha como paraíso fiscal, o que lhe permitiu, com um só funcionário, registar em dois anos 9 907 milhões de euros de lucro sem pagar um euro de imposto.
(...) O segredo é legal e está na diretiva europeia "mãe-filha", destinada a impedir que as empresas sejam taxadas duas vezes, uma no país da sede, outra no da filial. Na prática, muitas conseguem não ser taxadas em nenhum. (...)


-Impostos? Só no paraíso
, na Visão.


Uma pessoa lê estas coisas e até fica com vontade de telefonar ao Jerónimo ou ao Louçã e pedir uma ficha de inscrição, mas a verdade é que não serviria de nada...
A verdadeira, colossal, evasão fiscal é esta.
Por cá, basta lembrar que os lucros da PT com a venda da Vivo não geraram um único euro de rendimento ao Fisco luso.

2 comentários:

APS disse...

É o "sistemazinho", o "sistemazinho" é que é um monstro e está profundamente errado, LB. Os governos, às vezes, até são "piedosos" nas palavras e profissões de fé, mas na prática é o que se vê...

LUIS BARATA disse...

Completamente de acordo, e há muito que acho que se há coisa que Bruxelas devia tratar era da harmonização fiscal entre os países membros. Tem algum sentido a Sonae(holding) estar registada na Holanda para escapar à tributação menos favorável em Portugal? Já basta quando vão para as Ilhas Caimão e afins.